quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Feliz Aniversário, Ficção Mórmon

A primeira obra de ficção Mórmon foi publicado 166 anos atrás, hoje, na primeira página do New York Herald, portanto, se a ficção Mórmon tem aniversário, acontece hoje.

Mas, hoje não é o aniversário do nascimento da literatura mórmon, o qual está ligada à publicação do Livro de Mórmon. Outras obras da literatura seguiram daí, incluindo discursos, tratados doutrinários e poesia. Mas só em 1844 foi publicado uma obra de ficção mórmon.

A primeira obra publicada tampouco foi a primeira escrita, pois Parley P. Pratt, evidentemente, leu uma obra que escreveu, O Anjo das Pradarias, para Joseph Smith e outros, em Nauvoo, no inverno ou no início da primavera de 1844, mas essa obra só foi publicado em 1880. Ele depois escreveu Um diálogo entre Joseph Smith e o Diabo na primavera de 1844, enquanto estava perto de Boston, e foi publicado no New York Herald no domingo, dia 25 de agosto de 1844.

O diálogo é muito inteligente e divertido, bem como algo que dá uma visão interessante de como Pratt percebeu a percepção pública do mormonismo. O brinde final no fim do diálogo merece o esforço de ler o diálogo, se você ainda não o tenha lido. E enquanto o diálogo é tão didático e propagandístico como você esperaria de uma obra como esta, ele é, no entanto, um bom começo para obras de ficção Mórmon. Já se publicou muitas obras mórmons piores.

Embora que eu pense que o Diálogo entre Joseph Smith e do Diabo foi a obra de ficção de Pratt mais bem-sucedida, ele também escreveu pelo menos três outras obras de ficção, incluindo o Anjo das Pradarias, outro diálogo e uma peça, mas os dois últimos permanecem inéditos.

Em comemoração deste aniversário, dê Um diálogo entre Joseph Smith e o Diabo outra leitura, ou lê-lo pela primeira vez, se você já não o tenha lido.

Ou apenas dar uma olhada neste trecho da primeira página do New York Herald da manhã de domingo, 25 de agosto de 1844:


3 comments:

Leonel D'Ávila disse...

Faltou disponibilizar uma versão de "O Diálogo entre Joseph Smith e o Diabo". Fiquei interessado. Como a Igreja só disponibiliza para o público brasileiro aquilo que favorece seu trabalho de proselitismo não temos acesso a esse tipo de preciosidade.

Antônio Trevisan Teixeira disse...

Um brinde à literatura mórmon! ;]

Kent Larsen disse...

Leonel, pode encontrá-lo em inglês e em português no Mormon Translation.

É necessário cadestrar-se para lê-lo.

O inglês pode encontrar só fazendo uma pesquisa em google no "Dialogue between Joseph Smith and the Devil"

Postar um comentário