segunda-feira, 28 de junho de 2010

Hyrum, o profeta rejeitado pelo povo

A chamada crise de sucessão iniciada com a morte de Joseph e Hyrum Smith em 1844 não foi a primeira grande polêmica sobre a hierarquia da Igreja e os papéis dos diferentes ofícios envolvidos. O ofício de Patriarca da Igreja, especialmente, foi objeto de um longo e complexo debate que só veio a ser encerrado em 1979, quando o último Patriarca da Igreja, Eldred G. Smith, foi feito autoridade geral emérita pelo presidente Kimball, extinguindo na prática o ofício.

Em seu apaixonado testemunho sobre os irmãos asassinados na cadeia de Carthage, John Taylor os chama de "o melhor sangue do século dezenove" (D&C 135:6). Joseph e Hyrum unidos na vida e na morte compartilharam muito do fardo da restauração do evangelho.
Ao ler sobre os planos de Joseph a respeito de seu irmão Hyrum, aprendemos, porém, que Hyrum deveria ter ocupado um lugar ainda maior na história da restauração.

Em Nauvoo, Joseph tentou colocar Hyrum Smith na posição de profeta da Igreja de Jesus Cristo, em função de seu papel como Patriarca. Os planos de Joseph, porém, não puderam ser totalmente implementados, uma vez que os membros não aceitariam a nova organização proposta, fazendo com que Joseph voltasse atrás frente ao risco de mais uma cisão na Igreja. Como resultado, Hyrum nunca chegou a exercer publicamente perante os membros seu papel de profeta, vidente e revelador. Único ofício recebido por linhagem numa organizção apostólica, o Patriarca da Igreja era, tal como so membros da Primeira Presidência e dos Quórum dos 12, apoiado como profeta, vidente e revelador.

Em 27 de maio de 1843, Joseph Smith declarou:

O ofício patriarcal é o mais alto ofício na igreja e o pai Smith conferiu este ofício a Hyrum Smith, em seu leito de morte
[1]

Joseph tinha em mente uma reforma na hierarquia da Igreja, como declarou publicamente em 16 de julho:

Disse que não profetizaria mais, e propus que Hyrum portasse o oficio de profeta para a Igreja, como era por direito de nascença. Irei fazer uma reforma e os santos devem considerar Hyrum, pois ele tem a autoridade, para que eu possa ser um Sacerdote do Deus Altíssimo.
[2]

No dia seguinte, Joseph insiste no mesmo assunto durante seu sermão para os santos:

Disse que não profetizaria mais; que Hyrum deveria ser o profeta.
[3]

Joseph passa então a considerar abertamente Hyrum como o profeta para a Igreja de Jesus Cristo. No dia 19 seguinte, ele encontra Hyrum na rua e pergunta:

Estou escrevendo aos irmãos, nosso novo profeta tem algo a dizer a eles?
[4]

Embora não tenhamos grandes detalhes sobre o sentimento de Hyrum à época, parece óbvio que ele aceitava o chamado dado através de seu irmão e estava disposto a cumprí-lo, como parte de seu chamado como Patriarca da Igreja.

A idéia de Joseph de que Hyrum deveria sucedê-lo (ainda em vida) no papel de profeta enquanto ele (Joseph) deveria ser "um sacerdote do Deus Altíssimo", só pode ser entendida no contexto vivido em Nauvoo, quando Joseph inicia a administração das investiduras, estabelecendo uma organização que passou a ser chamada de "Holy Order" ("Ordem Sagrada"), e estabelece um núcleo do Reino de Deus com o grupo conhecido como "Conselho dos 50".

Joseph provavelmente queria dedicar seus esforços a essas duas organizações, enquanto colocaria a Igreja de Cristo sob a direção profética de Hyrum. Para Joseph, isso provavelmente seria um avanço na restauração do sacerdócio sobre a terra, algo que deveria ir muito além da Igreja estabelecida em 1830. A falta de compreensão dos membros, porém, impediu a reforma pretendida por Joseph:

