quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A Maçonaria e os Rituais do Templo

Morando há mais de quatro anos no Oriente Médio uma das coisas que me deixou curioso foi observar que algumas palavras que usamos na nossa portuguesa foram emprestadas da língua árabe. Por exemplo: álcool = al-korul, alfaiate = al-haiat, álgebra = al-jabr, almofada = al-muhadda

Este fenômeno da língua é chamado de empréstimo linguístico. Ele ocorre quando uma língua integra uma palavra existente em outra língua, sendo que a palavra não sofre grandes alterações e mantém o mesmo sentido. As palavras tomadas como empréstimo são igualmente denominadas empréstimos.

Algo semelhante ocorre com as cerimônias e rituais de duas organizações, as cerimônias do Templo da  Igreja SUD e os rituais Maçônicos. Vale a pena lembrar que a Maçonaria compreende ritos diferentes mas com a mesma essência, ritos tais como o Escocês Antigo e Aceito, o de York, o Francês, o da Adoção, do de Menfis-Misraim, o Brasileiro além de outros.

Joseph Smith se tornou Maçom quando em Nauvoo no dia 15 de Março de 1842, ele escreve em seu diário:

"Naquela noite eu recebi o primeiro grau da Maçonaria na Loja de Nauvoo, reunidos na minha sala do  escritório." O relato do dia seguinte diz: "Eu estava na Loja Maçônica e subi o degrau sublime." History of the Church, volume 4, página 551.

O apóstolo SUD John A. Widtsoe, declarou:

"Muitos dos Santos foram Maçons, como o irmão de Joseph, Hyrum, Heber C. Kimball, Elijah Fordham, Newel K. Whitney, James Adams, and John C. Bennett .... com o consentimento do Profeta, membros da Igreja que já eram Maçons peticionaram à Grande Loja de Illinois permissão para abrir a loja de Nauvoo.... foi em 15 de Março de 1842, anteriormente a autoridade foi dada para abrir a loja de Nauvoo e iniciar novos membros. Joseph Smith se tornou membro." Evidences and Reconciliations, volume 1, páginas 357-358.

Como este ingresso na Maçonaria afetou a organização de cerimônias na Igreja? Bem fato é que em menos de dois meses, Joseph Smith anunciou os conhecidos 'endownments' no dia 4 de Maio de 1842, ver History of the Church, Vol. 5, páginas 1-2.

Eventualmente em fóruns e listas de discussão aqui na internet o assunto volta a tona e aponto aqui neste artigo algumas destas semelhanças ou empréstimos ritualísticos que ocorrem nestas duas organizações. A lista abaixo é uma condensação destas similaridades, cada tópico por si só seria facilmente motivo para novos artigos, no momento me atenho a apresentação destes, que foram já expostos pelo historiador D. Michael Quinn em seu livro Early Mormonism and the Magic World View e tomei a liberdade de adicionar mais alguns:

  • Foram revelados por Deus desde o início, mas alterados por apostasia.
  • Enfatizam o merecimento/ dignidade dos iniciados.
  • Eles incluem rituais de unção e ablução, um novo nome e vestimentas específicas.
  • São enfatizadas promessas de não divugação das cerimônias e respectivas punições.
  • Existem rituais menores e maiores.
  • São utilizados diálogos de hierarquia e delegação de ordens.
  • Ambos fazem a apresentação do ritual através de uma dramatização.
  • Tem um juramento de castidade que requer estrita pureza e virtude dos participantes.
  • São exibidos proeminentemente os símbolos do Sol, Lua e Estrelas como símbolos chave.
  • Fazem uso de símbolos/ ferramentas que traçam formas geométricas.
  • O propósito do ritual é auxiliar os mortais a obter a divindade.
  • São empregados títulos e ofícios de profetas, sacerdotes e reis àqueles que são da liderança.
  • Na Maçônaria dizemos que não somos secretos, somos discretos enquanto que sobre as ordenanças do Templo não dizemos que são segredos que são sagrados.

A Maçonaria teve o seu início ou fundação oficial em 1717 com a abertura da Grande Loja da Inglaterra, esta Grande Loja é a mãe de todas as Lojas espalhadas pelo globo. Sobre informações anteriores a esta data, existe muita especulação e lendas à respeito.

