sexta-feira, 20 de maio de 2011

Porque as pessoas se afastam (parte final)


Agora algumas considerações àqueles que decidiram por se afastar da Igreja

-A perfeição ou a falta de maiores defeitos é o que determina uma afiliação à um grupo ou a um relacionamento? 

Digamos que você deixe a Igreja mórmon amanhã, você acredita que irá encontrar uma igreja melhor? De verdade? Um igreja que não tenha no curso de sua existência grandes questões a serem discutidas? E não é apenas na igreja, você pode dizer algum governo no mundo que não tenha tido/ tenha maiores defeitos ou fraquezas? Isso significaria que deveríamos deixar nossas nacionalidades? Ou então uma empresa ou companhia que não tenham maiores problemas ou penalidades, deixaríamos de trabalhar lá? Ou ainda poderíamos trazer esta conversa para o campo da família ou casamento. Perfeição é algo muito difícil de se encontrar neste mundo ou ainda a ausência de maiores defeitos é mais difícil ainda de se encontrar. Quero dizer, que se nos segurarmos demais nesta expectativa de apenas nos afiliarmos a alguma instituição que não tenha maiores inperfeições não nos tornaríamos uma ilha?

-Será que não teríamos a responsabilidade de tornar as coisas ao nosso redor melhores vs. arrumar as malas e largar tudo? Eu tenho a tendência de acreditar que sim. Existem muitas pessoas na igreja hoje em dia que sofrem com este dilema há muitos anos, em silêncio, incapazes de largar, mas não se sentindo bem em ficar ao mesmo tempo e estas pessoas de verdade, precisam de ajuda, precisam de amigos, precisam de exemplos também. E simplesmente arrumar as malar e sair só acaba por deixar estas pessoas mais miseráveis e tristes.

-Existem exemplos de vida, quero que saibam que existem muitas pessoas que conhecem todas estas difíceis questões, não as explicam usando apologética má, mas ao invés disso se mantêm fiéis. Isto não quer dizer que você tenha que os seguir, mas você tem que saber que existem muitos que sabem muito mais que você mas decidiram que é bom e certo ficar. Isto é algo para se pensar. Exs: Sunstone, Dialogue, FAIR, FARMS, Bloggernacle,etc

-Esqueça o “verdadeiro”... considere o “bom”. 

Ex. A única verdadeira, apenas um. Eu consideraria que não existe nada de errado em pensar que, é a igreja boa? É positiva? É boa para você e sua família? O que traz a você e a seus entes queridos mais felicidade? Estas são algumas das perguntas que deva considerar.

-Veja a Igreja como um lugar para servir, creio seja importante olharmos por este aspecto de não apenas ajudarmos a nós mesmos, mas oportunidades de poder servir ao nosso próximo. Como eu poderia estreitar laços de amizade em minha comunidade se eu ficasse apenas em casa. A Igreja é um lugar maravilhoso pra saber quem terá um bebê e poder preparar uma celebração ou uma refeição. Quem está doente e precisa uma visita para ser confortado. Como ajudar outras pessoas depois de algum desastre. Quem precisa de algum conforto ou palavra amiga para lidar com nossos filhos adolescentes que passem por algum problema. Talvez você precisou de alguma atenção dos membros da Igreja em algum momento de desespero na sua vida, vivendo em comunidade com este grupo.

-Você pode ser mórmon sob seu próprio ponto de vista. Não há nada de errado nisto, o que eu quero dizer com isto é que alguns dos princípios a algumas das doutrinas você segue com todo o seu coração e para outras você apenas diz: -Isto não é para mim! Não vou seguir isso, ou vou seguir isso de uma forma moderada. Porque na realidade cada um é mórmon sob os seus próprios termos, nenhum de nós segue à risca, preceito por preceito todos os ensinamentos e mandamentos da Igreja perfeitamente. Desde que nenhum de nós atinge a perfeição, não há nada de errado em admitir que somos imperfeitos e seguir as coisas que conseguimos e nos sentimos bem a respeito e deixamos para trás as coisas que não seguimos.

Espero que esta apresentação possam de alguma maneira ter sido útil, para vocês que tem entes queridos que estão saindo ou já saíram da igreja, eu sugiro que os deixe e possam seguir algumas destas idéias que eu exponho aqui quando forem lidar com eles. 

E para àqueles que estão deixando ou fora da igreja, sigam me conselho de buscar a felicidade, a alegria, mas certifiquem-se de que não tragam consigo tristeza, infelicidade e mágoas.
Encontrem formas de servir ao próximo porque este é um dos motivos que estamos nesta vida, ajudar e servir ao nosso próximo e encontrar felicidade e alegria em nosso relacionamento pessoal com nossa família e nossa comunidade. 

