quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Hoje na história mórmon - 27 de janeio

O que aconteceu no 27 de janeiro na história mórmon:


1800
Jacob Whitmer, uma das oito testemunhas do Livro de Mórmon, nasce em Harrisburg, Pensilvânia.


1840
Completando uma visita a Filadélfia, Joseph Smith, juntamente com o Judge Higbee, Porter Rockwell e Dr. Robert Foster, retorna para Washington, DC, pela via férrea, uma vez que tinham vendido a carruagem do Profeta. Sidney Rigdon, que estava doente, foi deixado na Filadélfia por mais seis semanas.


1845
Apesar dos esforços envidados para completar o templo e manter a Igreja unida, Brigham Young chamou cinqüenta missionários e enviou-os para servir em missões ao redor do mundo.


1846
O governador Ford de Illinois diz que ele é a favor de colocar todo o condado, incluindo Nauvoo, sob a lei marcial e de suspender todos os cargos civis.


1846
No Templo, 126 membros da Igreja recebem suas investiduras. Brigham Young oficia até às 22:00 e acaba passando a noite no Templo.


1847
Ao completar a marcha de infantaria mais longa na história dos EUA, o Batalhão Mórmon chega na abandonada Missão San Luis Rey, na Califórnia (perto de San Diego), cerca de duas semanas após do fim da guerra com o México. Conforme Brigham Young tinha profetizado, viram "pouco ou nenhum combate." A maior parte do dinheiro que ganhava era enviada de volta para suas famílias em Council Bluffs, onde o corpo principal dos santos estava a passar o inverno.


1851
A notícia de que o Congresso dos EUA autorizou a organização do Território de Utah chegou em Salt Lake City.


1852
O Élder George Q. Cannon, que servia como missionário no Havaí, começa a traduzir o Livro de Mórmon em havaiano.


1857
Brigham Young, quando um bispo de ala pergunta o que fazer com os mórmons que cometem aborto, diz: "Diga-lhes que se eles têm destruído as crianças até então para não fazê-lo mais." No entanto, ele não indica qualquer punição para o pecado.


1860
Como ele rejeitou alguns dos ensinamentos Brigahm Young, o Quórum dos Doze faz um tribunal para ouvir o caso do apóstolo Orson Pratt, repetindo um processo similar em março de 1858. Quando os Apóstolos votam para expelir Pratt, Brigham Young intercede para impedi-lo de ser desassociado ou excomungado. Os Doze restaurá-lo à plena comunhão em 05 de abril, e a confissão de Pratt é publicado no jornal Deseret News de 25 de julho.


1884
A Academia de Brigham Young em Provo foi destruída pelo fogo. Isso levou à construção do edifício da Academia Brigham Young, o qual foi concluído em 1892, e é agora a biblioteca pública da cidade de Provo.


1900
Governador Heber M. Wells publicou uma proclamação anunciando uma eleição especial a ser realizada segunda-feira, 2 abril, para eleger o sucessor de Brigham H. Roberts, que não tinha sido autorizado a tomar o seu assento.


1910
O Presidente Joseph F. Smith dedica o edifício do Bispado Presidente, que abrigava os escritórios do Bispado Presidente e auxiliares diversos.


1985
Mais de 6,5 milhões dólares foram arrecadados em um jejum especial para vítimas da fome na África e no resto do mundo. Os fundos foram primeiramente dados a Catholic Relief Services, pois a Igreja SUD não tive uma rede no local para distribuir os fundos localmente.


2000
O Presidente Gordon B. Hinckley se reúne com o presidente da Indonésia, Abdurranman Wahid, em um jantar no palácio presidencial em Jacarta. Presidente Hinckley está no meio de uma visita aos países da costa do Pacífico.


2008
O Presidente da Igreja SUD Gordon B. Hinckley morre aos 97 anos, o mais antigo de qualquer presidente da igreja. Durante seu mandato de 13 anos a igreja cresceu em 4,1 milhões (46%). Hinckley também trabalhou incansavelmente para melhorar a imagem da Igreja como uma religião mundial.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Hoje na história mórmon - 26 de janeiro

O que aconteceu no 26 de janeiro na história mórmon:


1836
O novo professor que Joseph Smith contratou para ensinar a língua hebraica chega em Kirtland e começa a instrução no Templo. Ao aprender hebraico, Joseph espera ser capaz de traduzir os textos bíblicos em hebraico.


1838
Os apóstolos Thomas B. Marsh e David W. Patten, juntamente com o Sumo Conselho do Missouri, rejeitam David e John Whitmer e WW Phelps como a Presidência (da estaca) lá.


1839
Os colonos Mórmons no Missouri formam uma comissão para organizar o seu êxodo do Estado, em conformidade com a ordem de extermínio emitido pelo governador Lilburn W. Boggs, em Outubro de 1838. A comissão está sob a direção de John Smith, conselheiro assistente da Primeira Presidência, e inclui os membros do Quórum dos Doze. Brigham Young desempenha um papel central na organização do êxodo.


1844
WW Phelps, sob as instruções de Joseph Smith, escreve a plataforma política do Profeta, para sua candidatura prevista para o presidente dos Estados Unidos. Phelps baseia-se em alguns de seus próprios sentimentos, e acrescenta uma postura abolicionista ao documento.


1845
O povo de Nauvoo ouvem que a Legislatura do Estado de Illinois, revogou a carta da cidade de Nauvoo, deixando o Santos sem a proteção legal que a carta lhes deu.


1865
Francis A. Hammond, um missionário SUD servindo no Havaí, concorda, em nome da Igreja, em pagar 14.000 dólares para uma plantação de seis mil hectares em Laie, na ilha de Oahu. Hammond está seguindo as instruções escritas de Brigham Young para obter terras "adequado para o cultivo do algodão, açúcar, arroz e tabaco." Agora as terras são usadas para BYU-Hawaii, o Polynesian Cultural Center (Centro Cultural Polinésio) e para o Templo de Laie Havaí.


1874
A Escola dos Profetas de Brigham Young reúne pela última vez.


1886
General David R. Atchison, que tratou os Santos com consideração durante as perseguições do Missouri, morreu em Clinton County, Missouri.


1895
Major John H. Gilbert, que, como funcionário no escritório de impressão de Egbert Grandon, compus o tipo da primeira edição do Livro de Mórmon, em 1829-1830, morreu em Palmyra, Nova Iorque.


1903
Um protesto que procurou a expulsão do Apóstolo Reed Smoot do Senado dos EUA foi assinado por dezenove moradores de Salt Lake City e encaminhado para o Senado. Depois de uma luta de quase quatro anos de duração, o Senado permite Smoot manter seu assento.


