sábado, 24 de abril de 2010

Leonard Arrington, outros heróis SUD - parte 7

Finalmente, um outro herói que quero falar a respeito é um homem chamado Leonard Arrington. Leonard Arrington voce pode ouvir sobre sua história de vida através de sua auto-biografia “Adventures of a Church Historian”. E em seu livro ele fala sobre o fato de que:

•    Ele foi apoiado durante uma Conferência Geral em 1972 como historiador da Igreja SUD
•    Ele iniciou seu chamado sabendo de que teria amplo acesso aos arquivos da Igreja e uma limitada revisão eclesiástica de suas publicações
Então ele abriu seu departamento histórico, contratou historiadores e iniciou a escrever este grande, considerado, estupendo mas honesta história que a igreja não tinha visto na verdade em mais de cem anos.
•    Infelizmente, com o tempo, os irmãos líderes da Igreja ficaram desconfortáveis de como ele representava e com a franqueza, a história. E não era porque de uma outra para outra não era verdadeiro, ele pensou que não era prático ou útil, que desafiava a fé das pessoas, que era difícil e desconfortável.
•    Como tempo, o acesso de Leonard Arrington aos arquivos da Igreja foram se tornando cada vez mais restritos e os seus artigos começaram a passar pelo crivo eclesiástico dos apóstolos e outros líderes da Igreja SUD.

De fato, próximo ao fim de sua admnistração, apareceram um série de políticas impostas pelas Autoridades Gerais durante o exercício de Leonard Arrington:

•    Eugene England e Lowell Bennion não lhe foram permitidos publicar através da ‘Deseret Books’ ou ‘Bookcraft’ por intervenção direta de dois membros do Quórum dos doze apóstolos.
•    Carol Lynn Pearson que escreveu o livro “Goodbye, I love you” entrou para a lista negra das publicações até que ela fosse capaz de “através de orações e lágrimas” reverter seu caso com a ajuda de um membro do Quórum dos Doze
•    Claudia Bushman e Scott Keanney não puderam publicar ou serem mencionados em nada da Igreja por causa de sua ligações com “Exponent II” e a revista “Sunstone”.
•    E vários intelectuais mórmons foram enviados à clandestinidade através de publicando seu material sob pseudônimos, para que não fossem colocados na lista negra.
E todos estes pontos vêm do livro “Adventures of a Church historian”, p.154,  Leonard Arrington.

Foram tempos difíceis estes, chamados por alguns de anos de camelot, no início dos anos 70, quando tudo veio a se romper, após 10 anos o departamento de história da Igreja SUD foi dissolvido em 1982 e Leonard Arrington foi desobrigado como historiador da Igreja em silêncio, fora de uma Conferência Geral.
De qualquer forma, é importante notar que Leonard Arrington manteve seu testemunho da Igreja SUD e da restauração até a sua morte, publicamente e particularmente. Então em minha mente, Leonard Arrington fez um grande trabalho se cercando de outros heróis, heróis não tradicionais mórmons do século XX. Comprometido e partidário honesto da história da Igreja SUD e que perdeu seu trabalho por isto.

Share/Bookmark

0 comments:

Postar um comentário