quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Hoje na história mórmon - 13 de janeiro

O que aconteceu no 13 de janeiro na história mórmon:


1831
Chegando em Independence, Missouri, os missionários da Missão lamanita começam a trabalhar. Enquanto Peter Whitmer e Ziba Peterson trabalham para sustentar-se a si mesmos e aos outros, Parley P. Pratt, Oliver Cowdery e Frederick G. Williams entram em território indiano e pregam para as tribos locais. Um agente para os índios os expulsa alguns dias depois, porque eles estão no território reservado para os índios sem autorização.


1832
William E. McLellin apresenta John C. Bennett a Joseph Smith pela primeira vez. Em 1835 McLellin é uma das pessoas nomeadas para o recém-formado Quórum dos Doze, enquanto Bennett depois se une a Igreja e torna-se um presidente assistente da Igreja. Ambos se tornam apóstatas antes da morte de Joseph Smith.


1833
Hyrum Smith e Orson Hyde escrevem para Edward Partridge, Isaac Morley e John Corrill para contestar seu "acusar o irmão Joseph, de forma bastante indireta, de buscar poder e autoridade monárquico."


1834
A audiência preliminar na denúncia contra o Doctor Philastus Hurlbut, quem dá fiança para garantir sua presença na próxima sessão do tribunal. Hurlbut, que tinha sido excomungado da Igreja sob a acusação de imoralidade sexual, foi processado porque ele tinha feito ameaças contra o profeta.


1836
A liderança da igreja de Kirtland e Far West se reúnem com Joseph Smith. As presidências, sumo conselhos, bispos e élders estão presentes, e as vagas nos sumo conselhos, devido à organização do Quorum dos Doze estão preenchidos.


1838
O Profeta Joseph Smith e Sidney Rigdon chegam em Norton Township, Condado de Median, Ohio, depois de fugir de Kirtland, Ohio, na noite anterior. Aqui, eles esperaram até que suas famílias chegam para que eles pudessem continuar a sua viagem para o Missouri.


1838
LaRoy Sunderland (1802-1885), ministro metodista e editor do Zion's Watchman (Sentinela de Sião), publica o livro "Mormonism Exposed and Refuted" (Mormonismo exposto e refutado) em New York. Em abril o Parley P. Pratt responde com "Zion's Watchman Unmasked, and its Editor, Mr. L. R. Sunderland, Exposed: Truth Vindicated: the Devil Mad, and Priestcraft in Danger!" (A Sentinela de Sião desmascarada, e seu editor, o Sr. LR Sunderland, exposto: a verdade justificada: o Diabo louco e as artimanhas sacerdotais em perigo!


1845
No meio de rumores de que a cidade de Nauvoo estava se transformando em um refúgio para fugitivos da justiça, porque a cidade estava crescendo tão rapidamente, o conselho da cidade de Nauvoo reuniu-se e emitiu um comunicado dizendo que os criminosos não faziam parte da Igreja e que os rumores deles em Nauvoo eram fabricações ou exageros e que a força policial da cidade já havia sido expandida.


1851
O Apóstolo Geo. A. Smith e sua companhia de colonos chegam no Centre Creek, Little Salt Lake Valley, Utah, onde fundaram uma cidade, que mais tarde foi nomeado Parowan. Eles iniciaram a sua colônia com a construção de uma fortaleza.


1870
As senhoras de Salt Lake City realizam uma reunião em massa para protestar contra a aprovação do projeto de lei contra poligamia de Cullom, que havia sido introduzido no Congresso. Reuniões semelhantes foram posteriormente realizadas pelas senhoras, na maioria das cidades no território, demonstrando que, ao contrário das alegações anti-mórmons, as mulheres mórmons não eram antagônicas à estrutura de poder eclesiástica em Utah.


1887
Um projeto de lei que revoga o juramento teste anti-mórmon no Arizona foi aprovada pelo Conselho da legislatura do Arizona. A Câmara aprovou-o no dia seguinte, e o governador assinou-o no dia 15.


1887
O projeto de lei Edmunds-Tucker foi encaminhado para um comitê de conferência pelo Senado dos EUA a fim de resolver as diferenças entre as versões do projeto de lei aprovadas pelo Senado e pela Câmara dos Representantes dos EUA.


1888
O presidente da câmera dos deputados, Wm. W. Riter, apresenta um projeto de lei na legislatura de Utah, estabelecendo uma penalidade para a poligamia.


1889
Élders Néfi Y. Schofield e John Morgan são manuseadas por uma multidão de quase mil homens, em Ashton, na Inglaterra.


1890
John W. Stewart, de Vermont, apresenta um projeto de lei na Câmara dos Deputados dos EUA para tirar o voto de todos os "mórmons". A proposta nunca foi aprovada.


1890
O comitê sobre territórios do Senado dos EUA discute a admissão de Idaho como um Estado e seu juramento teste, que pretende impedir os mórmons de votar. Depoimento de "mórmons" foi ouvido no dia seguinte.


1931
Estudantes SUDs e líderes da Igreja SUD na UCLA (Los Angeles, Califórnia) organizam o primeiro Deseret Club, uma organização social para estudantes universitários SUDs fora de Utah.


1973
Wu Rung Fu, o primeiro converso à Igreja da Mongólia, é batizado em Taipei, Taiwan, pelo Presidente da Missão de Taiwan, Malan R. Jackson.


1994
Donald W. Parry é o primeiro professor da BYU e primeiro mórmon convidado a integrar a equipe internacional de editores trabalhando na publicação dos Manuscritos do Mar Morto. Três outros professores da BYU, David R. Seely, Dana M. Pike e Andrew C. Skinner, mais tarde são convidados a integrar a equipe da publicação.

1 comments:

Anônimo disse...

1831
Chegando em Independence, Missouri, os missionários da Missão lamanita começam a trabalhar. Enquanto Peter Whitmer e Ziba Peterson trabalham para sustentar-se a si mesmos e aos outros, Parley P. Pratt, Oliver Cowdery e Frederick G. Williams entram em território **indiano** e pregam para as tribos locais. Um agente para os índios os expulsa alguns dias depois, porque eles estão no território reservado para os índios sem autorização.

**Indígena

Postar um comentário