terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Hoje na história mórmon - 14 de fevereiro

O que aconteceu no 14 de fevereiro na história mórmon:

1831
Do Palmyra Reflector: "[O 'correspondente de Painesville nos informa' que os missionários em Kirtland] proclamaram que não havia nenhuma religião no mundo durante 1500 anos, - que ninguém tinha sido autorizado a pregar e ensinar o evangelho durante esse período - que Joseph Smith já tinha recebida uma comissão de Deus para esse fim, e que todos os que não se submetessem a sua autoridade seriam rapidamente ser destruídos. O mundo (exceto a Nova Jerusalém) teria chegado ao fim em dois ou três anos. O estado de Nova York (provavelmente) seria afundado: Smith (afirmaram) tinha visto a Deus com frequência e pessoalmente. Cowdery e seus amigos tiveram entrevistas frequentes com os anjos. De 1 a 200 (brancos) já haviam sido mergulhados na água, e mostraram grande zelo nesta nova religião -- muitos foram convertidos antes de verem o livro. Smith estava continuamente recebendo novas revelações, e iria levá-lo 1000 anos para completá-los. As comissões e papéis foram exibidos, se disseram que haviam sido assinados pelo próprio Cristo! Cowdery autorizou três pessoas a pregar, etc., e desceu o rio Ohio. Os convertidos estão se formando famílias de 'estoque mútuo', como sendo mais agradável aos olhos de Deus. Fingem dar o "Espírito Santo" e durante suas operações caem no chão -- veem visões, etc. Índios seguiram Cowdery diariamente, e finalmente o viu entrar na terra prometida, aonde ele colocou um poste no chão, com uma luz em seu ponto acima, para designar o local da Nova Jerusalém. -- "Livro de Mórmon", Palmyra Reflector, 14 de fevereiro de 1831.

1831
Uma mulher, que fingiu receber mandamentos, leis e outros "itens curiosos", visitou Joseph Smith, Jr., quem consultou ao Senhor e recebeu uma revelação na qual Deus disse que somente Joseph seria designado para receber revelações e mandamentos, enquanto ele vivesse e permanecesse fiel. (D&C 43)

1831
Uma revelação que instruiu os Élderes que tinham saídos em missões para se reunirem em Kirtland no próximo Junho foi dado a Joseph Smith, Jr., e Sidney Rigdon, em Kirtland. (D&C 44)

1831
Oliver Cowdery, Parley P. Pratt, Ziba Peterson, Peter Whitmer, Jr., e Frederick G. Williams (que se juntou à missão em Kirtland, Ohio) realizaram um concílio em Independence, Missouri, e decidiram que Parley P. Pratt deve retornar ao leste para relatar seus trabalhos aos chefes da Igreja.

1835
Joseph Smith presidiu numa reunião com membros do Acampamento de Sião e outros. Durante a reunião as Três Testemunhas selecionaram doze homens como apóstolos: Thomas B. Marsh, David W. Patten, Brigham Young, Heber C. Kimball, Orson Hyde, William E. McLellin, Parley P. Pratt, Luke S. Johnson, William Smith, Orson Pratt, John F. Boynton e Lyman E. Johnson. Inicialmente, Cowdery, Whitmer e Harris escolheram Phineas Howe Young (irmão de Brigham Young), para ser um dos 12, mas Joseph Smith, Jr. anulou sua escolha e substituiu o nome de seu próprio irmão, William Smith. Joseph Smith, em seguida, relatou à reunião sobre "a vinda do Senhor, que estava próxima -- até mesmo cinqüenta e seis anos deve encerrar o cenário [no ano de 1891]"

No mesmo dia, Brigham Young, Heber C. Kimball, e Lyman E. Johnson foram ordenados apóstolos e membros do Quórum dos Doze Apóstolos.

1836
Em Kirtland, Ohio, Joseph Smith realizou um batismo e confirmou outros que já haviam sido batizados.

1839
Brigham Young muda com sua família do Missouri para Atlas, Pike County, Illinois para escapar da violência em Missouri. Poucas semanas depois eles se moveram para Quincy.

1841
A Conferência de Londres (Inglaterra) foi organizada com Lorenzo Snow como presidente. [Uma conferência é mais ou menos o que chamamos um distrito hoje.]

1845
John M. Bernhisel é designado como um "Bispo Viajante" para visitar e regular alas.

1849
A Cidade de Salt Lake foi dividida em dezenove alas eclesiásticas de nove quarteirões cada.

1852
A assembleia legislativa do Território de Utah apelou ao Congresso dos EUA para a construção de uma grande ferrovia nacional central estendendo desde o rio Missouri até a Costa do Pacífico. O apelo foi aprovado no dia 3 de Março seguinte. Na mesma sessão, a legislatura territorial pediu ao Congresso para a criação de uma linha telegráfica que atravessa o continente.

1853
O terreno do Templo de Salt Lake foi consagrado e realizou-se a cerimônia da abertura do terreno.

1873
O congresso dos EUA debate um projeto de lei contra a poligamia, mas não conseguiu aprová-lo.

1887
No Terceiro Tribunal Distrital em Salt Lake City, William J. Hooper declarou-se culpado, dizendo: "Se é um crime para sustentar a minha família, eu sou culpado da coabitação ilegal (i.e., poligamia)."

1900
O Presidente dos EUA, William McKinley prometeu ao Apóstolo John Henry Smith para derrotar a proposta de emendar a constituição dos EUA contra a poligamia e a coabitação polígama em troca do voto Utah na eleição em novembro.

1901
Em uma reunião da Primeira Presidência e dos Apóstolos, realizada em Salt Lake City, foi decidido abrir uma missão no Japão; Élder Heber J. Grant, do Quórum dos Doze Apóstolos, foi nomeado para presidir a mesma.

1906
Data provável do primeiro casamento plural realizado sem a pretensão de autoridade da Primeira Presidência atual. O segundo e terceiro de tais casamentos ocorreram em 13 e 14 de Junho de 1906. Esta é a fase inicial do que se tornou o movimento fundamentalista mórmon.

1983
O Coro do Tabernáculo marcou a sua 3.000ª transmissão de rádio na série que havia-se tornado o programa de rádio mais antigo em execução no mundo livre.

1985
Cento e cinquenta anos depois dos moradores de Quincy, IIIinois darem ajuda aos membros da Igreja forçadas a fugir de Missouri, o prefeito da cidade apresentou o Élder Loren C. Dunn, do Primeiro Quórum dos Setenta, com uma chave da cidade e proclamou esta data "Dia dos Santos dos Últimos Dias."

1994
A Primeira Presidência emitiu um comunicado que afirma, em parte, "Incentivamos os membros para apelar aos legisladores, juízes e outros funcionários do governo para preservar os propósitos e santidade do matrimônio entre um homem e uma mulher, e rejeitar todos os esforços para dar autorização legal ou outro aprovação ou apoio oficial ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. "

0 comments:

Postar um comentário