segunda-feira, 28 de março de 2011

Porque as pessoas se afastam? (parte 2)


E daí tudo fica mais difícil, alguns exemplos incluem um dos episódios do desenho animado “Southpark” intitulado “All about Mormons” aonde ele expõe parte da vida de Joseph Smith no momento da tradução do Livro de Mórmon aonde se vê Joseph colocando o rosto dentro de um chapéu para ver a luz de uma pedra mágica que ele carregava para descobrir tesouros e também ver os caracteres traduzidos dos Livro e Oliver Cowdery ao seu lado escrevendo. Daí as pessoas começariam a se perguntar: -Porque Joseph Smith está com o rosto dentro do chapéu? Isto é algo que eu nunca tinha ouvindo até então, falaremos disto mais adiante.

Talvez você tenha assistido a entrevista do profeta Gordon B.Hinckley no programa do Larry King quando este lhe pergunta qual era sua visão da poligamia e Gordon B.Hincley responde:

“Não é doutrina” aonde para muitos que são membros esta afirmação foi chocante ou ainda quando Larry perguntou ao Pres.Hinckley quais são suas impressões sobre Deus um dia foi um homem e o Pres. Hinckley respondeu: “Não sei muito sobre isso, não sei se ensinamos isto, não sei se o enfatizamos”. Para o mórmon comum, que nasceu e se criou na Igreja, afirmações como estas podem ser chocantes e confusas.

Ainda temos um artigo recente na revista Newsweek que publica coisas como dados históricos que muitos membros talvez não sabem de que a prensa do jornal Nauvoo Expositor foi destruída pelos membros da Igreja a mando do profeta Joseph Smith culminando na sua prisão  em Carthage e então seu martírio.

E ainda, muitas pessoas inclusive eu, não sabiam que Joseph Smith teve 30 esposas, nunca aprendi isto na Igreja durante minha vida até eu ter 30 anos, que ele teve muitas dívidas, centenas de inimigos, nós não aprendemos sobre as fraquezas de Joseph na Igreja e acabamos por ter de ler sobre isso numa revista e de repente algo se torna problemático. Uma outra citação neste atigo diz:

“Décadas de estudos sérios e honestos fracassaram em revelar verdadeiras evidências destas civilizações do Livro de Mórmon de que jamais existiram.” – Southerton

Mas a questão é não que estes sejam fatores determinantes para que alguém diga que a Igreja não seja verdadeira e se afaste ou se forem, são assuntos que não são ouvidos ou discutidos na Igreja, de modos que quando um mórmon tradicional ouve pela primeira vez pela televisão, revistas ou material fora da Igreja se torna algo chocante e desperta o interesse pela busca.

Um destes exemplos seria o caso Mark Hoffman, aonde um homem engenhoso e maquiavélico foi capaz de enganar Boyd K.Packer, Spencer W.Kimball eGordon B.Hinckley com documentos forjados e os convenceu estes irmãos que esperaríamos que tivessem poderes especiais, premonição, bons juízes de caráter, ter o espírito de dicernimento, o que não seria uma expectativa justa provavelmente. Daí nos perguntamos, porque não estavam mais em sintonia com o Espírito Santo se soubesse que Mark Hoffman era uma fraude e poderiam ter evitado 2 atentados com morte de acontecer? Bom este é um evento que traria alguém a questionar. Até o Pres. Dallin H.Oaks reconheceu que os irmãos foram enganados.

E é claro, uma outra forma clássica de entrar nesta busca é só ler a História da Igreja, o próprio ‘Journal of Discourses’ é repleto de citações que creio que a Igreja sinta-se envergonhada hoje em dia que sejam das citações racistas de Brigham Young, suas pregações de Adão-Deus e a expiação de sangue. Estes são ensinamentos que hoje em dia nós nos distanciamos deles, nós não damos mais atenção e dizemos que não acreditamos nisto mais:

"Eu jamais preguei e entreguei um sermão aos filhos dos homens ao qual eles não pudessem chamar Escritura”. Brigham Young, Journal of Discourses,volume 15, pág. 25.
 
"Você vê alguns grupos da família humana são negros, desajeitados, feios, desagradáveis e baixos em seus costumes, selvagens e aparentemente sem a benção da inteligência que é normalmente dada à humanidade. O primeiro homem que cometeu o odioso crime de matar um de seus irmãos foi amaldiçoado por mais tempo do que qualquer outro filho de Adão. Caim matou seu irmão. Caim poderia ter sido morto e isto teria findado aquela linhagem de seres humanos. Mas não era para ser assim, e o Senhor pôs uma marca nele, que é o nariz chato e a pele negra. Siga a história da humanidade até após o dilúvio e ali uma nova maldição é lançada sobre a mesma raça — eles seriam 'servos de servos'; e assim será até que a maldição seja retirada; e aqueles que querem libertar os escravos não poderão fazer nada a respeito, nem sequer alterar este decreto".Brigham Young, Journal of Discourses, volume 7, pág.290