Na segunda-feira passada, certos homens vieram me ver pela manhã e disseram: "irmão Joseph, Hyrum não é um profeta, ele não pode dirigir a Igreja; você deve dirigí-la. E se renunciar, tudo dará errado; você nâo deve renunciar; se o fizer, a Igreja será dispersada. Senti curiosidade e perguntei: Não aprendemos que o sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque compreende profetas, sacerdotes e reis? Ver Apocalipse cap. 1, vers. 6. E eu avançarei seu Profeta a Sacerdote, e então a Rei - não dos Reinos desta terra, mas do Deus Altíssimo. Ver Apocalipse, cap. 5, vers. 10: "E para nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes e les reinarão sobre a terra".
[5]

Vendo o quanto lhe poderia ser cara a mudança pretendida, Joseph vê-se forçado a recuar e manter a organização já conhecida dos santos na Igreja de Jesus Cristo.

Hyrum permanece então como Patriarca da Igreja (D&C 124:124), bem como "Presidente Assistente" de Joseph na primeira presidência (D&C 124:91), um ofício descontinuado após o assassinato de Joseph e Hyrum.

Como teria sido a Igreja, caso Joseph tivesse obtido sucesso em sua reforma? Como teria sido a sucessão após o martírio? Como foi o processo de "rebaixamento" do ofício de patriarca da Igreja até sua virtual extinção? O que Joseph planejava ainda restaurar? Estas são algumas das questões que nos vêm à mente ao estudar sobre este fato pouco conhecido da história da Igreja.



NOTAS: citações originais em inglês.

[1]"The patriarchal office is the highest office in the church, and Father Smith conferred this office on Hyrum Smith, on his deathbed."( Minutes of a Meeting, held May 27, 1843, MS. in Church Historical Department, citado por Quinn, "Mormon Succession," p. 202)

[2]"Said I would not prophesy any more, and proposed Hyrum to hold the office of prophet to the Church, as it was by birthright. I am going to have a reformation, and the Saints must regard Hyrum, for he has the authority, that I might be a Priest of the Most High God." (History of the Church, 5:510)

[3] Said he would not prophesy any more; Hyrum should be the prophet (HC 5:512)

[4] I am writing to the brethren, has our new prophet anything to say to them? (idem, 5:513)

[5] Last Monday morning certain men came to me and said: "Brother Joseph, Hyrum is no prophet--he can't lead the church; you must lead the church. If you resign, all things will go wrong; you must not resign; if you do the church will be scattered." I felt curious and said: "Have we not learned the Priesthood after the order of Melchizedek, which includes both Prophets, Priests and Kings: see Rev. 1 Chap., 6th v., and I will advance your Prophet to a Priest, and then to a King--not to the Kingdoms of this earth, but of the Most High God. See Rev. 5 Chap., 10th v.--'Thou hast made us unto our God, Kings and Priests, and we shall reign on the earth.'" (Teachings of the Prophet Joseph Smith, p. 318)

Share/Bookmark

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O papel da Ciência na história SUD

Já está no ar mais um podcast no site Mormon Stories desta vez o entrevistado é o Dr.David Bailey que é graduado da Universidade de Stanford com um Ph.D. em Matemática. Ele atualmente trabalha como Tecnólogo Chefe do Departamento de Investigação Computacional no prestigiado Laboratório Nacional Lawrence Berkeley. Ele já publicou três livros sobre matemática computacional e experimental, e já publicou 136 artigos científicos. Ele é tem uma firme crença na teoria da Evolução Orgânica e também é um membro ativo da Igreja SUD. É fundador do site Ciência encontra a Religião, que tem como objetivo unir a ciência com a religião.

Nesta série de três partes, são discutidas:

    * Parte 1: Uma Breve História da Igreja SUD e a Ciência, incluindo BH Roberts / Joseph Fielding Smith, Bruce R. McConkie e as controvérsias sobre a evolução no século 20.
    * Parte 2: A situação da Ciência na Igreja SUD hoje.
    * Parte 3: Como a Ciência de fato fortaleceu a sua fé em Deus e na Igreja SUD.

