quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Hoje na história mórmon - 20 de janeiro

O que aconteceu no 20 de janeiro na história mórmon:


1842
Em uma carta publicada no Times and Seasons, John C. Bennett, presidente asistente da Igreja, favorece a abolição da escravatura.


1843
Orson Pratt, juntamente com sua esposa Mary Ann, é novamente batizado e confirmado membro da Igreja por Joseph Smith, que disse aos Doze que Pratt "não foi legalmente afastado" da Igreja. Pratt também é restaurado ao seu antigo lugar nos Doze. Uma vez que assim o Quorum dos Doze tinha 13 membros, Amasa M. Lyman foi desobrigado e feito um terceiro conselheiro na Primeira Presidência em 4 de Fevereiro.


1852
Élder Knud H. Bruun foi chicoteado e quase morto por uma multidão em Falkerslov, na ilha de Falster, Dinamarca.


1860
Depois de saber que uma mulher mórmon tinha cometido suicídio por causa de uma doença crônica, Brigham Young disse, "ela tinha feito algo errado, mas de nenhuma maneira tinha cometido o pecado imperdoável e no decorrer do tempo um vicário poderia ser apontado que poderia ser batizado por ela. "


1862
Pela terceira vez, uma constituição é escrita para o Estado de Deseret, na tentativa de obter aprovação do Congresso dos EUA. A tentativa foi motivada pela explosão da guerra civil dos EUA e a esperança de que a política em mudança devido à guerra iria tornar sua proposta atraente. No entanto, o Congresso dos EUA rejeitou a proposta em junho, poucos dias depois de passar a primeira lei anti-polígama da nação.


1878
Elder Llewellyn Harris chegou a uma aldeia dos índios Zuni, no Novo México. Cerca de quatro centenas desses índios, que estavam sofrendo com a varíola, foram curados depois que ele lhes deu uma bênção do sacerdócio. Todos os doentes recuperaram, "com exceção de cinco ou seis para quem o ministro [Presbiteriano] deu medicina, e quatro ou cinco que o curandeiro [Zuni] tinha tentado curar por mágica."


1886
O primeiro número da Historical Record, um periódico mensal, em Inglês, foi publicada por Andrew Jenson, Salt Lake City, como uma continuação do Morgenstjernen, uma revista mensal em dinamarquês.


1887
O recurso da sentença de Lorenzo Snow por três pontos de coabitação ilegal (poligamia), em vez de apenas um ponto se discutiu perante a Corte Suprema dos Estados Unidos, onde Franklin S. Richards argumentou contra a política de tratar múltiplos anos de coabitação ilegal como crimes separados. Em uma das poucas vitórias dos defensores da poligamia, a Corte Suprema decidiu em seu favor em 7 de fevereiro.


1890
A Corte Suprema de Utah decidiu que as crianças polígamos não podem herdar de seu pai, embora uma lei de Utah de 1852 garante: "filhos ilegítimos e suas mães herdam do pai da mesma maneira, sejam eles reconhecidos por ele ou não". A Corte Suprema dos EUA anulou esta decisão, em parte, quase um ano depois para as crianças nascidas dentro de um ano da aprovação da lei Edmunds anti-polígama.


1903
Reed Smoot foi selecionado pela legislatura de Utah como senador dos EUA. Sua eleição provocou uma cruzada nacional para rejeitá-lo, mas depois de uma batalha de quatro anos, o Senado concedeu-lhe o seu lugar em 20 fevereiro de 1907.


1949
Devido a "nervos cansados" que ele reconheceu pela primeira vez na Conferência Geral de Outubro, o Presidente George Albert Smith inicia o tratamento em um hospital em Laguna Beach, Califórnia. Embora ele volta para Salt Lake em 27 de fevereiro, ele não é capaz de voltar a trabalhar no escritório da Primeira Presidência até maio. Ele é o primeiro presidente da Igreja a sofrer de uma doença mental que necessita internação.


1953
Com a inauguração de Dwight D. Eisenhower como presidente dos EUA, o apóstolo Ezra Taft Benson começa seu serviço como secretário de Agricultura (isto é, Ministro da Fazenda). Ele tinha sido "designado" para ocupar o cargo pelo Presidente David O. McKay em 28 de novembro de 1952, depois de ter sido nomeado em 25 de novembro. Outros membros da Igreja que servem no Gabinete dos EUA são: Stewart Udall (Interior, 1961-1969), George Romney (Habitação e Desenvolvimento Urbano, 1969-1972), David M. Kennedy (Tesouro Nacional, 1969-1971, e membro do gabinete especial enquanto embaixador-geral, 1971-1973), Terrel H. Bell (Educação, 1981-1985), Michael O. Leavitt (Saúde e Serviços Humanos, 2004-2009).


1968
Um relatório publicado na Church News indica que a Sociedade Genealógica está gravando "genealogias oras que datam até o século 9, entre o povo de Samoa." Outras genealogias orais seguem, incluindo aqueles dos historiadores tribais na África subsaariana.


1969
Na inauguração do presidente Ricahard M. Nixon, o Coro do Tabernáculo Mórmon canta.


1981
Na sua inauguração, o presidente Ronald Reagan chama de "America's Choir" (o Coro da América) o Coro do Tabernáculo Mórmon, a seguir do seu cantar.


1991
"Uma celebração ecumênica do sonho de Martin Luther King, Jr.", patrocinado pelo Conselho Inter-Religioso de Oakland, está hospedado no centro inter-estaca SUD ao lado do Templo de Oakland na Califórnia.


2001
O Coro do Tabernáculo Mórmon canta na inauguração do presidente George W. Bush.


2007
A Convenção do Rotary International de Salt Lake apresenta Thomas S. Monson com o seu Prêmio Humanitário Mundial.

0 comments:

Postar um comentário