sábado, 1 de janeiro de 2011

Hoje na história mórmon - 1 de janeiro

Hoje, quero iniciar uma série de postagens diárias sobre o que aconteceu na história mórmon em cada dia. Cada dia a postagem vai incluir uma lista dos eventos na história mórmon que aconteceram naquele dia.


Essa série vai incluir eventos famosos e também eventos menos conhecidos. Espero também adicionar eventos de importância na história da Igreja SUD no Brasil. Para compor essa lista, eu colhei os eventos de muitas cronologias da história mórmon em inglês.


Como o meu português não é um português de nativo, estou ansioso para receber quaisquer correções para o português usado nas descrições dos eventos. Por favor façam as correções nos comentários abaixo.


O que aconteceu no 1 de janeiro na história mórmon:


1834

Em uma conferência, os refugiados expulsos recentemente do condado de Jackson, Missouri, enviaram Lyman Wight e Parley P. Pratt para Kirtland, Ohio, para explicar sua situação para a Primeira Presidência.


1834

Em recordações que ele deu em 1879, Zebedee Coltrin alega que Joseph Smith recebeu uma revelação nesta data, em sua presença, que disse que negros não devem ser ordenados para o sacerdócio.


1836

O irmão do profeta, Wm. Smith, quem nos últimos dias discordou de uma decisão de Joseph, ficou irritado e foi ameaçado com a disciplina da igreja, se reconciliou com seu irmão em uma reunião de família. No dia seguinte, William foi restabelecida em plena comunhão na Igreja. Nos anos depois da morte de Joseph Smith, William separou-se de Brigham Young e dos outros líderes da Igreja e, eventualmente, se filiou à Igreja Reorganizada (agora a Comunidade de Cristo).


1849

O tio do Profeta, John Smith, foi ordenado como Patriarca da Igreja ("Patriarch over the Church"). John Smith (nascido em 1781) serviu como Patriarca da Igreja desde 1845 e foi apoiado em particular pela Primeira Presidência em 6 de dezembro de 1847. Ele foi publicamente apoiado a posição em 27 de dezembro.


1851

Apóstolo Franklin D. Richards seguiu o apóstolo Orson Pratt como presidente da Missão Britânica.


1851

O primeiro Élder nativo na missão escandinava (Christian Christiansen) foi ordenado pelo Apóstolo Erastus Snow, em Copenhagen, na Dinamarca.


1859

A Millennial Star anunciou para os santos na Europa que a emigração para Utah foi novamente aberto para aqueles que tinham meios para levá-los até Utah. Imigração por Mórmons havia sido suspenso devido às hostilidades entre a Igreja em Utah e o Governo Federal dos EUA no que ficou conhecido como a Guerra de Utah.


1866

Apóstolo George Q. Cannon começou a publicar o Juvenile Instructor para apoiar o crescente movimento da Escola Dominical na Igreja. A revista mensal foi o primeiro dos negócios de Cannon, os quais incluíram a Deseret News (que ele controlava como editor a partir de 1867, mas não como dono), uma editora de livros, e duas livrarias. Pouco antes da morte de Cannon em 1901, ele deu o controle de seus negócios para a Igreja SUD. Mais tarde o nome da revista foi mudado para The Instructor, e a Igreja fez dele o órgão da Deseret Sunday School Union (União para a Escola Dominical Deseret) - o antecessor da escola dominical SUD. The Instructor cessou a publicação em 1970.


1869

Der Stern (A Estrela), foi lançado em Zurique para a missão europeia, com Karl G. Maser como editor.


1870

O primeiro número da Mormon Tribune, um semanário, foi publicado em Salt Lake City pelos Godbeites, um grupo dissidente mórmon que se opuseram ao controle de Brigham Young sobre assuntos seculares em Utah. No ano seguinte, o nome do jornal foi alterado para o Salt Lake Tribune.


1877

Sob a direção de Brigham Young, Wilford Woodruff lê a oração dedicatória do Templo de Saint George para uma platéia de 1.230 pessoas.


1877

Nordstjärnan (A Estrela do Norte), publicado em Copenhagen para a missão sueca.


1897

Élder Peter Loutensock seguiu Elder George C. Naegle como presidente da missão da suíça e da alemanha. Esta missão, que inicialmente era conhecida como a missão italiana e suíça, foi inaugurado pelo Apóstolo Lorenzo Snow e companheiros de trabalho em 1850.