Clique nos links acima identificados como parte 1, 2 e 3 respectivamente para baixar os arquivos de áudio em MP3 e ouvir em seu computador a entrevista. (em inglês)

Share/Bookmark

sábado, 5 de junho de 2010

Mansão de Nauvoo, um diálogo

Há algumas semanas atrás, recebi um e-mail sobre alguém me perguntando uma série de questões sobre o artigo do meu blog - Palavra de Sabedoria, suas origens e para não deixar aquela lacuna vaga, eis mais uma informação que está disponibilizada num relato do filho de Joseph Smith, Joseph Smith III e também registrado no conhecido 'History of the Church'

Como já sabemos, Joseph Smith recebeu a revelação sobre a Palavra de Sabedoria em 1833, e que ao que parecia, Joseph, o profeta, havia mantido a restrição ao consumo de bebida alcóolica apenas a título de conselho;

"Para ser enviada como saudação; não como mandamento ou coerção, mas como revelação e palavra de sabedoria..." D&C 89: 2"

Dez anos após o recebimento da revelação, aparece mais um relato que corrobora a idéia de que Joseph Smith, tinha a revelação apenas como tal, uma palavra de sabedoria, vejamos este diálogo entre Joseph e Emma Smith.

Joseph Smith não chegou a morar por muito tempo na mansão em Nauvoo, logo a transformara em um hotel, ele estava cansado de ser o foco das atenções de simples curiosos. Sua família ocupara grandes quartos do andar superior da mansão e a enorme sala abaixo havia se tornado em recepção e sala de jantar. Após o retorno de seu guarda-costas pessoal, Porter Rockwell, da prisão, Emma Smith foi até Saint Louis para comprar mobílias. Quando retornou, deparou-se com um bar bem equipado ao lado da recepção e lá estava Rockwell com seu longo cabelo, bem trançado e amarrado com uma fita, polindo copos e servindo whiskey.

Joseph, qual o propósito deste bar nesta casa?” Ela inquiria de Joseph. O profeta que já tinha uma resposta preparada começou:

-Porter estava sem um tostão, ele merecia algo depois de ter passado nove meses preso na cadeia de Missouri, seus feitos foram  de uma ajuda incomensurável à todos nós. Além do mais, o bar ali, seria temporário e posteriormente seria transferido para o salão do barbeiro que estava em construção e ficaria do outro lado da rua.

O que te parece?” Ela perguntou fulminante, “de um cabeça espiritual de um corpo religioso, manter um hotel com uma dispensa cheia de álcool para venda?

Ele a lembrou de que todas as tavernas tinham bares e desde que era sabido que estabelecimentos de venda de bebida não eram permitidas em Nauvoo, havia de existir um lugar aonde distintos viajantes pudessem relaxar da forma que já estavam acostumados. O conselho da cidade de Nauvoo já havia emitido uma autorização de funcionamento apenas para Joseph para estocar e vender bebidas neste hotel e quem melhor e digno de confiança de deter este monopólio?

Bem, Joseph,” disse em um baixo tom de voz enquanto o ouvia, “A mobília e os outros ítens que comprei  para a casa chegarão e você já tem alguém para cuidar dos seus negócios por aqui. Agora, eu vou pegar as crianças e vou para a casa antiga ficar por lá, pois não os criarei em meio à estas condições e situações que se impõe sobre nós, nem deixá-los-ei no meio deste tipo de gente que frequenta este lugar. Você tem a liberdade de fazer a sua escolha, ou o bar sai desta casa ou nós saímos.

Muito bem, Emma...” Joseph respondeu instantâneamente, “eu vou removê-lo já.
E ele o fez. (Este diálogo foi relatado por seu filho em “Memoirs of President Joseph Smith.”,
Saints Herald, 22 de janeiro de 1935, p.110. Veja também History of the Church, Vol.VI, pp.111, 429)

Existem outros momentos na história da Igreja SUD, que indicam que não apenas Joseph Smith via a revelação de tal forma, mas outros líderes que lhe sucederam também, estes iremos destacar mais a frente.

Share/Bookmark

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Imagens da Restauração, novo link

Fazendo uma pesquisa pela internet na busca de novas gravuras, encontrei esta interessante página da 'web' aonde o autor retrata vários aspectos da restauração da Igreja SUD que podem ser encontrados nos livros de história, mas não foram retratados em gravuras oficiais da Igreja, é uma forma mais completa de reler a história SUD que parece ser franca e honesta, e acordo o próprio autor do 'site', ele se propôs a colecionar momentos descritos historicamente e se dispõe para quaisquer críticas sejam construtivas ou não e correções em seu trabalho contanto que tenham argumentação oriundas de documentos históricos para tal. Para mais detalhes eis o que o próprio autor comenta sobre seu 'site'.

