segunda-feira, 15 de março de 2010

A Pedra Vidente

"Você não me conhece, você nunca conheceu meu coração. Ninguém conhece a minha história. Eu não posso contá-la: eu nunca deverei fazê-lo. Eu não culpo ninguém por não acreditar na minha história. Se eu não tivesse experenciado o que eu vi, eu não poderia ter acreditado" Joseph Smith, 7 de abril de 1844, Nauvoo, Illinois

 Quem busca sobre os primeiros anos de vida do profeta Joseph Smith, com certeza se deparará com sua aventuras como caçador de tesouros e seus métodos de busca por arcas de ouro e prata pelos arredores do condado de Nova Iorque e observará que era uma 'febre' do momento estas buscas por tesouros ocultos na terra, alguns utilizavam forquilhas de galhos de árvores e outros pedras de vidente ou pedras mágicas. Os tais tesouros ocultos seriam oriundos de famílias que os enterravam para salvar os últimos resquícios de suas economias ou o ouro deixado pelos espanhóis quando estes estiveram por lá.

Em meio a esta fascinação por busca de dinheiro enterrado, eventualmente estes caçadores de tesouros tinham sua aventura ameaçada pelos donos das terras que eventualmente processavam judicialmente os que queriam fazer de suas propriedades sítios arqueológicos. Com Joseph Smith não foi diferente, em março de 1826, um ano antes de obter definitivamente as placas de Moroni no monte Cumora, a corte de Bainbridge em Nova Iorque julgou culpado Joseph Smith Jr. sendo acusado por ser "uma pessoa desordenada e um impostor" por perturbar a paz local.

Sobre suas caçadas ao tesouro, Joseph Smith não esconde ao relatar no jornal da Igreja da época e também em seu diário, disse que não era um trabalho rentável pois "só ganhava 14 dólares por mês com isto"
Elder's Journal, Far west Missouri, Vol.1, 1838, p.43 and JS History of the Church, Vol.III, p.29

Logo mais trabalhando na abertura de um poço de água, à 7 metros de profundidade eis que Joseph encontra a sua famosa pedra vidente, esta que Martin Harris depois registrou que Joseph podia ver "fantasmas, espíritos infernais e montanhas de ouro e prata"

O que se sabe sobre esta pedra vidente de Joseph Smith?

Em Comprehensive History of the Church (CHC), historiador SUD e membro do Quórum dos Setenta Brigham H. Roberts cita Martin Harris, uma das três testemunhas, cujo nome é encontrado em todas as edições do Livro de Mórmon desde sua edição original. Harris disse que a pedra vidente que Joseph possuía era de "cor de chocolate, em forma de ovo que o profeta encontrou ao escavar um poço junto com seu irmão Hyrum." Harris disse que por esta pedra "Joseph era capaz de traduzir os caracteres gravados nas placas" (CHC 1:129).

Joseph Smith mostrou sua pedra vidente publicamente pela primeira vez no dia 27 de dezembro de 1841
(Brigham Young Journal at Millenial Star, Vol.XXVI, p.119)

Após sua morte em 1844, a pedra vidente de Joseph foi levada para Utah e Brigham Young a exibiu aos regentes da Universidade de Deseret em 26 de fevereiro de 1856 (Utah Historical Society Library - Vol. VI, pp.117-118)

Share/Bookmark

1 comments:

Bruno Felix disse...

Onde encontra-se esta pedra hoje?

Postar um comentário