"Devo eu lhes falar da lei de Deus a respeito da raça africana? Se o homem branco que pertence à 'semente' escolhida misturar seu sangue com a semente de Caim, a penalidade, na lei de Deus, é morte na hora. Assim será para todo sempre”.Brigham Young, Journal of Discourses, volume 10, pág.109

E também através de livros como os de Fawn Brodie, “No man knows my history” escrito pela sobrinha de David O.Mckay, tida como uma das mais importantes biografias já escritas sobre o profeta Joseph Smith que pode trazer uma visão que pode ser danosa àqueles que conhecem o profeta apenas pelo que ouvem nas escolas dominicais quando se cresce na Igreja.

Bem, quando alguns destes eventos ocorrem na vida de um membro da Igreja SUD parece que dispomos que uma ferramenta moderna da internet chamada de Google e começamos a escrever nossas dúvidas e é claro assim que o fazemos, existem vários sites na rede que estão prontos para falar sobre estas questões, infelizmente nenhum deles são sites oficiais da Igreja, porque a Igreja SUD não gosta de lidar com estas dúvidas em qualquer circunstância. Para várias delas não existem respostas oficiais da Igreja. Existem alguns sites apologéticos não oficiais da Igreja SUD que algumas vezes são úteis, mas para muitas pessoas as técnicas apologéticas não funcionam, elas apenas os deixam com mais dúvidas ou fazem-nas pensar que a Igreja é pouco confiável.

Alguns destes sites que são encontrados são de ex-mómons ou anti-mórmons, aonde muitas pessoas desiludidas ou frustradas com a Igreja postam suas pesquisas e estudos e dão po exemplo sugestões de como ter o nomes delas retirado dos registros da Igreja SUD.

Se eu pudesse explicar ou resumir o que acontece nesta busca, diria que nós mórmons a medida que vamos crescendo e aprendendo na Igreja a nossa visão do mundo seria preto e branco, que existe o Bem e o Mal no mundo e que tudo que vemos ou que passamos pelo mundo pode ser colocado em duas categorias, isto faz parte do mundo do Bem ou do mundo do Mal, Branco x Preto, um ponto de vista bem simples e é assim como vemos: profetas são bons, a Igreja perfeita, tudo está sobre controle, autoridades gerais inspiradas e tudo é bom ou mal, outras igrejas= mal, outras escrituras que não sejam as nossas=mal e esta é a forma que geralmente vemos o mundo. Não-mórmons=não tão bons como os mórmons, nossa Igreja verdadeira e todas as outras igrejas=falsas.

E quando um mórmon está buscando afundo a história da Igreja e a cultura vamos ver que existiram momentos que profetas tomaram decisões importantes erradas, existiram momentos que a Igreja tomou decisões erradas, até mesmo escrituras mórmons que têm suas falhas e derepente começam a ver o mundo pela primeira vez em tonalidades, sombras, degradês e cores e é uma mais complexa visão do mundo. E o que você vê entre estas duas imagens é um grande vão e este espaço é bem dramático, chocante e isto é como alguém que se afaste da Igreja SUD experiencia. Seu mundo ideal desmorona e eles veem o mundo de uma forma diferente pela primeira vez em suas vidas, não significa que seja uma coisa ruim, mas se eles não tiverem o devido amparo terão consequências piores, para eles, sua família e amigos.

(continua)

domingo, 6 de março de 2011

Porque as pessoas se afastam?

No artigo de hoje resolvi começar a tradução de um podcast feito por John Dehlin em seu blog "Mormon Stories" ou em português, Estórias Mórmons. Aonde ele cita alguns dos problemas que eventualmente enfrentamos como membros de se deparar o afastamento de parentes, amigos ou conhecidos da Igreja através de por exemplo informaçòes encontradas através de mídias e ou conversas relacionadas a história da Igreja SUD e com sugestões de como poderíamos ajudar estas pessoas de modo mais adequado ou seguindo o exemplo de Cristo como ensinado nas escrituras. Espero que este artigo possa de alguma forma ser válido ajudar a compreender um pouco mais outros que passam por uma crise de fé. Sem mais delongas o artigo em questão numa série de 3 partes.

Olá e bem vindo ao meu primeiro podcast de vídeo de conteúdo mórmon chamado “Porque as pessoas se afastam da Igreja SUD e o que a família/ amigos/ comunidade pode fazer para ajudar”


Meu nome é John Dehlin, eu sou a quinta geração de mórmons, sou parente de Erza Taft Benson, sendo seu primo distante.