1973
Marion G. Romney, da Primeira Presidência, dedica o Centro Aloha do Church College of Hawaii (Faculdade da Igreja de Hawaii - o que é agora BYU Hawaii).


2005
O ex-governador de Utah e membro da Igreja SUD, Michael O. Leavitt foi confirmada, por unanimidade, como secretário de Saúde e Serviços Humanos, no gabinete do presidente George W. Bush.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Hoje na história mórmon - 25 de janeio

O que aconteceu no 25 de janeiro na história mórmon:


1832
Joseph Smith é apoiado como o presidente do Sumo Sacerdócio (isto é, o Presidente da Igreja), na Conferência em Amherst, Ohio. Orson Pratt é chamado para presidir dos Élders e outros são presidentes dos outros quóruns. Os conselheiros de Joseph Smith não são designados até março.


1832
Dez missionários são chamados para várias partes do país em uma revelação recebida por Joseph Smith (que passou a ser D & C 75).


1836
A Primeira Presidência organiza o quorum de setenta.


1845
Heber C. Kimball recebe uma revelação dizendo que a Igreja deveria ficar em Nauvoo para terminar o templo.


1846
No Templo de Nauvoo, Brigham Young introduz uma cerimônia de "adoção" em que os homens estão selados para homens como famílias espirituais. Muitos membros da Igreja são "adotados" para os apóstolos como seus pais espirituais.


1853
Élderes Orson Spencer e Jacó Houtz, chegam como missionários em Berlim, Prússia. Eles foram banidos no 2 de fevereiro seguinte.


1867
Onze homens foram adicionados ao Conselho dos Cinqüenta.


1884
Élders William H. Crandall e John W. Galley foram atacados em Jasper County, no Mississipi.


1886
Após um exame de alguns dias antes do Comissário McKay, em Salt Lake City, o vice-marechal Collin, que tentou matar Joseph W. McMurrin há uns meses, foi exonerado. McMurrin estava guardando a porta do Salão Social, em Salt Lake City quando Collin tentou entrar em uma tentativa de prender os polígamos que ele acreditava estar no prédio. Na luta que se seguiu, McMurrin foi baleado duas vezes no estômago, mas sobreviveu após uma bênção do sacerdócio.


1888
A última sobrevivente das testemunhas do Livro de Mórmon, David Whitmer, morreu em Richmond, Missouri. Ele nunca negou seu testemunho como uma das três testemunhas, cujos depoimentos permanecem em cada cópia do Livro de Mórmon hoje. Por esta altura todas as oito testemunhas adicionais também haviam falecidas.


1897
O irmão Lorin C. Wooley diz para uma congregação que "ele sabia que os Profetas Joseph, Brigham e Heber viveram por que ele os tinha visto quando eles apareciam para o Presidente John Taylor, na casa de John [W.] Woolley." Wooley mais tarde afirmou que no evento 1886 com John Taylor, um conselho de sete foi criada para preservar a prática da poligamia. É por meio deste evento que os fundamentalistas mórmons afirmam a sua autoridade. Esta é a primeira declaração que menciona o evento.


1913
One Hundred Years of Mormonism (Cem Anos do Mormonismo), o primeiro filme comercial sobre os Mórmons feito com a cooperação das autoridades da Igreja SUD, é bem avaliado por Deseret News. O filme mudo de 90 minutos apresenta um dos netos de Brigham Young, no papel de seu avô.


1936
Uma fotografia de um time de basquete SUD na Alemanha dando o "Sieg Heill", saudação do nazismo, aparece na Church News.


1947
Após 23 anos de co-propriedade com a Igreja SUD, a Salt Lake Tribune vende a sua quota do canal de rádio e televisão, KSL, à Igreja, fazendo da Igreja o proprietário maioritário.


1982
Leonard J. Arrington é formalmente desobrigado como historiador da Igreja, dois anos após Arrington e sua equipe serem transferidos dos arquivos da Igreja para a BYU. Em 08 de fevereiro G. Homer Durham é chamado como historiador da Igreja, depois de servir como Autoridade Geral supervisionador do Departamento de História desde 1976.


2005
Devido às graves inundações na Guiana, a Igreja SUD manda oito paletes de comida e medicamentos por via aérea para o país em dificuldades.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Hoje na história mórmon - 24 de janeio

O que aconteceu no 24 de janeiro na história mórmon:


1796
Casamento de Joseph Smith Sênior e Lucy Mack Smith, os pais de Joseph Smith Jr., em Tunbridge, VT.


1832
Em uma conferência, o Bispo Edward Partridge apresenta um relatório das finanças da Igreja, pela primeira vez. Os relatórios anuais continuam até 1839, quando a expulsão do Missouri torna difícil prepará-los.


1832
Em resposta às perguntas que ele tem sobre os ensinamentos de Paulo em 1 Coríntios 7:14, Joseph Smith recebe seção 74 de Doutrina e Convênios.


1839
Buscando uma mudança de foro para a parte menos preconceituosa do Missouri, Joseph Smith escreve para a Legislatura do Estado de Missouri desde sua cadeia em Liberty.


1841
Hyrum Smith foi ordenado Presidente Assistente da Igreja, substituindo Oliver Cowdery, que havia sido excomungado, e Patriarca da Igreja, substituindo seu pai, que morrera no Setembro anterior. William Law é ordenado Segundo Conselheiro na Primeira Presidência, substituindo Hyrum Smith e George Miller é chamado como bispo para substituir Edward Partridge, que morreu em maio de 1840.


1845
Brigham Young recebe uma revelação em resposta à sua indagação ao Senhor que diz que a Igreja deve permanecer em Nauvoo para completar o templo.


1846
Numa reunião geral dos membros da Igreja realizada no Templo de Nauvoo, Brigham Young disse que pretende enviar um pequeno grupo dentro de algumas semanas para preparar o caminho ao oeste para o resto dos Santos. Fideicomissários foram designados que permaneceria para concluir o templo, e vender a propriedade para ajudar os pobres para mudar ao oeste.


1848
Henry Bigler e três outros membros desobrigados do Batalhão Mórmon testemunharam a descoberta de ouro por James W. Marshall na corrida de moinho que se haviam cavado. Os quatro mórmons tinham sido contratados por John Sutter para construir um moinho na bifurcação sul do rio americano. O líder mórmon local, Samuel Brannan, editor do jornal o Califórnia Star, divulgou a descoberta, dando início à California Gold Rush (corrida do ouro), em 1849, o que ajudou a economia de Salt Lake City.


