sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Hoje na história mórmon - 21 de janeiro

O que aconteceu no 21 de janeiro na história mórmon:


1804
Eliza R. Snow, autor, poeta e segundo presidente geral da Sociedade de Socorro, nasce em Becket, Massachusetts.


1836
A Igreja em Kirtland tem 1.500 a 2.000 membros, diz Joseph Smith para um visitante.


1836
Após uma reunião à noite com a Presidência e os conselhos da Igreja em que se ungiram e se abençoaram um ao outro, Joseph e Oliver recebem uma visão do céu que agora se encontra em Doutrina e Convênios, seção 137.


1838
Oliver Cowdery acusa Joseph Smith de adultério com Fanny Alger, escrevendo que o caso era "um caso sujo, e desagradável; dele e de Fanny Alger..." Joseph já se tinha casado com Fanny, como sua primeira esposa polígama, em 1833. A acusação de Oliver é uma dos pontos contra ele quando ele é excomungado em 11 de abril.


1841
Brigham Young publica a primeira edição européia do Livro de Mórmon em Liverpool, Inglaterra através de uma impressora local, J. Tompkins. Esta edição é a primeira a incluir um índice. 4.050 exemplares são impressos.


1869
Um observatório astronômico foi construído no canto sudeste do Bloco do Templo, em Salt Lake City. O observatório foi principalmente utilizado por Orson Pratt, que tinha comprado o seu telescópio de 7,6 centímetros, na Inglaterra, enquanto ele serviu em uma missão lá.


1888
Walter M. Gibson, uma vez membro da Igreja e o ex-primeiro-ministro das ilhas havaianas, morreu em San Francisco, California. Sob a direção de Brigham Young, Gibson fundou uma colônia SUD no Havaí, mas pouco depois foi excomungado por, entre outras coisas, desviar fundos da Igreja e a venda de posições de liderança na Igreja.


1892
Para ajudar Andrew Jenson, um historiador assistente da Igreja, num esforço para entrevistar os participantes do Mountain Meadows Massacre, a Primeira Presidência escreveu uma carta de apresentação que dizia, em parte, "Estamos ansiosos para aprender tudo o que pudermos sobre este assunto, não necessariamente para publicação, mas que a Igreja possa ter os detalhes em sua posse para a defesa de pessoas inocentes, e que o mundo deve saber, quando chegar a hora, os fatos verdadeiros conectado com ele. "


1896
Frank J. Cannon e Arthur Brown foram eleitos senadores dos Estados Unidos, de Utah, pela Legislatura do estado. Brown não era mórmon, mas Cannon era o filho de George Q. Cannon, primeiro conselheiro na Primeira Presidência. Após a morte de seu pai, Cannon deixou a Igreja e conduziu uma campanha anti-mórmons.


1898
Apóstolo Anthon H. Lund comete um erro e designa Joseph W. McMurrin como membro do Primeiro Conselho dos Setenta, mas não ordena-o para o chamado de Presidente dos Setenta. Enquanto a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze, em 13 de abril de 1899, concordam que este é um erro, eles decidem não realizar a ordenança novamente da maneira correta. Em vez disso, os oficiais da igreja, eventualmente, param de usar a palavra "ordenar" qualquer presidente dos setenta, e usam só o termo "designar."


1925
Os mórmons são oficialmente proibidos de se tornarem membros da Grande Loja Maçônica de Utah e a Loja requer que outras lojas em Utah expulsam quaisquer mórmons actualmente membros.


1947
Charles A. Callis, do Quórum dos Doze, morre.


1977
Como um dos perdoados pelo presidente dos EUA, Jimmy Carter, por resistir alistamento durante a Guerra do Vietnã, o ex-missionário mórmon Richard W. Glade, que fugiu dos EUA para Canada e é agora um cidadão canadense e professor universitário, diz para os canais de televisão de Utah que ele saúda o progresso para a reconciliação, mas ainda assim não vai retornar para os Estados Unidos.


1983
Depois de saber que alguns membros da Igreja estão se recusando a pagar impostos de renda do estado, a Primeira Presidência escreve uma carta a todos os líderes locais dizendo-lhes que qualquer Mórmon "que deliberadamente se recusa a pagar imposto de renda estadual ou federal, ou para cumprir qualquer decisão final proferida na caso do imposto de renda" não deve receber uma recomendação para o templo. A carta também autoriza disciplina contra os condenados por violações da lei dos impostos.


1987
J. Martell Bird, um ex-agente do FBI (1942-1969) e nos últimos cinco anos "o diretor-gerente de segurança da Igreja em todo o mundo" e um representante regional, morre.


1990
A Igreja chama David Hsiao Hsin Chen, professor da BYU Havaí e nativo da China desde a infância, como "o Élder Viajante" da Igreja que supervisiona os assuntos da Igreja na China.


1995
A membresia da Igreja atinge nove milhões.

0 comments:

Postar um comentário