segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Hoje na história mórmon - 23 de janeiro


 
O que aconteceu no 23 de janeiro na história mórmon:


1833
Continuação de uma conferência do dia anterior, "depois de muito falar, cantar, orar e louvar a Deus, todo com a dom das línguas", Joseph Smith "procedeu a lavar os pés [das pessoas presentes], como ordenado por Deus." Os pés do Profeta foram lavados por Frederick G. Williams, depois do qual tomaram o sacramento e encerrou a conferência.


1833
A primeira sessão da Escola dos Profetas foi realizada em Kirtland.


1836
Depois da reunião da noite anterior e cheias do "Espírito e das visões de Deus", os irmãos novamente se encontraram com o Profeta no Templo. No entanto, porque seus corações estavam ainda tão cheios da noite anterior, não estudaram, mas sim discutiram as "coisas celestiais, e passamos o dia de uma forma agradável e lucrativa."


1837
Sem poder remir as notas da Kirtland Safety Society com prata, ouro ou moeda forte, o presidente da sociedade, Sidney Rigdon, anunciou que o banco deixaria de remir suas notas dessa maneira, mas que as notas seriam sustentadas principalmente por imóveis (umas das quais se descobriram ser sobrevalorizadas).


1844
O estabelecimento de impressão da Nauvoo foi vendida para a John Taylor para 2.832 dólares. O estabelecimento incluía a construção, o lote e os equipamentos necessários para imprimir e encadernar as publicações. Taylor se tornou o editor principal do jornal da Igreja, o Times and Seasons, em novembro de 1842.


1847
Orson Spencer chegou ao Liverpool, Inglaterra, para presidir a Missão britânica, como o sucessor do apóstolo Orson Hyde. Élder Franklin D. Richards teve carga temporária da missão.


1852
Em um discurso à Assembléia Legislativa Territorial de Utah, Brigham Young, então governador do Território, instrui-los a legalizar a escravidão porque "temos de acreditar na escravidão."


1854
Um ramo da Igreja foi organizado por Edward Stevenson, em Gibraltar, Espanha, com 10 membros.


1862
A convenção de delegados, escolhidos pelo povo, adotou uma constituição para o Estado de Utah e um memorial ao Congresso, pedindo pela terceira vez para a admissão do Utah na União como um Estado com o nome de Deseret. George Q. Cannon e William H. Hooper foram eleitos delegados para apresentá-los ao Congresso. Esta tentativa de criar um Estado foi rejeitada pelo Congresso dos EUA em junho.


1867
Amasa M. Lyman, em uma comunicação dirigida ao Santos dos Últimos Dias em todo o mundo, reconheceu que sua doutrina, que anula a expiação de Jesus Cristo, é falsa. Lyman havia sido acusado de heresia antes do Quórum dos Doze por sua doutrina, que ele havia ensinado em um discurso proferida em Dundee, na Escócia, em 1862. Apesar deste pedido de desculpas, que foi publicada no jornal Deseret News, Lyman logo começou a pregar sua doutrina de novo, e foi removido do Quórum dos Doze Apóstolos em outubro e excomungado em 1870.


1867
Quinze anos após a última reunião, Brigham Young se reuniu novamente o Conselho dos Cinqüenta, acrescentando George Q. Cannon, Brigham Young, Jr., e José A. Young para o grupo político.


1889
Élders John E. Hansen e James L. Wrathall foram atacados por uma multidão em Hardin County, Kentucky, e impedidos de cumprir com seu encontro para pregar.


1889
Élder Janne M. Sjodahl chegou a Haifa, Palestina, em uma visita missionária à Terra Santa. Logo depois ele e o Élder Ferdinand F. Hintze fizeram uma excursão pelo país.


1900
Após quase um ano de audiências, a Câmara dos Representantes dos EUA se recusa a permitir B.H. Roberts para tomar o seu lugar, porque ele é um polígamo.


1901
Thomas Kearns, um não-mórmon, foi eleito senador dos Estados Unidos de Utah pela Legislatura do estado. Kearns assegura a posição após ter alcançado um acordo com o presidente da Igreja SUD Lorenzo Snow para comprar um imóvel que a Igreja não tinha conseguido vender.


1918
Élder Hyrum M. Smith, do Quórum dos Doze morre. Chamado como Apóstolo em 1901 por seu pai, Joseph F. Smith, Hyrum morre de um apêndice rompido apenas 10 meses antes de seu pai.


1921
Durante sua excursão do mundo, o Élder David O. McKay visitas os membros da Igreja no Japão.


1922
A Universidade de Brigham Young lança sua primeira "Semana da liderança" anual. Em 1963, o evento é denominado "Semana da Educação". O evento anual agora acontece em agosto.


1970
Joseph Fielding Smith, então com 93 anos, foi ordenado como presidente da Igreja pelo Quórum dos Doze e seleciona Harold B. Lee e N. Eldon Tanner como seus conselheiros. Alguns dos Quorum consideram passar por Smith, para selecionar Harold B. Lee por causa da idade avançada de Smith, mas estão satisfeitos quando Smith concorda em fazer Lee seu primeiro conselheiro. Smith é o homem mais velho para se tornar presidente da Igreja SUD.


1987
Procuradores em Utah chegam a um acordo judicial com Mark Hoffman, um negociante de documentos que forjou vários documentos relativos à história da Igreja SUD. Para encobrir suas falsificações, Hoffman matou duas pessoas com bombas e ele mesmo gravemente feriu-se a si mesmo quando uma outra bomba explodiu prematuramente.


1989
A produção de televisão da Igreja "Together Forever" (Juntos para Sempre) foi transmitida pelas emissoras de televisão comercial em oito cidades dos EUA. Até o final de abril, foi transmitida em cada cidade dos EUA que tem uma sede de missão SUD. Em agosto, a Igreja tem o mesmo sucesso com outra produção, "What is Real?" (O que é verdadeiro?)


1994
Rebeldes colombianos armados da FARC atacam duas capelas SUD, na Colômbia. Em uma capela em Medellín, quatro homens armados e mascarados entram no prédio às 9h30 e perguntam se algum "gringo" está presente. Recebendo uma resposta negativa, eles dão aqueles presentes dois minutos para evacuar e detonam explosivos que destroem o edifício. Uma segunda capela em Bucaramanga, Colômbia também é destruído por uma bomba durante a noite, quando ninguém está presente. Ambos os ataques são, aparentemente, protestos contra a presença das forças dos EUA no país.


1996
A Suprema Corte do Havaí rejeita um recurso da Igreja SUD de uma decisão de primeira instância que excluiu a Igreja de participar no caso Baehr, uma reivindicação por 3 casais do mesmo sexo que as leis do Havaí que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo eram inconstitucionais. O caso acabou por se tornar irrelevante quando Havaí mudara suas leis. 
 
 

0 comments:

Postar um comentário