1863
Em sua primeira violação da lei anti-bigamia Morrill de 1862, Brigham Young, 61 anos, se casa com Amelia Folsom, 24.


1878
Em uma reunião de bispos, John Taylor, presidente do Quórum dos Doze (não houve Primeira Presidência na época), diz que "ele deverá apresentar perante o povo, pelo menos uma vez por ano, um relato do que foi feito com seus recursos". Por política da Igreja um relatório financeiro é então emitido a cada conferência de abril.


1885
Com o Apóstolo John Henry Smith a voltar para Utah, Daniel H. Wells sucede-lo como presidente da missão européia.


1894
Ao falar em Cardston, Alberta, Canadá, Apóstolo John W. Taylor profetiza que "ainda vai haver um belo templo construído aqui". A abertura da terra para o Templo de Cardston ocorreu em 1913 e o templo foi dedicado em 1923.


1895
Além de serem designados, os bispos também devem ser ordenados, a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze decidem.


1898
Todos os quatro ex-membros do Batalhão Mórmon que testemunharam a descoberta do ouro em Sutter's Mill, 50 anos anteriores, estiveram presentes em uma grande celebração da descoberta.


1902
Uma declaração doutrinária emitida pela Primeira Presidência resolve uma longa, mas tranquila, disputa entre as Autoridades Gerais sobre a natureza do Espírito Santo. A declaração diz que o Espírito Santo é uma personagem do espírito, enquanto o espírito de Deus é a influência impessoal de Deus. A disputa originou em algo dito nos Discursos Sobre a Fé (Lectures on Faith), que diz que o Espírito Santo "é a mente de Deus".


1948
Membros da Igreja SUD participaram na celebração do centenário da descoberta do ouro na Califórnia em Sutter's Mill, em que quatro membros desobrigados do Batalhão Mórmon estavam presentes.


1981
A conversão a Igreja Mórmon do ex-Pantera Negra radical da década de 1960 nos EUA, Eldridge Cleaver, é o assunto de uma reportagem no New York Times. Cleaver é o primeiro Africano-americano de destaque nacional que se converteu à Igreja. Enquanto ele fica inativo depois de alguns anos, Cleaver publicamente reafirma sua crença no Mormonismo em 1995.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Hoje na história mórmon - 23 de janeiro

O que aconteceu no 23 de janeiro na história mórmon:


1833
Continuação de uma conferência do dia anterior, "depois de muito falar, cantar, orar e louvar a Deus, todo com a dom das línguas", Joseph Smith "procedeu a lavar os pés [das pessoas presentes], como ordenado por Deus." Os pés do Profeta foram lavados por Frederick G. Williams, depois do qual tomaram o sacramento e encerrou a conferência.


1833
A primeira sessão da Escola dos Profetas foi realizada em Kirtland.


1836
Depois da reunião da noite anterior e cheias do "Espírito e das visões de Deus", os irmãos novamente se encontraram com o Profeta no Templo. No entanto, porque seus corações estavam ainda tão cheios da noite anterior, não estudaram, mas sim discutiram as "coisas celestiais, e passamos o dia de uma forma agradável e lucrativa."


1837
Sem poder remir as notas da Kirtland Safety Society com prata, ouro ou moeda forte, o presidente da sociedade, Sidney Rigdon, anunciou que o banco deixaria de remir suas notas dessa maneira, mas que as notas seriam sustentadas principalmente por imóveis (umas das quais se descobriram ser sobrevalorizadas).


1844
O estabelecimento de impressão da Nauvoo foi vendida para a John Taylor para 2.832 dólares. O estabelecimento incluía a construção, o lote e os equipamentos necessários para imprimir e encadernar as publicações. Taylor se tornou o editor principal do jornal da Igreja, o Times and Seasons, em novembro de 1842.


1847
Orson Spencer chegou ao Liverpool, Inglaterra, para presidir a Missão britânica, como o sucessor do apóstolo Orson Hyde. Élder Franklin D. Richards teve carga temporária da missão.


1852
Em um discurso à Assembléia Legislativa Territorial de Utah, Brigham Young, então governador do Território, instrui-los a legalizar a escravidão porque "temos de acreditar na escravidão."


1854
Um ramo da Igreja foi organizado por Edward Stevenson, em Gibraltar, Espanha, com 10 membros.


1862
A convenção de delegados, escolhidos pelo povo, adotou uma constituição para o Estado de Utah e um memorial ao Congresso, pedindo pela terceira vez para a admissão do Utah na União como um Estado com o nome de Deseret. George Q. Cannon e William H. Hooper foram eleitos delegados para apresentá-los ao Congresso. Esta tentativa de criar um Estado foi rejeitada pelo Congresso dos EUA em junho.


1867
Amasa M. Lyman, em uma comunicação dirigida ao Santos dos Últimos Dias em todo o mundo, reconheceu que sua doutrina, que anula a expiação de Jesus Cristo, é falsa. Lyman havia sido acusado de heresia antes do Quórum dos Doze por sua doutrina, que ele havia ensinado em um discurso proferida em Dundee, na Escócia, em 1862. Apesar deste pedido de desculpas, que foi publicada no jornal Deseret News, Lyman logo começou a pregar sua doutrina de novo, e foi removido do Quórum dos Doze Apóstolos em outubro e excomungado em 1870.


1867
Quinze anos após a última reunião, Brigham Young se reuniu novamente o Conselho dos Cinqüenta, acrescentando George Q. Cannon, Brigham Young, Jr., e José A. Young para o grupo político.


1889
Élders John E. Hansen e James L. Wrathall foram atacados por uma multidão em Hardin County, Kentucky, e impedidos de cumprir com seu encontro para pregar.


1889
Élder Janne M. Sjodahl chegou a Haifa, Palestina, em uma visita missionária à Terra Santa. Logo depois ele e o Élder Ferdinand F. Hintze fizeram uma excursão pelo país.


1900
Após quase um ano de audiências, a Câmara dos Representantes dos EUA se recusa a permitir B.H. Roberts para tomar o seu lugar, porque ele é um polígamo.


1901
Thomas Kearns, um não-mórmon, foi eleito senador dos Estados Unidos de Utah pela Legislatura do estado. Kearns assegura a posição após ter alcançado um acordo com o presidente da Igreja SUD Lorenzo Snow para comprar um imóvel que a Igreja não tinha conseguido vender.


1918
Élder Hyrum M. Smith, do Quórum dos Doze morre. Chamado como Apóstolo em 1901 por seu pai, Joseph F. Smith, Hyrum morre de um apêndice rompido apenas 10 meses antes de seu pai.