Obrigado por terem me acompanhado e sinta-se a vontade para me enviar um e-mail para o mormonstories@gmail.com ou visitar o meu blog em mormonstories.org

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Porque as pessoas se afastam (parte 5)


A minha intenção aqui é mostrar como se sentem as pessoas que se afastam usam alguns destes motivos para tal elas se sentem:

- Atordoadas
-Traídas ou enganadas
-Algum acobertamente foi feito
-Desgosto
-Furiosas

Eles começam a pensar em todo o dízimo e ofertas que pagaram, em todo o tempo que usaram para ir e passar no templo, pensam nos sacrifícios e em todos os chamados e tudo o que deram para a Igreja para depois descobrir que as coisas são dramaticamente diferentes e é algo difícil de passar por.
O mundo/ Igreja para eles que parecia ser preto e branco apenas começam a ver que na realidade é mais cheio de nuances, sombras e com cores.

Uma vez que isso acontece com você...

-Você nunca mais verá Joseph Smith do mesmo modo novamente.
-Você nunca mais verá as escrituras do mesmo modo novamente.
-Você nunca mais verá a Igreja sendo infalível ou do mesmo modo novamente.
-Você nunca mais pensará sobre a autoridade de sacerdócio da mesma maneira, você ainda os respeitará mas se os seguirá cegamente será uma outra estória.
-Para muitas pessoas todo o conceito religioso sobre Deus, Jesus e “uma única e verdadeira Igreja” pode mudar drasticamente.

Quando estamos neste ponto, recomendações como leia mais o livro de mórmon, ouça e faça o que os líderes nos pedem, escute ao Espírito Santo parece não fazer sentido, pois toda a sua estrutura que se fixa nestes parâmetros está comprometida e parecem desmoronar como todo o seu universo.

Como nós normalmente tratamos àqueles que se afastam da Igreja?

-Tememos. Como se tivessem lepra, queremos ficar longe deles.
-Nós lhes damos nomes como “Anti-mórmons”, “Ex-mórmons”, “Apóstatas”, “Perigosos”...
-Paramos de nos comunicar com eles
-Os rechaçamos, nos distanciamos

Temos que pensar sobre eles durante um minuto. Estas pessoas tiveram todo o seu mundo desmoronado, e se estamos em uma religião que se diz a única igreja verdadeira, aquela que supostamente segue aos ensinamentos de Cristo, depois deles passarem por tudo isso começamos a tratá-los da pior forma possível que não é compatível com a atitude cristã, isto não apenas os torna mais tristes em relação a Igreja mas acaba por fazê-los odiar a Igreja, os faz começar a perseguir a Igreja tornando-os os piores ou melhores perseguidores anti-mómons que podemos encontrar.

Quais são os resultados?

-Divórcios, dissolução de uma família
-Perda do grupo
-Perda de cargos ou trabalhos

Creio que devemos nos perguntar, como membros da Igreja de Jesus Cristo, o que Jesus faria?

-Se associava com todos(Publicanos, etc.) inclusive com aqueles que não tinham a mesma linha de raciocício dos judeus convencionais. Ele foi chamado atenção por jantar com os publicanos por exemplo, ou quando a mulher adúltera estava sendo atacada pelo “governadores da lei” judaica ele se adiantou e a defendeu e os atacou.
-Ele interessantemente disse para ir adiante de um e deixar os noventa e nove.
"Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou?"  (Mateus 18 : 12)

-Ande a segunda milha e carregue seus fardos. "E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas."  (Mateus 5 : 41) - "Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo."  (Gálatas 6 : 2)
-Dar a outra face. "Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;"  (Mateus 5 : 39)

O mais importante é que ele ouvia e amava as pessoas, este é o único e verdadeiro modo de lidar com estas situações. Nós atualmente não estamos tratando àqueles que saíram da Igreja de uma maneira cristã e estamos fazendo exatamente o oposto e criando mais obstáculos e ainda danificando os resquíscios de integridade que a pessoa ainda possa ter em relação a Igreja.

Como ajudar  - O que não fazer?