Dentre estas especulações de que se têm documentos fazendo referências datam de 1212, 1250, 1350 e 1390. Mesmo entre os mais variados maçons hoje em dia existem divergências quanto à suas origens mas não se afirma no entanto que datam da época de Adão ou o rei Salomão como muitos indicam. O que existem são alegorias, representações e ritualísticas que ajudam aos iniciados e aos que galgam os graus à compreender seus significados. E tem como objetivo de:

"A Maçonaria é uma instituição essencialmente iniciática, filosófica, filantrópica, progressista e evolucionista. Proclama a prevalência do espírito sobre a matéria. Pugna pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade. Seus fins supremos são: LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE." Constituição do Grande Oriente do Brasil, inscrita em Cartório de Registro Público.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

III Conferência Brasileira de Estudos Mórmons - Abertura para os trabalhos

A Associação Brasileira de Estudos Mórmons (ABEM) abriu as inscrições para trabalhos a serem apresentados na terceira edição da Conferência Brasileira de Estudos Mórmons que acontecerá em janeiro de 2012. Com o tema “Mormonismo e sua relação com outras denominações”, a Conferência pretende explorar os diálogos travados entre mórmons e não-mórmons.
A Conferência que acontece em São Paulo tem atraído a atenção de pesquisadores e estudantes do Brasil e exterior, sendo o primeiro evento do gênero fora do hemisfério norte.
A Conferência Brasileira de Estudos Mórmons não possui vínculos oficiais com A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ou nenhuma outra instituição religiosa.
Abaixo está a chamada de trabalhos para a Conferência.

Conferência Brasileira de Estudos Mórmons
Conferência Anual da Associação Brasileira de Estudos Mórmons (ABEM)
“Mormonismo e sua relação com outras denominações”
28 de janeiro de 2012
São Paulo, Brasil
Chamada de trabalhos

A tradição religiosa mórmon se fundamenta sobre o conceito de uma apostasia de todas as denominações cristãs e sua consequente falta de autoridade divina, de onde vem a afirmação de constituir a “única igreja viva e verdadeira”. Por outro lado, a mesma tradição enfatiza a mais ampla liberdade religiosa, assim como a necessidade, por parte de seus aderentes, de reconhecer e buscar toda verdade, a partir de qualquer fonte, inclusive outras tradições religiosas. Essa dualidade de tendências que excluem e incluem crenças, práticas e instituições tem criado ao longo da história um rico e complexo diálogo entre mórmons e não-mórmons. No Brasil, a tradicional existência do sincretismo e a cada vez maior diversidade religiosa tornam de extrema importância o entendimento dessa dicotomia para o estudo do mormonismo em nossa realidade.
Como exemplos de tópicos a serem abordados, sugerimos os seguintes:
- a influência doutrinária, organizacional ou ritualística de fontes não-mórmons sobre o mormonismo e vice-versa;
- as relações entre a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e outras denominações cristãs e não-cristãs, seus conflitos e parcerias, tentativas de diferenciação e integração, bem como reflexos no proselitismo;
- as diferentes percepções entre mórmons sobre religiões majoritárias no Brasil e América Latina, tais como catolicismo, protestantismo, neopetencostalismo, espiritismo e religiões de origem africana;
- as relações entre a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e outras denominações que reivindicam a restauração liderada por Joseph Smith, presentes no Brasil e América Latina; o uso inclusivo ou exclusivo da palavra “mórmon”;
- a representação do mormonismo por outras denominações religiosas e a mídia em geral e seu impacto sobre seus membros e a população local;
- as relações entre política e religião, estado, organizações religiosas e ensino religioso em escolas públicas; reações de mórmons e outras denominações frente a decisões políticas e novos contextos sociais; limites e perspectivas da liberdade religiosa;
- o uso acadêmico, devocional e missionário da internet por mórmons e outras denominações; administração de conflitos e cyberbullying em fóruns de discussão inter e intrarreligiosa;
- a representação de mórmons em obras ficcionais;
- a identidade visual de vestuário e a identidade arquitetônica, seu papel na percepção social das instituições religiosas e seus membros;
- a percepção do mormonismo e outras denominações como igrejas “brasileiras” ou “estrangeiras”.
Trabalhos que não abordem o tema central da Conferência também poderão ser aceitos, desde que considerados relevantes. Interessados em apresentar artigos ou organizar mesas-redondas deverão enviar seu resumo de aproximadamente 250 palavras até 01 de outubro de 2011 para BMSC10@gmail.com, acompanhado de uma breve biografia ou currículo. Os inscritos serão notificados pela comissão avaliadora sobre a aceitação de sua proposta até 01 de novembro de 2011. Versões completas dos trabalhos aceitos deverão ser enviadas até 01 de janeiro de 2012. Os trabalhos devem ser suficientes para um tempo de leitura de 25 a 30 minutos (aproximadamente 3500 palavras), depois do qual será reservado um período para perguntas e respostas.
Apresentações artísticas e literárias também são encorajadas para a Conferência, sendo nesse caso válidas as mesmas datas para envio do resumo e notificação da aceitação.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES:
Associação Brasileira de Estudos Mórmons
E-mail: BMSC10@gmail.com