1921
Durante sua excursão do mundo, o Élder David O. McKay visitas os membros da Igreja no Japão.


1922
A Universidade de Brigham Young lança sua primeira "Semana da liderança" anual. Em 1963, o evento é denominado "Semana da Educação". O evento anual agora acontece em agosto.


1970
Joseph Fielding Smith, então 93, foi ordenado como presidente da Igreja pelo Quórum dos Doze e seleciona Harold B. Lee e N. Eldon Tanner como seus conselheiros. Alguns dos Quorum consideram passar por Smith, para selecionar Harold B. Lee por causa da idade avançada de Smith, mas estão satisfeitos quando Smith concorda em fazer Lee seu primeiro conselheiro. Smith é o homem mais velho para se tornar presidente da Igreja SUD.


1987
Procuradores em Utah chegam a um acordo judicial com Mark Hoffman, um negociante de documentos que forjou vários documentos relativos à história da Igreja SUD. Para encobrir suas falsificações, Hoffman matou duas pessoas com bombas e ele mesmo gravemente feriu-se a si mesmo quando uma outra bomba explodiu prematuramente.


1989
A produção de televisão da Igreja "Together Forever" (Juntos para Sempre) foi transmitida pelas emissoras de televisão comercial em oito cidades dos EUA. Até o final de abril, foi transmitida em cada cidade dos EUA que tem uma sede de missão SUD. Em agosto, a Igreja tem o mesmo sucesso com outra produção, "What is Real?" (O que é verdadeiro?)


1994
Rebeldes colombianos armados da FARC atacam duas capelas SUD, na Colômbia. Em uma capela em Medellín, quatro homens armados e mascarados entram no prédio às 9h30 e perguntam se algum "gringo" está presente. Recebendo uma resposta negativa, eles dão aqueles presentes dois minutos para evacuar e detonam explosivos que destroem o edifício. Uma segunda capela em Bucaramanga, Colômbia também é destruído por uma bomba durante a noite, quando ninguém está presente. Ambos os ataques são, aparentemente, protestos contra a presença das forças dos EUA no país.


1996
A Suprema Corte do Havaí rejeita um recurso da Igreja SUD de uma decisão de primeira instância que excluiu a Igreja de participar no caso Baehr, uma reivindicação por 3 casais do mesmo sexo que as leis do Havaí que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo eram inconstitucionais. O caso acabou por se tornar irrelevante quando Havaí mudara suas leis.

Programa da Conferência Brasileira de Estudos Mórmons


A Conferência Brasileira de Estudos Mórmons acontece no próximo dia 29, sábado, das 08 às 19 horas. Com oito diferentes sessões, a Conferência pretende fomentar a reflexão e a construção do conhecimento sobre os diversos aspectos da experiência mórmon, com painelistas do Brasil, EUA, França e México.


Veja o programa.


08:00 - 08:30 - Cadastramento e Café de manhã

08:30 - 08:35 - Abertura & Oração

08:35 - 08:50 - Mensagem de boas-vindas (Antônio Trevisan Teixeira)

09:00 - 10:20 Sessão A - Mormonismo e migração: a religião como “rede de segurança” dos processos migratórios transatlânticos (Eliot Mourier, Paris III)

10:20 - 10:40 - Intervalo 1 & Exposição

10:40 - 12:00 - Sessão B - Utopía na unidade mórmon: o Caso da Colonia Industrial Mexicana (Moroni Olarte, Universidad Autonoma de Mexico)

Sessão C - Estudos Mórmons no Brasil: Esboço de um Guia (Kent Larsen)

————————————————–
12:00 - 13:00 Almoço (Vitrine Churrascaria e Pizzaria, Rua Augusta, 1221)
————————————————–

13:00 - 14:20 Sessão D - Como a invasão Moura na Ibéria resgatou Caim? (Marcello Jun de Oliveira)

Sessão de Treinamento - Como fazer uma entrevista oral (Kent Larsen)

14:20 - 14:40 - Intervalo 2 & Exposição

14:40 - 16:00 - Sessão E - Ciência, Filosofia e Religião (Marcelo Silva)

Sessão F - Painel com os participantes do concurso de contos Parley P. Pratt (Kent Larsen)

16:00 - 16:30 Coffee Break

16:30 - 17:50 Sessão G - Iniciativas para parcerias entre mórmons do Brasil e dos EUA (Warner Woodworth, BYU)

17:50 - 18:50 - Sessão H - Discussão sobre propostas de pesquisa para o ano que vem

18:50 - 19:00 - Encerramento & Oração

20:00 - Jantar e reunião de planejamento para a conferência em 2012
(Restaurante Pateo da Luz, Shopping Center 3)


A Conferência é aberta a todos os interessados e a entrada é franca.

Divulgue e participe!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Hoje na história mórmon - 22 de janeiro

O que aconteceu no 22 de janeiro na história mórmon:


1833
Abrindo uma conferência de dois dias, Joseph Smith fala em línguas e institua a ordenança de lavagem dos pés "após o que o Senhor derramou o seu espírito de uma forma milagrosa, até que todos os Élders e os vários membros, tanto homens como mulheres, falavam em línguas".


1836
Joseph Smith se reuniu com o Quórum dos Doze e com a Presidência dos Setenta no templo para participar nas ordenanças que haviam sido reveladas a esse ponto. Após os Quóruns foram abençoados e ungidos, visões e revelações foram derramadas sobre eles.


1842
Depois de passar o dia em apreciar a propriedade para o dízimo e em escrever propostas de revisão das regras do conselho da cidade, Joseph Smith participou da reunião do Conselho da Cidade de Nauvoo para apoiar a aprovação das regras. Ele também foi eleito prefeito provisional da cidade.


1846
Relatórios dados ao Quórum dos Doze Apóstolos indicam que um grupo em Keokuk, Iowa está se preparando para perseguir e capturar, se puderem, os Apóstolos.


1846
O Apóstolo Wilford Woodruff navegou de Liverpool na volta à América, em virtude do traslado previsto da Igreja para as montanhas. Ruben Hedlock, com Thomas Ward e John Banks como conselheiros, o sucedeu na presidência da Missão Britânica.


1849
Pres. Brigham Young e Thomas Bullock na composição do tipo para as notas de 50 centavos da moeda do vale. Este foi a primeira composição de tipo feito em Salt Lake City, bem como a primeira emissão de moeda lá.