-Temer
-Julgar
-Distanciar/ discriminar
-Fazer deles um projeto de serviço, tratá-lo como um objeto de desejo de conversão ou mudança de hábitos ou metas. Quero visitá-lo porque o mês está chegando ao fim e tenho que apresentar meus relatórios de mestre familiar ou professora visitante
-Pressionar ou fazê-los sentir culpado para voltar para a Igreja.
-Tentar justificar várias destas questões doutrinárias com falsa ou má apologética como por exemplo no caso do livro de Fawn Brodie dizer que além de ser historiadora ela era lésbica oo que Mike Quinn é homossexual, tipo:
- eles escreveram estes livros mas eles são gay, por isso eles o fizeram
Tentar desacreditar seus trabalhos acadêmicos por levantar dúvidas em relação ao comportamento ou caráter pessoal.
Ou então dizer aonde menciona no livro de mórmon aço na realidade eles querem dizer amálgama para justificar um anacronismo na narrativa do livro, existem vários exemplos de má apologética mas estes são alguns que nestes casos de descrença em alguns tópicos não ajudam e sim só afastam ainda mais.

Como Ajudar – O que fazer?

-Validar as dúvidas e as reconhecer
-Empatizar, Amor incondicional. -Não me importa se você nunca mais voltar para a Igreja eu sempre te amarei e sempre serei seu amigo, te respeito, te admiro e sei que está fazendo o melhor no que considera ser certo.
-Criar amizades genuínas (independente da condição dele na Igreja) apenas pelo fato de que são dois seres humanos.
-Prover um canal de discussão aberto. Ouvir e aprender.
-Promover um ensino mais amplo ao membros
-Tentar encontrar chamados que irão beneficiar ambos os lados, por exemplo tendo um diálogo aberto o suficiente para dizer que qualquer tema ou tópico que não se sinta a vontade de ensinar não o fazer.
-Prover exemplos positivos, como por exemplo Sunstone, Dialogue, FAIR, Bloggernacle. Existem centenas de grupos de pessoas que navegam constantemente nestas questões o tempo todo e vem lidando com elas de diferentes maneiras, encaminhá-las a estes grupos seria uma outra maneira positiva de lidar com elas. Estes grupos através de vários estudos acadêmicos tentam reconciliar estas questões mais difíceis e talvez possa ser de ajuda aonde existem outros membros com as mesmas dúvidas.
-acima de tudo, Respeitar o livre-arbítrio das pessoas. (não usar como ameaça), por exemplo, você pode fazer o que quiser mas é melhor pensar nas consequências do que está decidindo. Expressar que a sua amizade não está atrelada ao seu futuro retorno à Igreja.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Porque as pessoas se afastam (parte 4)

O que eu aprendi crescendo na Igreja?
Sobre a Liderança:
•    “Seguir o profeta”. O profeta fala com Deus, que os discursos atuais são escritura, que quando os irmãos falam, a discussão termina
•    O profeta fala com Deus
•    As palavras dos profetas atuais são escritura, quando os irmãos falam, a discussão termina.
•    O Livro “Doutrina Mórmon” é apenas isso, doutrina mórmon
•    Autoridades Gerais SUD estão entre as pessoas mais justas no mundo

O que a história/ fatos parecem nos dizer:
•    Brigham Young ensinava
-Adão era Deus, doutrina encontrada através do Journal of Discourses
-Expiação por sangue, que ensinava que a melhor coisa que podíamos fazer por alguém que cometia alguns tipos de pecados era matando-o no lugar aonde tinha cometido o pecado. Era um favor que deveríamos fazer por eles.
-Ensinamentos racistas. Um outro pecado que alguém poderia cometer era um branco casar com um negro, que era um pecado que deveria ser punido com a morte. Ele disse coisas horríveis sobre as pessoas negras incluíndo declarações de que os negros nunca receberíam o sacerdócio nesta vida até a chegada do milênio.
•    Journal of Discourses. Assim como os anos se passam a cada vez a Igreja parece se distanciar ainda mais desta publicação oficial, não vemos mais citações sendo lembradas em discursos atuais e dão a impressão de quererem usar qualquer menção ao Journal of Discourses apenas em último caso.
•    História da Igreja – Menos que franca. Não estamos sendo honestos ou abertos sobre a história da propria Igreja. Várias mudanças já ocorreram, a afirmação de que a Igreja é “a mesma ontem, hoje e sempre” não é verdadeira. Ensinamentos principais tem sido mudados incluindo:
-Poligamia, existem escrituras e discursos que afirmam que a poligamia é um requisito para entrar no reino celestial, uma lei eterna e agora somos ensinados que “não é uma doutrina” existem muitas explicações sobre este tópico, mas o fato é de poligamia é sim doutrina, tem sido praticada até hoje em dia nos templos quando a esposa de alguém morre e ele se casa novamente no templo.
-Negros, de uma crença nos primeiros profetas de que eles nunca receberiam o sacerdócio em vida e agora não falamos mais nisso e dizemos que era um procedimento da Igreja e não mais uma doutrina. Estes são algumas das maiores mudanças na visão da Igreja.

