segunda-feira, 22 de março de 2010

Paralelos entre a história de Joseph e o Livro de Mórmon

Como sabem Joseph Smith explicou que o Livro de Mórmon é um relato dando conta da história dos índios americanos dos tempos antigos e que como a bíblia, foi escrito por profetas e dividido em livros. O primeiro profeta Néfi foi um jovem hebreu que deixou Jerusalém por volta do ano 600 a.C. e navegou até as américas com seu pai Léhi e sua família fugindo da destruição da cidade. Léhi era um desconhecido nome bíblico até então, mas Emma Smith provavelmente conhecia melhor aquele nome como um rio, o Lehigh que corre não distante do sul de Harmony.
Assim como Joseph, Néfi também tinha dois irmãos mais velhos - Lamã e Lemuel e três mais novos, Sam, Jacó e José. Lamã e Lemuel eram mau humorados pecadores que provocavam a ira de Deus e que os amaldiçoou junto com seus descendentes com uma pele escura. Lemuel, a propósito é um nome bíblico e coincidentemente também um vizinho de Joseph, Lemuel Durfee, que assinou um depoimento em 1833 acusando Joseph Smith de ter uma personalidade imoral e maus-hábitos.(Howe, Mormonism Unvailed, pp.261-2)
Nos primeiros capítulos do Livro de Mórmon, em alguns momentos nos remetem a vida, cotidiano e as tradições familiares de Joseph, eis um outro paralelo agora com o sonho de Léhi e o sonho de Joseph Smith Sr. (seu pai), conforme registrado por Lucy Smith no livro Biographical Sketches, pp.58-9

A visão de Léhi (1Néfi 8) em azul / O sonho de Joseph Smith Sr. em vermelho(Biographical Sketches, 1853)

"... enquanto o seguia, vi que eu estava num escuro e triste deserto."

"Pensei que estava viajando num campo aberto e desolado, que parecia estéril."

"E aconteceu que vi uma árvore cujo fruto era desejável para fazer uma pessoa feliz... era o mais doce de todos os que já havia provado. Sim, e vi que o fruto era branco, excedendo toda brancura que eu já vira....comecei a desejar que dele também comesse minha família..."

"...uma árvore, como eu nunca tinha visto antes...ela dava um tipo de fruto...tão branco quanto a neve...
Eu achei delicioso além da descrição.
Enquanto eu estava comendo, eu disse em meu coração:
"Eu não posso comer isso sozinho, preciso trazer minha esposa e filhos, para que possam partilhar comigo."

"E vi uma barra de ferro que se estendia pela barranca do rio e ia até a árvore onde eu estava."

"Vi um lindo riacho de água, que corria de leste a oeste...Eu podia ver uma corda correr ao longo da margem do mesmo"

"...um grande e espaçoso edifício...E estava cheio de gente, tanto velhos como jovens, tanto homens como mulheres; e suas vestimentas eram muito finas; e sua atitude era de escárnio e apontavam o dedo para aqueles que haviam chegado e comiam do fruto."

"Vi um espaçoso edifício...e estava cheio de gente, que estavam bem vestidas. Quando essas pessoas nos viam no vale embaixo, debaixo da árvore, apontavam o dedo de desprezo contra nós."


Share/Bookmark

3 comments:

Investigadora disse...

Prezado Flauber

Gostaria de recomendar também a tradução que fiz referente ao Views of Hebrews -
http://investigacoessud.blogspot.com/2009/11/livro-de-mormon-12-plagio-1.html

O livro, em inglês, pode ser encontrado em
http://olivercowdery.com/texts/ethn1823.htm

Abs

Bruno Felix disse...

As similaridades entre os sonhos de Leí e de Joseph Smith Sr. realmente impressionam.

Marcelo Moreira disse...

OLá Flauber...

Somente um ponto a comentar neste artigo. A descrição do sonho de Joseph Smith Sr. aparece pela 1a vez na biografia de Joseph Smith compilada por sua mãe, Lucy Mack Smith, escrita e publicada muito tempo após o Livro de Mórmon e a morte de Joseph.

No fórum da FAIR mesmo, lembro de ter lido um comentário de Dan Vogel, historiador não-mórmon que não acredita que o sonho de Joseph Sr. tivesse influenciado o sonho de Lehi (esta, uma palavra bíblica que se encontra no livro de Juízes), mas exatamente o contrário. A descrição do sonho de Leí no LM tivesse influenciado Lucy Mack Smith ao recontar de lembrança o sonho de seu marido 3 décadas antes.

Um abraço!

Postar um comentário