1866
JH Ellis da Loja Maçônica Monte Moriá alugou o salão social de Salt Lake City depois de receber a aprovação de Brigham Young para "a organização de uma Loja de maçons" na cidade.


1898
George Q. Cannon ensina: "Existem diferentes graus de glória. Alguns alcançam a glória mais exaltado. Eles devem ajudar aqueles que estão mais baixos para subir para o seu nível. Depois há um outro grau abaixo deles, e eles têm de trabalho para levantar aqueles que são mais baixos deles... assim progredindo de um grau de glória para outro, sem fim, porque não há fim para a eternidade."


1936
Lowell L. Bennion, diretor do instituto SUD na Universidade de Utah, organiza o primeiro capítulo para mulheres da organização SUD para estudantes universitários, Lambda Delta Sigma (a partir das letras gregas para LDS). A organização, juntamente com a organização semelhante para homens, é organizada para ocupar o lugar das fraternidades e irmandades para estudantes SUDs.


1954
Em uma conferência em São Paulo, Brasil, o Presidente David O. McKay realiza uma reunião especial para os membros de língua alemã no Brasil e dá uma palestra dirigida a eles. Neste momento, o Brasil possui 15 ramos e apenas 51 portadores do sacerdócio de Melquisedeque. Antes da Segunda Guerra Mundial a maioria das congregações no Brasil falavam alemão e proselitismo foi dirigido a imigrantes de língua alemã.


1973
A Suprema Corte dos EUA decide no caso Roe v. Wade que as mulheres têm o direito básico de ter um aborto. Enquanto a Igreja SUD lança um comunicado condenando o aborto, publicado na New Era em abril, a Igreja nunca critica a decisão ou sugira que ela deve ser derrubada.


1994
O Élder Boyd K. Packer dedica o Centro de Treinamento Missionário na Guatemala.


2000
Iniciando uma excursão de 10 dias no Pacífico e na Austrália, o Presidente Gordon B. Hinckley fala para mais de 15.000 membros da Igreja em Laie, Havaí, em duas reuniões regionais.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Hoje na história mórmon - 21 de janeiro

O que aconteceu no 21 de janeiro na história mórmon:


1804
Eliza R. Snow, autor, poeta e segundo presidente geral da Sociedade de Socorro, nasce em Becket, Massachusetts.


1836
A Igreja em Kirtland tem 1.500 a 2.000 membros, diz Joseph Smith para um visitante.


1836
Após uma reunião à noite com a Presidência e os conselhos da Igreja em que se ungiram e se abençoaram um ao outro, Joseph e Oliver recebem uma visão do céu que agora se encontra em Doutrina e Convênios, seção 137.


1838
Oliver Cowdery acusa Joseph Smith de adultério com Fanny Alger, escrevendo que o caso era "um caso sujo, e desagradável; dele e de Fanny Alger..." Joseph já se tinha casado com Fanny, como sua primeira esposa polígama, em 1833. A acusação de Oliver é uma dos pontos contra ele quando ele é excomungado em 11 de abril.


1841
Brigham Young publica a primeira edição européia do Livro de Mórmon em Liverpool, Inglaterra através de uma impressora local, J. Tompkins. Esta edição é a primeira a incluir um índice. 4.050 exemplares são impressos.


1869
Um observatório astronômico foi construído no canto sudeste do Bloco do Templo, em Salt Lake City. O observatório foi principalmente utilizado por Orson Pratt, que tinha comprado o seu telescópio de 7,6 centímetros, na Inglaterra, enquanto ele serviu em uma missão lá.


1888
Walter M. Gibson, uma vez membro da Igreja e o ex-primeiro-ministro das ilhas havaianas, morreu em San Francisco, California. Sob a direção de Brigham Young, Gibson fundou uma colônia SUD no Havaí, mas pouco depois foi excomungado por, entre outras coisas, desviar fundos da Igreja e a venda de posições de liderança na Igreja.


1892
Para ajudar Andrew Jenson, um historiador assistente da Igreja, num esforço para entrevistar os participantes do Mountain Meadows Massacre, a Primeira Presidência escreveu uma carta de apresentação que dizia, em parte, "Estamos ansiosos para aprender tudo o que pudermos sobre este assunto, não necessariamente para publicação, mas que a Igreja possa ter os detalhes em sua posse para a defesa de pessoas inocentes, e que o mundo deve saber, quando chegar a hora, os fatos verdadeiros conectado com ele. "


1896
Frank J. Cannon e Arthur Brown foram eleitos senadores dos Estados Unidos, de Utah, pela Legislatura do estado. Brown não era mórmon, mas Cannon era o filho de George Q. Cannon, primeiro conselheiro na Primeira Presidência. Após a morte de seu pai, Cannon deixou a Igreja e conduziu uma campanha anti-mórmons.


1898
Apóstolo Anthon H. Lund comete um erro e designa Joseph W. McMurrin como membro do Primeiro Conselho dos Setenta, mas não ordena-o para o chamado de Presidente dos Setenta. Enquanto a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze, em 13 de abril de 1899, concordam que este é um erro, eles decidem não realizar a ordenança novamente da maneira correta. Em vez disso, os oficiais da igreja, eventualmente, param de usar a palavra "ordenar" qualquer presidente dos setenta, e usam só o termo "designar."


1925
Os mórmons são oficialmente proibidos de se tornarem membros da Grande Loja Maçônica de Utah e a Loja requer que outras lojas em Utah expulsam quaisquer mórmons actualmente membros.


1947
Charles A. Callis, do Quórum dos Doze, morre.


1977
Como um dos perdoados pelo presidente dos EUA, Jimmy Carter, por resistir alistamento durante a Guerra do Vietnã, o ex-missionário mórmon Richard W. Glade, que fugiu dos EUA para Canada e é agora um cidadão canadense e professor universitário, diz para os canais de televisão de Utah que ele saúda o progresso para a reconciliação, mas ainda assim não vai retornar para os Estados Unidos.


1983
Depois de saber que alguns membros da Igreja estão se recusando a pagar impostos de renda do estado, a Primeira Presidência escreve uma carta a todos os líderes locais dizendo-lhes que qualquer Mórmon "que deliberadamente se recusa a pagar imposto de renda estadual ou federal, ou para cumprir qualquer decisão final proferida na caso do imposto de renda" não deve receber uma recomendação para o templo. A carta também autoriza disciplina contra os condenados por violações da lei dos impostos.


1987
J. Martell Bird, um ex-agente do FBI (1942-1969) e nos últimos cinco anos "o diretor-gerente de segurança da Igreja em todo o mundo" e um representante regional, morre.