•    Mormon Doctrine, o livro quando publicado sabe-se que foi recebido com fúria pela primeira presidência, por David O.Mackay principalmente por que Bruce R.McConkie intitulou seu trabalho como doutrina mórmon e uma comissão foi chamada e encontrou mais de mil erros no livros e que ele foi até punido e censurado por ele e ordenado a não mais republicar o livro e foi até cogitado de que a primeira presidência iria publicamente censurar sua leitura. Isto pode ser chocante de se saber pois muitos de nós temos este livros por muiltos anos e o lemos como sendo doutrinário, ou o evangelho.

•    Paul Dunn, ele era uma autoriadade geral, dizia ser um bom homem, que lutou na segunda guerra mundial, mas nunca esteve lá, basicamente obteu muito dinheiro, ficou famoso contando suas histórias que promoviam a fé mas não eram verdadeiras .

•    George P.Lee, era outra autoridade geral e Richard Lyman era um apóstolo durante os anos 40 que foi excomungado por adultério. Logo, Líderes da Igreja não são perfeitos e cometem erros e às vezes grandes erros.

•    Caso Mark Hoffman, que já mencionamos anteriormente aonde a liderança geral foi enganada.

•    Existem também outros inúmeros abusos:

-Abusos sexuais, por presidentes de ramo, bispos ou presidente de estaca mas são acobertados.
-Abusos em batismos aonde batismos de crianças e adultos em massa são executados sem a preparação ou perfeito conhecimento por parte dos investigadores.
-Abusos eclesiáticos, aonde há desvio de dinheiro dos dízimos e ofertas e quebra do sigilo de confissões feitas à lideres locais.

Minha intenção em mencionar estes fatos não é dizer que a Igreja é má ou fraudulenta, mas que voceacaba não se espondo a isso até comecar a estudar mais a fundo e quando você o faz, o precipício que se forma entre o que você pensa que a Igreja seja e o que é na realidade fica muito grande.

Finalmente o que eu aprendi crescendo na Igreja sobre sua Doutrina:
-a mesma ontem, hoje e sempre e para sempre.
-revelação direta de Deus para os profetas

Sobre a Palavra de Sabedoria:
-Joseph recusou vinho,  Jesus tomou suco de uva
Cerimônia do Templo:
-Revelação direta de Deus
O que a história/ fatos parecem nos dizer a respeito:

•    Pres.Hinckley sendo entrevistado pelo Larry King:
-Sobre homens se tornando Deuses e vice-versa: “Não sei o que ensinamos a respeito. Eu não sei de que o enfatizamos.”
Sobre a poligamia: “Não é doutrinário”

•    Palavra de Sabedoria
-Não era um mandamento até o início de 1900. Muitos profetas e apóstolos bebiam e usavam tabaco.
-Joseph tinha um bar em sua mansão. Bebeu vinho na noite anterior ao seu assassinato.

•    Cerimônia do Templo
-Muitas conexões diretas com o ritual maçônico de uma loja
-Drásticas mudanças desde a cerimônia original realizada por Joseph Smith até hoje em dia.

Uma vez mais, nada disto prova que a Igreja seja falsa. Muitos dos tópicos que mostro aqui podem ter várias explicações razoáveis.
Mas creio existir um vão entre o que foi ensinado ou compreendido/ acreditado e o que realmente foi/ aconteceu ou é. É muito grande.

O que eu aprendi crescendo na Igreja?
Sobre a Liderança:
•    “Seguir o profeta”. O profeta fala com Deus, que os discursos atuais são escritura, que quando os irmãos falam, a discussão termina
•    O profeta fala com Deus
•    As palavras dos profetas atuais são escritura, quando os irmãos falam, a discussão termina.
•    O Livro “Doutrina Mórmon” é apenas isso, doutrina mórmon
•    Autoridades Gerais SUD estão entre as pessoas mais justas no mundo