Imagens da Restauração

"Muitos eventos interessantes e informativos que se desenrolaram na história do Mormonismo parecem nunca ter sido retratados em arte visuais, e permanecem escondidos em grandes e sisudos livros de história. Este site representa uma tentativa de trazer à luz alguns desses eventos. Felizmente, depois de ver estas imagens, os livros de história não parecem tão grandes ou sisudos.

Muitos outros fatos e eventos importantes para o desenvolvimento do Mormonismo surgiram na arte Mórmon, mas alguns têm sido descritos em um formato que é materialmente impreciso e enganoso. Este é um lugar para encontrar arte Mórmon que é tão fiel quanto possível ao registro histórico.

Congratulamo-nos com comentários construtivos e críticas à estas imagens. Os artistas estão dispostos a mudar as imagens de modo a refletir melhor, informações mais precisas. Então, sinta-se à vontade para nos trazer um argumento convincente, devidamente embasado, e sua sugestão será incorporada em uma nova versão da imagem.

Todas as imagens contidas aqui são usadas com permissão, e sujeito, conforme indicado abaixo, de uma licença de direitos autorais. Por favor, não abuse do uso destas imagens."

Share/Bookmark

terça-feira, 1 de junho de 2010

As placas de Kinderhook, parte final

A experiência de Henry Caswall com Joseph Smith em Nauvoo em 18 de abril de 1842 expressa a frustração de um número cada vez maior de estudantes SUD sobre sua habilidade de traduzir documentos antigos. Caswall era um ministro viajante vindo da Inglaterra a quem foram mostrados os papiros egípcios. Ele decidiu “testar” a credibilidade de Joseph Smith ao apresentá-lo um conhecido livro de Salmos Gregos para que pudesse examiná-lo. Caswall, que provavelmente exagerou o limite de gramática e linguagem de Joseph, disse:

Ele me perguntou se eu tinha qualquer idéia do seu significado. Eu respondi que achava que se tratava de um salmo grego; mas que gostaria de ouvir sua opinião. -Não”, ele disse. “Não é de forma alguma grego; exceto, talvez, umas poucas palavras... Este livro é muito valioso. É um dicionário de hieróglifos egípcios.” Apontando para as letras em maiúsculo no início de cada verso, ele disse: “Então parecem ser hieróglifos egípcios; e os seguintes foram escritos em egípcio reformado. Os caracteres se parecem  com as letras que foram gravadas nas placas de ouro.

Caswall relatou este evento ao Dr.Willard Richards, um apóstolo SUD que disse:

Algumas vezes o Sr. Smith fala como profeta e outras vezes como um homem comum. Se ele deu uma opinião errada sobre o livro, ele falou como um homem comum.” Eu disse, “Se ele falou como um profeta ou como homem comum, ele se comprometeu consigo próprio, porque ele disse o que não é verdade. Se ele disse como profeta, no entanto, ele é um falso profeta. Se ele falou como um homem comum, ele não pode ser digno de confiança, pois ele falou positivamente como um oráculo, afirmando daquilo que ele não sabia.Henry Caswall, The City of the Mormons: Or three days at Nauvoo in 1842(London, 1842), 35-36,43. Veja também Vol. I. Warsaw, Illinois, November 15, 1843. No. 45.

Enquanto é bem verdade que temos apenas a visão de Caswall deste acontecimento, é consistente com o padrão de Joseph Smith a sua preferência em determinar rapidamente o valor e conteúdo de documentos desconhecidos assim que forem que lhe são apresentados.

Parece que existem uma série de evidências que demonstram que Joseph traduziu mal vários documentos.  O que nos traz a idéia de que Joseph Smith, como homem, tinha suas falhas como qualquer um outro. Com esta perspectiva, quando se lê o Livro de Mórmon ou a Pérola de Grande Valor é possível encontrar algumas representações icônicas do século XIX em número de vezes maior do que um lição sobre cultura e história dos povos pré-colombianos ou do Oriente Médio. Mais adiante analizaremos estes possíveis paralelos.

Share/Bookmark