1990
A Igreja chama David Hsiao Hsin Chen, professor da BYU Havaí e nativo da China desde a infância, como "o Élder Viajante" da Igreja que supervisiona os assuntos da Igreja na China.


1995
A membresia da Igreja atinge nove milhões.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Hoje na história mórmon - 20 de janeiro

O que aconteceu no 20 de janeiro na história mórmon:


1842
Em uma carta publicada no Times and Seasons, John C. Bennett, presidente asistente da Igreja, favorece a abolição da escravatura.


1843
Orson Pratt, juntamente com sua esposa Mary Ann, é novamente batizado e confirmado membro da Igreja por Joseph Smith, que disse aos Doze que Pratt "não foi legalmente afastado" da Igreja. Pratt também é restaurado ao seu antigo lugar nos Doze. Uma vez que assim o Quorum dos Doze tinha 13 membros, Amasa M. Lyman foi desobrigado e feito um terceiro conselheiro na Primeira Presidência em 4 de Fevereiro.


1852
Élder Knud H. Bruun foi chicoteado e quase morto por uma multidão em Falkerslov, na ilha de Falster, Dinamarca.


1860
Depois de saber que uma mulher mórmon tinha cometido suicídio por causa de uma doença crônica, Brigham Young disse, "ela tinha feito algo errado, mas de nenhuma maneira tinha cometido o pecado imperdoável e no decorrer do tempo um vicário poderia ser apontado que poderia ser batizado por ela. "


1862
Pela terceira vez, uma constituição é escrita para o Estado de Deseret, na tentativa de obter aprovação do Congresso dos EUA. A tentativa foi motivada pela explosão da guerra civil dos EUA e a esperança de que a política em mudança devido à guerra iria tornar sua proposta atraente. No entanto, o Congresso dos EUA rejeitou a proposta em junho, poucos dias depois de passar a primeira lei anti-polígama da nação.


1878
Elder Llewellyn Harris chegou a uma aldeia dos índios Zuni, no Novo México. Cerca de quatro centenas desses índios, que estavam sofrendo com a varíola, foram curados depois que ele lhes deu uma bênção do sacerdócio. Todos os doentes recuperaram, "com exceção de cinco ou seis para quem o ministro [Presbiteriano] deu medicina, e quatro ou cinco que o curandeiro [Zuni] tinha tentado curar por mágica."


1886
O primeiro número da Historical Record, um periódico mensal, em Inglês, foi publicada por Andrew Jenson, Salt Lake City, como uma continuação do Morgenstjernen, uma revista mensal em dinamarquês.


1887
O recurso da sentença de Lorenzo Snow por três pontos de coabitação ilegal (poligamia), em vez de apenas um ponto se discutiu perante a Corte Suprema dos Estados Unidos, onde Franklin S. Richards argumentou contra a política de tratar múltiplos anos de coabitação ilegal como crimes separados. Em uma das poucas vitórias dos defensores da poligamia, a Corte Suprema decidiu em seu favor em 7 de fevereiro.


1890
A Corte Suprema de Utah decidiu que as crianças polígamos não podem herdar de seu pai, embora uma lei de Utah de 1852 garante: "filhos ilegítimos e suas mães herdam do pai da mesma maneira, sejam eles reconhecidos por ele ou não". A Corte Suprema dos EUA anulou esta decisão, em parte, quase um ano depois para as crianças nascidas dentro de um ano da aprovação da lei Edmunds anti-polígama.


1903
Reed Smoot foi selecionado pela legislatura de Utah como senador dos EUA. Sua eleição provocou uma cruzada nacional para rejeitá-lo, mas depois de uma batalha de quatro anos, o Senado concedeu-lhe o seu lugar em 20 fevereiro de 1907.


1949
Devido a "nervos cansados" que ele reconheceu pela primeira vez na Conferência Geral de Outubro, o Presidente George Albert Smith inicia o tratamento em um hospital em Laguna Beach, Califórnia. Embora ele volta para Salt Lake em 27 de fevereiro, ele não é capaz de voltar a trabalhar no escritório da Primeira Presidência até maio. Ele é o primeiro presidente da Igreja a sofrer de uma doença mental que necessita internação.


1953
Com a inauguração de Dwight D. Eisenhower como presidente dos EUA, o apóstolo Ezra Taft Benson começa seu serviço como secretário de Agricultura (isto é, Ministro da Fazenda). Ele tinha sido "designado" para ocupar o cargo pelo Presidente David O. McKay em 28 de novembro de 1952, depois de ter sido nomeado em 25 de novembro. Outros membros da Igreja que servem no Gabinete dos EUA são: Stewart Udall (Interior, 1961-1969), George Romney (Habitação e Desenvolvimento Urbano, 1969-1972), David M. Kennedy (Tesouro Nacional, 1969-1971, e membro do gabinete especial enquanto embaixador-geral, 1971-1973), Terrel H. Bell (Educação, 1981-1985), Michael O. Leavitt (Saúde e Serviços Humanos, 2004-2009).


1968
Um relatório publicado na Church News indica que a Sociedade Genealógica está gravando "genealogias oras que datam até o século 9, entre o povo de Samoa." Outras genealogias orais seguem, incluindo aqueles dos historiadores tribais na África subsaariana.


1969
Na inauguração do presidente Ricahard M. Nixon, o Coro do Tabernáculo Mórmon canta.


1981
Na sua inauguração, o presidente Ronald Reagan chama de "America's Choir" (o Coro da América) o Coro do Tabernáculo Mórmon, a seguir do seu cantar.


1991
"Uma celebração ecumênica do sonho de Martin Luther King, Jr.", patrocinado pelo Conselho Inter-Religioso de Oakland, está hospedado no centro inter-estaca SUD ao lado do Templo de Oakland na Califórnia.


2001
O Coro do Tabernáculo Mórmon canta na inauguração do presidente George W. Bush.


2007
A Convenção do Rotary International de Salt Lake apresenta Thomas S. Monson com o seu Prêmio Humanitário Mundial.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Cristo casado: percepções mórmons sobre o matrimônio do messias


O que são os homens? Deuses mortais.


O que são os deuses? Homens imortais

Heráclito









Maria Madalena, pintura de Anthony F. A. Sandys (aprox. 1858-60)

Dada a importância que a unidade familiar tem na doutrina mórmon, muitas das concepções sud sobre a deidade buscaram identificar os mesmos padrões de relacionamento familiar existentes entre os mortais também entre os deuses.