O que a história/ fatos parecem nos dizer:
•    Brigham Young ensinava
-Adão era Deus, doutrina encontrada através do Journal of Discourses
-Expiação por sangue, que ensinava que a melhor coisa que podíamos fazer por alguém que cometia alguns tipos de pecados era matando-o no lugar aonde tinha cometido o pecado. Era um favor que deveríamos fazer por eles.
-Ensinamentos racistas. Um outro pecado que alguém poderia cometer era um branco casar com um negro, que era um pecado que deveria ser punido com a morte. Ele disse coisas horríveis sobre as pessoas negras incluíndo declarações de que os negros nunca receberíam o sacerdócio nesta vida até a chegada do milênio.
•    Journal of Discourses. Assim como os anos se passam a cada vez a Igreja parece se distanciar ainda mais desta publicação oficial, não vemos mais citações sendo lembradas em discursos atuais e dão a impressão de quererem usar qualquer menção ao Journal of Discourses apenas em último caso.
•    História da Igreja – Menos que franca. Não estamos sendo honestos ou abertos sobre a história da propria Igreja. Várias mudanças já ocorreram, a afirmação de que a Igreja é “a mesma ontem, hoje e sempre” não é verdadeira. Ensinamentos principais tem sido mudados incluindo:
-Poligamia, existem escrituras e discursos que afirmam que a poligamia é um requisito para entrar no reino celestial, uma lei eterna e agora somos ensinados que “não é uma doutrina” existem muitas explicações sobre este tópico, mas o fato é de poligamia é sim doutrina, tem sido praticada até hoje em dia nos templos quando a esposa de alguém morre e ele se casa novamente no templo.
-Negros, de uma crença nos primeiros profetas de que eles nunca receberiam o sacerdócio em vida e agora não falamos mais nisso e dizemos que era um procedimento da Igreja e não mais uma doutrina. Estes são algumas das maiores mudanças na visão da Igreja.

•    Mormon Doctrine, o livro quando publicado sabe-se que foi recebido com fúria pela primeira presidência, por David O.Mackay principalmente por que Bruce R.McConkie intitulou seu trabalho como doutrina mórmon e uma comissão foi chamada e encontrou mais de mil erros no livros e que ele foi até punido e censurado por ele e ordenado a não mais republicar o livro e foi até cogitado de que a primeira presidência iria publicamente censurar sua leitura. Isto pode ser chocante de se saber pois muitos de nós temos este livros por muiltos anos e o lemos como sendo doutrinário, ou o evangelho.

•    Paul Dunn, ele era uma autoriadade geral, dizia ser um bom homem, que lutou na segunda guerra mundial, mas nunca esteve lá, basicamente obteu muito dinheiro, ficou famoso contando suas histórias que promoviam a fé mas não eram verdadeiras .

•    George P.Lee, era outra autoridade geral e Richard Lyman era um apóstolo durante os anos 40 que foi excomungado por adultério. Logo, Líderes da Igreja não são perfeitos e cometem erros e às vezes grandes erros.

•    Caso Mark Hoffman, que já mencionamos anteriormente aonde a liderança geral foi enganada.

•    Existem também outros inúmeros abusos:

-Abusos sexuais, por presidentes de ramo, bispos ou presidente de estaca mas são acobertados.
-Abusos em batismos aonde batismos de crianças e adultos em massa são executados sem a preparação ou perfeito conhecimento por parte dos investigadores.
-Abusos eclesiáticos, aonde há desvio de dinheiro dos dízimos e ofertas e quebra do sigilo de confissões feitas à lideres locais.

Minha intenção em mencionar estes fatos não é dizer que a Igreja é má ou fraudulenta, mas que voceacaba não se espondo a isso até comecar a estudar mais a fundo e quando você o faz, o precipício que se forma entre o que você pensa que a Igreja seja e o que é na realidade fica muito grande.

Finalmente o que eu aprendi crescendo na Igreja sobre sua Doutrina:

-a mesma ontem, hoje e sempre e para sempre.
-direto de Deus para os profetas
Sobre a Palavra de Sabedoria:
-Joseph recusou vinho,  Jesus tomou suco de uva

Cerimônia do Templo:
-Revelação direta de Deus

O que a história/ fatos parecem nos dizer a respeito:

•    Pres.Hinckley sendo entrevistado pelo Larry King:
-Sobre homens se tornando Deuses e vice-versa: “Não sei o que ensinamos a respeito. Eu não sei de que o enfatizamos.”
Sobre a poligamia: “Não é doutrinário”

•    Palavra de Sabedoria
-Não era um mandamento até o início de 1900. Muitos profetas e apóstolos bebiam e usavam tabaco.
-Joseph tinha um bar em sua mansão. Bebeu vinho na noite anterior ao seu assassinato.

•    Cerimônia do Templo
-Muitas conexões diretas com o ritual maçônico de uma loja
-Drásticas mudanças desde a cerimônia original realizada por Joseph Smith até hoje em dia.

Uma vez mais, nada disto prova que a Igreja seja falsa. Muitos dos tópicos que mostro aqui podem ter várias explicações razoáveis.
Mas creio existir um vão entre o que foi ensinado ou compreendido/ acreditado e o que realmente foi/ aconteceu ou é. É muito grande.