Nasci no convênio, tenho 36 anos de idade, ainda sou membro ativo na Igreja

Servi minha missão de tempo integral na Guatemala, e também por quatro meses no Arizona, fui Líder de Zona em ambas as missões.
Me casei no templo de Washington DC, tenho quatro filhos. Atualmente estou servindo na Ala Norte de Logan, Utah como instrutor do Quórum de Élderes. Também fui professor do Seminário diário.

Creio ser importante começar esta apresentação dizendo-lhes que este trabalho não vem de anti-mórmons, ex-mórmons ou de alguém que esteja inativo na Igreja, pois alguns já fui acusado de ser um lobo em pele de cordeiro, mas quero que fique registrado que eu sou um membro ativo da Igreja dedicado em tornar a Igreja um lugar melhor fazendo minha parte como indivíduo.

A cada ano, milhares de membros dedicados da Igreja SUD se afastam ou se tornam inativos e você pode querer pensar que são apenas membros recém-convertidos que se afastam, mas a verdade é que, muitas das pessoas que eu conheço são como eu, a quinta ou sexta geração de membros, descendentes de líderes proeminentes da Igreja aonde incluem-se Brighan Young e Joseph Smith, muitos deles são missionários retornados casados no Templo que tem famílias grandes. Este é o tipo de gente de muitos que se afastam a cada ano especialmente por razões históricas ou doutrinárias.
Num recente artigo do Jornal “Salt Lake Tribune” demonstra publicamente algo que posso confirmar dos círculos de pessoas que tenho tido a oportunidade de conhecer já algum tempo que é:

Basicamente 2/3 dos membros da Igreja estão inativos, então 4-5 milhões de membros da Igreja são ativos contra 7-8 milhões inativos, de fato eles dizem que destes 2/3 eles não sabem aonde estão ou estas pessoas não se consideram como mórmons, eles foram batizados e imediatamente se afastaram. Logo vemos que apenas cerca de 2/5 deste total de membros são ativos e começamos a pensar que existem muito mais mórmons inativos que ativos dentro e fora de Utah.

Daí é muito fácil começar a julgar essas pessoas que se afastaram em dizendo que eles são:

• Pecadores, que eles cometeram ou querem cometer algum pecado, só querem beber álcool ou fornicar, usar drogas, etc.

• Fracos, talvez foram menos valentes na pré-existência

• Pararam de ir ao Templo, ou ler as escrituras, então por isso caíram

• Internet

• Literatura anti-mórmon, começaram a ler, perderam o Espírito e se afastaram

Mas na verdade, algumas vezes pode ser isso mesmo mas em muitas outras vezes estas razões não são os principais motivos que estas pessoas se afastaram da Igreja e de fato para aqueles que tiveram sérios problemas com a Igreja, estas suposiçُes podem ser muito doloridas ou soar como insulto quando utilizadas como tentativas de explicar sua inatividade ou desafeto com a Igreja.

Agora gostaria de tomar algum tempo respondendo a questão:

Porque alguém se afastaria da Igreja SUD?

Se você realmente quer ajudá-los, os ama, é seu amigo, quer tratá-lo da maneira como Cristo trataria, você tem que saber o que eles estão pensando ou sentindo. Você certamente não pode ser amigos deles/ alcançá-los/ ajudá-los se você não os entende. Por isso o motivo de parte desta apresentaçمo é para lhe dar uma idéia de seu modo de pensar do porque as pessoas se afastam.

Eis como acontece.

Vou começar a listar e destacar alguns pontos controversos ou desagradáveis aspectos do mormonismo e antes quero lhe avisar que a única razão que estou trazendo estas questões não é o de expô-lo a coisas perigosas, mas se você quer ajudar a estas pessoas você tem que saber aonde eles estão, o que as trouxe a este lugar, então você poderá trabalhar, conversar com elas ou amá-las através de entender de onde elas vêm.

De acordo com minha experiência, normalmente acontece nos seguintes momentos:

Momentos importantes de questionamento sobre o mormonismo

• São chamados como professores do Seminário/ Instituto ou intrutor do Evangelho ou Doutrina, este é o meu caso. De repente fui chamado como professor e quis ser melhor instruído e então começei a me aprofundar na história mórmon

• Outros estão assistindo a algum programa de TV qualquer e de repente mencionam os mórmons de uma certa maneira que não estão acostumados

• Talvez uma noticia na mídia envolvendo mormonismo que pareça controverso e então se começa a pensar e questionar

• Algum artigo ou revista sobre o mormonismo o qual os membros não estão familiarizados

• Algum familiar ou amigo próximo dizendo que estão se afastando da Igreja pode ser bem chocante

• Literatura anti-mórmon, outro óbvio agente motor de um afastamento.

Mas há sempre alguns outros que saem com a explicação de buscar mais conhecimento e entendimento, que é feito não com a intenção de sair de vez, mas o de entender como ser um membro melhor, de entrar numa busca interna pela verdade e sabedoria e através das minhas experiências vejo que tudo começa assim.

(continua)