A vida de Jesus Cristo é apenas brevemente relatada nos registros que chegaram a nós como o Novo Testamento. Várias lacunas são visíveis nesses relatos, abrindo espaço para dúvidas e especulações sobre a figura mais importante e influente da história. Entre estas lacunas está a relação familiar de Jesus.

Há alguns anos, o livro de Dan Brown, O Código Da Vinci, causou polêmica no mundo cristão ao falar da possibilidade de Jesus Cristo ter sido casado e deixado descendentes. Ainda que o tema seja tratado - na minha opinião - de forma superficial, e sugerindo seu matrimônio e linhagem como provas contrárias à sua natureza e missão divinas, tal obra teve o mérito de fazer as pessoas confrontarem algumas noções falsas herdadas de suas tradições culturais e religiosas que retratam Cristo como um ser celibatário ou assexuado.

Mais de um século e meio antes de Dan Brown, neste continente, um grupo religioso muito mal visto pelo mundo da sua época foi quem primeiro ensinou publicamente o fato de Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo, ter sido casado e deixado descendência. Esse grupo passou à história sob o nome de "mórmons".

Infelizmente, os herdeiros dessa tradição religiosa, hoje espalhados aos milhões pelos quatro continentes, em sua maioria não estão sequer cientes da existência desses ensinamentos e parecem, assim, estar em meio à névoa no que se refere à identidade e natureza de seu Salvador, sabendo pouco mais sobre Ele do que sabem seus amigos católicos ou protestantes, embora muitos dentre nós reivindiquem ter "toda a verdade".

A maior parte das citações aqui utilizadas a seguir são do Journal of Discourses, uma publicação oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que reuniu discursos de autoridades gerais entre 1853 e 1885, em 26 volumes. Também foram utilizadas outras fontes para podermos traçar um retrato da vida familiar de Cristo, conforme as cores e tons esboçados pelos contemporâneos e sucessores de Joseph Smith.

Uma das premissas desse pensar era o fato de Cristo ter sido completamente obediente a todos os princípios que fazem parte da verdadeira religião. Como poderia Cristo omitir-se de guardar qualquer mandamento? DE acordo com Joseph Smith, no plano divino não podem haver exceções:

Onde não há mudança no sacerdócio, tampouco há mudança nas ordenanças (...) Não se podem alterar nem mudar as ordenanças que foram instituídas nos céus antes da fundação do mundo, no sacerdócio, para redimir os homens. Todos têm de ser salvos pelos mesmos princípios. (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p 300)

Isso levaria Cristo a umcomprometimento total com seu Pai em todos os aspectos:

Jesus Cristo nunca se omitiu do cumprimento de uma única lei que Deus tenha dado a conhecer à humanidade para a salvação dos filhos dos homens. Não seria possível para ele obedecer a uma lei e negligenciado ou rejeitado outra. Ele não poderia fazer isso e dizer à humanidade “Segue-me!”. (Joseph F. Smith, Millenial Star 62:97)

O apóstolo Orson Hyde exemplifica sua obediência perfeita falando da ordenança do batismo:

O Salvador do mundo considerava seu dever cumprir com toda a retidão? Vocês responderão que sim. Mesmo a simples ordenança do batismo ele não poderia deixar de lado, pois o Senhor a havia ordenado e, portanto, era retidão obedecer ao que o Senhor havia ordenado, e ele cumpriria com toda a retidão. Sobre esta hipótese, vou voltar ao início e notar o mandamento que foi dado aos nossos primeiros pais no Jardim do Éden: "Multiplicai e enchei a terra" (...).

(...) Nossos primeiros pais, então, foram ordenados a multiplicarem-se e encher a terra; e se o Salvador achou ser seu dever ser batizado para cumprir com toda a retidão, um mandamento de menor importância do que o de multiplicar a sua raça, (se houver de fato qualquer diferença nos mandamentos de Jeová, pois eles são todos importantes e todos essenciais), ele se acharia no dever de se juntar ao resto dos fiéis em encher a terra? (Orson Hyde, Journal of Discourses 2:79, 80, 82)

Ao falar isto em uma Conferência da Igreja, Orson Hyde acreditava estar gerando oposição e ridicularização entre o mundo cristão de sua época:

Sei que alguns jornais do leste me representam como um grande blasfemador, porque eu disse em minha dissertação sobre casamento, em nossa última conferência, que Jesus Cristo foi casado em Canaã da Galiléia, e que Maria, Marta e outras eram suas esposas e que ele teve filhos.

O que tenho a dizer em resposta a essa acusação é isto: que eles adoram um Salvador que é puro e santo demais para cumprir os mandamentos do seu Pai. Eu adoro um Salvador que é puro e santo o suficiente para “cumprir toda retidão”; não apenas a justa lei do batismo, mas a ainda mais justa e importante lei de “multiplicar e povoar a terra”. Não se maravilhe disso, pois mesmo o próprio Pai honrou esta lei vindo à Maria, sem um corpo natural, e concebeu uma criança; e se Jesus concebeu filhos, ele apenas “fez o que viu seu pai fazer. (Orson Hyde, Journal of Discourses 2:210)

O princípio do casamento para a eternidade é uma das crenças únicas do santos dos últimos dias. Embora hoje falemos na teologia sud contemporânea de “casamento celestial” e “casamento celestial plural” como coisas distintas, vemos que a doutrina sobre a eternidade do matrimônio originalmente estava relacionada totalmente à doutrina de pluralidade de esposas:

Se a doutrina do casamento plural fosse repudiada, assim deveria ser o glorioso princípio de casamento para eternidade, sendo os dois indissoluvelmente ligados. (Charles W. Penrose, Millenial Star 45:454)

Dessa forma, a construção de uma família eterna estava condicionada à construção de uma família nos antigos moldes patriarcais, uma estrutura familiar que na verdade refletia a estrutura familiar divina:

Aquela ordem patriarcal que foi estabelecida pelos céus nos primeiros períodos de existência desta Terra (...) é o padrão de relacionamento família nos céus. (John Taylor, Deseret Weekly News, 29 de novembro de 1888)


Assim como na parábola dos talentos, aquele que guardasse o único talento recebido e não o multiplicasse, poderia perdê-lo.