1898

A Missão da Suíça e da Alemanha foi dividida em duas, a saber: a Missão Suíça, com H. E. Bowman como presidente e sediada em Berna, na Suíça; e a Missão Alemã, sob a presidência de Peter Loutensock, com sede em Hamburgo.


1899

A Igreja retoma o controle direto do Deseret News, após ter sido dirigido por George Q. Cannon desde 1867.


1900

Louis S. Cardon seguiu Henry Bowman como presidente da Missão Suíça.


1904

Élder Heber J. Grant seguiu Francis M. Lyman na presidência da missão europeia.


1906

Pres. Joseph F. Smith e o seu partido voltaram a Salt Lake City depois de sua visita a Vermont e outros Estados do leste dos EUA. Pres. Smith dedicou o monumento na cidade natal de Joseph Smith em 23 de dezembro de 1905, o 100 º aniversário do seu nascimento.


1909

O Bispado Presidente da Igreja SUD instrui os líderes locais para ordenar os meninos como Diáconos aos doze anos, como Mestres aos quinze anos e como sacerdotes aos dezoito anos, "tão perto quanto as circunstâncias permitam." Até este momento, os ofíçios do sacerdócio Aarônico portam-se geralmente por homens com mais de dezoito anos. Mais tarde, as idades recomendadas foram alteradas para doze, quatorze e dezesseis anos.


1910

Elbert D. Thomas seguiu Alma O. Taylor como presidente da missão do Japão.


1964

A Igreja muda o nome de "Mestres da Ala" para "Mestres Familiares".


1968

A Igreja SUD inicia o programa de microfilmagem de todos registros da paróquia na Polônia depois de receber permissão do governo comunista da Polônia.


1970

A Igreja Mórmon começa utilizando um "Sistema Financeiro da Idade de Computadores", desenvolvido pela Systems Management Corporation (MSC), uma empresa que pertence à Igreja. Os registros de membresia são informatizados até o 01 de maio.


1976

A Igreja SUD patrocina um carro alegórico no desfile da Rose Bowl, na Califórnia. É a primeira vez que uma igreja tem sido convidada a participar no desfile.


1977

Uma nova agenda para a conferência geral foi anunciado pela Primeira Presidência. O último dia da conferência geral será realizado no primeiro domingo de abril e no primeiro domingo de outubro após o início do dia anterior. Na sexta-feira antes da conferência a Igreja ia realizar reuniões para os Representantes Regionais.


1981

O professor da BYU Edwin B. Morrell começa a servir como presidente de distritos da Igreja SUD nos países comunistas da Europa central.


1990

A sede da Igreja SUD começa a pagar as despesas operacionais para as unidades locais no âmbito de um novo programa de orçamento, que elimina a necessidade de congregações locais para angariar fundos.


1991

Para as famílias nos EUA e no Canadá, a igreja mórmon padroniza o custo para sustentar os missionários de tempo integral em US $ 350 (ou 400 dólares canadenses) por mês, a fim de eliminar a desigualdade devido à disparidade no custo de vida em todo o mundo. Neste momento a Igreja suplementa ou paga completamente os custos de apoiar o 1/3 de missionários SUD de fora os EUA e o Canadá.


1993

A Missão Índia Bangalore é criado com Gurcharan Singh Gill como presidente. No seu início, a missão já conta com 1.150 membros da igreja.


1994

A Igreja SUD elimina as reuniões de abertura da Escola Dominical, eliminando a congregação cantando hinos antes das aulas individuais da Escola Dominical. A mudança foi anunciada pela Primeira Presidência em 25 de setembro de 1993.


2000

"O Cristo Vivo — O Testemunho dos Apóstolos" é lançado pela Igreja SUD.

3 comments:

Antônio Trevisan Teixeira disse...

Obrigado pela iniciativa, Kent!

Inclusive faz jus ao nome do blog ;]

Unknown disse...

Legal a iniciativa... faço algo semelhante no meu blog... ESTE DIA NA HISTÓRIA DA IGREJA!! VISITE LÁ... ABRAÇO!!

www.murilovisck.blogspot.com

Kent Larsen disse...

Muito obrigado pelos comentários. Murilovisck, já visitei o seu blog e mandei-lhe uma mensagem.

Postar um comentário