O que foi fiel sobre poucas coisas, será feito governante sobre muitas coisas; o que foi fiel sobre dez talentos, terá domínio sobre dez cidades, e o que foi fiel sobre cinco talentos, terá domínio sobre cinco cidades, e para cada homem será dado um reino de acordo com seus méritos, poderes e habilidades para governar e controlar. (Orson Hyde, Millenial Star, 09, 15 de janeiro de 1847, p. 23-24)

(…) como Deus havia agora ordenado o casamento plural, (...) exaltação e domínio dos santos dependiam do número de sua posteridade justa; daquele que então tivesse apenas um talento, este seria tomado e dado àquele que tinha dez (...). (Benjamin F. Johnson, carta a George Gibbs, secretário da Primeira Presidência, 1903; relatando um discurso de Joseph Smith)

Cristo, para herdar a plenitude da exaltação e dar o exemplo aos que o seguiriam, não poderia viver uma lei menor que estaria - na teologia sud a partir de Nauvoo - representada na monogamia. Como vemos nas citações abaixo, Ele foi casado pluralmente:

Lembramos que certa vez houve um casamento em Canaã da Galiléia; e com uma leitura cuidadosa do acontecimento, será descoberto que ninguém menos que Jesus Cristo se casou naquela ocasião. Se ele nunca foi casado, sua intimidade com Maria e Marta e a outra Maria a quem Jesus também amou deveria ter sido altamente inadequado e inapropriado, para dizer o melhor.

Aventuro-me a dizer que Jesus Cristo passasse hoje pelos mais pios países da cristandade com um grupo de mulheres tal como o que costumava segui-lo, dando-lhe carinho, penteando seu cabelo, o ungindo com precioso óleo, lavando seus pés com lágrimas, e os secando com seus cabelos, sem serem casadas, ou mesmo sendo casadas, ele seria linchado, coberto de piche e penas, e não andaria sobre um jumento, mas sobre um carroção. (Orson Hyde, Journal of Discourses 4:259)

À época de Cristo, embora não houvesse uma proibição por parte das autoridades religiosas judaicas, a poligamia já não era mais comum entre os israelitas e a lei romana previa a monogamia. Ao ser um poligamista, segundo os líderes sud, Jesus teria atraído sobre si a fúria das autoridades romanas e das autoridades religiosas judaicas:

A grande razão para o estouro do sentimento público em anátemas contra Cristo e seus discípulos, causando sua crucificação, foi evidentemente baseado na poligamia, de acordo com o testemunho de filósofos que viveram na época. Uma crença na doutrina da pluralidade de esposas causou a perseguição de Jesus e seus seguidores. Podemos até pensar que eles eram “mórmons”. (Jedediah Grant, Journal of Discourses 1:346)

O fato de Cristo aparecer a mulheres, ao invés de seus apóstolos, após sua ressurreição é um fato que tem movido à imaginação de muitos. De acordo com Orson Pratt, isso se deve a elas serem suas esposas:

Uma coisa é certa: havia diversas mulheres santas que amavam grandemente Jesus - Maria e Marta, sua irmã, e Maria Madalena; e Jesus as amou grandemente, e muito se associava a elas; e quando levantou dos mortos, ao invés de se mostrar primeiro à Suas testemunhas escolhidas, os apóstolos, Ele apareceu primeiro a essas mulheres, ou pelo menos a uma delas, Maria Madalena. Agora, seria muito natural para um esposo na ressurreição aparecer primeiro às suas queridas esposas, e então se mostrar a seus outros amigos. Se todos os atos de Jesus estivessem escritos, não há dúvida que saberíamos que essas mulheres amadas eram Suas esposas. (Orson Pratt, The Seer, p. 159)

Joseph Smith falou sobre estas passagens para mostrar que Maria e Marta manifestavam uma relação muito mais próxima do que simples crentes. (Wilford Woodruff, Diário, 22 de julho de 1883)

Para Brigham Young, aquilo que os gentios chamavam, nas palavras de Abraham Lincoln, de “uma relíquia do barbarismo”, era na verdade uma herança divina a ser seguida pelos portadores dignos do sacerdócio, e que havia sido recebida e obedecida por todos os grandes homens da história sagrada, incluindo o próprio Jesus. Na citação abaixo, Brigham aponta para a contradição das lojas maçônicas que proibiam a participação de santos dos últimos dias, devido à poligamia:

Há uma outra classe dos indivíduos a quem eu referirei brevemente. Devemos chamá-los de cristãos? Eram cristãos originalmente. Nós não podemos ser admitidos em suas sociedades, em seus lugares de reunião em certos momentos e em determinadas ocasiões, porque estão receosos da poligamia. Eu vou lhes dar seu título para que vocês possam saber de quem eu estou falando: refiro-me aos franco-maçons. Eles recusaram a filiação de nossos irmãos em suas lojas porque eram poligamistas. Quem foi o fundador da franco-maçonaria? Eles podem ir até Salomão, e param lá. Há o rei que estabeleceu esta elevada e sagrada ordem. Agora, ele era um poligamista ou não era? Se ele acreditava em monogamia, ele não a praticou muito, porque teve setecentas esposas, e isso é mais do que eu tenho; e teve trezentas concubinas, e eu não tenho nenhuma que eu saiba. No entanto, a fraternidade [maçônica] inteira em todo o mundo gritará contra esta ordem [do casamento plural] "Oh, meus caros, oh...", gritão eles, "Sinto dor, sofro ao testemunhar a iniqüidade que há na terra. Aqui há uma das ‘relíquia do barbarismo’ [o casamento plural]". Sim, uma das relíquias de Adão, de Enoque, de Noé, de Abraão, de Isaque, de Jacó, de Moisés, Davi, Salomão, dos Profetas, e de Jesus e seus Apóstolos. (Brigham Young, 10 de fevereiro de 1867, Deseret News, Journal of Discourses)

Os ensinamentos esboçados neste artigo mostram claramente a preocupação dos líderes da restauração em instruir seu povo com um conhecimento mais pessoal e detalhado do Salvador, apresentando-o como um homem perfeito que obedeceu a todos os mandamentos.

No conhecimento há poder. (...) O princípio do conhecimento é o princípio da salvação. (...) O poder da salvação é o conhecimento. (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 280, 288, 298)

Diferentemente daqueles que atualmente buscam as evidências de seu matrimônio e descendência como “provas” contrárias à sua origem divina, as citações d elíderes do passado mórmon nos levam por um percurso completamente oposto: ao retrarem Jesus Cristo como um esposo e pai, os deuses ganham raízes e ramos, com pais e mães, filhos e filhas, numa sucessão ininterrupta de gerações. Cristo não foi uma exceção à regra, fez o que seu Pai havia antes feito.

Se um homem recebe a plenitude do sacerdócio de Deus, deve obtê-la da mesma forma que Jesus Cristo a alcançou, isto é: guardando todos os mandamentos e obedecendo a todas as ordenanças da casa do Senhor. (Ensinamento do Profeta Joseph Smith, p. 300)