quinta-feira, 22 de abril de 2010

Lowell L. Bennion, outros heróis SUD - parte 6

Um outro herói que gostaria de adicionar a lista é o homem chamado Lowell L. Bennion.

Contribuições à Igreja

•    Fundou o Instituto de Religião SUD na Universidade de Utah juntamente com T. Edgar Lyon e lá ensinou por 27 anos
•    Publicou mais de 100 manuais e artigos da Igreja
•    Fundou o ‘Tetons Valley Ranch’ para meninos delinquentes
•    Inspirou inúmeros pensadores SUD, incluindo dos periódicos Dialogue e Sunstone

Ele também já discursou em Conferências Gerais da Igreja várias vezes e foi me dito que em seu funeral Gordon B.Hinckley esteve presente e o homenageou sobre suas contribuições, mas ele entrou em conflito com a Igreja nos anos 50 e 60.
E quais foram as causas dos problemas? Bom, tudo começou com citações como estas:

O maior problema do mundo hoje ... é a necessidade dos homens de todas as raças ... de sentirem seu próprio valor e dignidade como seres humanos. É a minha crença de que os homens brancos não são superiores aos homens de outras raças.

Se tivéssemos fé em Cristo, estaríamos ansiosamente e voluntariamente empenhados em buscar que [todas] as raças tivessem as mesmas oportunidades de educação, cultura, emprego e habitação como nós, que somos caucasianos.
" Lowell L. Bennion, 1965, Instrutor

Uma outra citação que lhe causou problemas na Igreja foi esta:

A retenção do sacerdócio ao negro não é uma doutrina da igreja, é uma prática da igreja, que precisa ser justificada pela doutrina da Igreja ". Lowell L. Bennion, 1968, professor, conselheiro, Humanitário p. 253 Lythgoe Mary Bradford

Na verdade durante os anos 50 e 60, Lowell L.Bennion era um sincero crítico da Igreja SUD que mantinha sua posição contrária quanto a negar o sacerdócio aos negros e que posteriormente isto lhe causou problemas.
Agora, porque isto era um problema?
De um homem se manter firme em defender os direitos dos negros na Igreja Mórmon?
Bem, nós temos citações de Joseph Fielding Smith como estas:

Há uma razão pela qual um homem nasce preto e com outras desvantagens, enquanto outro nasce branco, com grande vantagem. A razão é que nós viemos de um estado pré-mortal, e fomos obedientes, para mais ou para menos, para as leis que nos foram dadas lá. Aqueles que foram fiéis em todas as coisas lá, receberam bênçãos maiores aqui, e aqueles que não foram fiéis receberam menos .... Não houveram neutros na guerra no céu. Todos tomaram partido, quer com Cristo ou com Satanás ..... O negro, evidentemente, está recebendo a recompensa que ele merece. "Joseph Fielding Smith escreveu em Doutrinas de Salvação, vol. 1, páginas 66-67

Um outro apóstolo da Igreja SUD, Mark E.Petersen foi citado dizendo:

Agora somos generosos com o negro. Nós estamos querendo que o negro tenha o maior nível de educação. Eu estaria disposto a permitir que cada negro dirigisse um Cadillac se eles pudessem pagar. Eu queria que eles tivessem todas as vantagens que pudessem aproveitar da vida neste mundo. Mas deixe-os desfrutar dessas coisas entre eles mesmos. Acho que o Senhor segregou os negros e quem é o homem para mudar essa segregação? " Apóstolo Mark E. Peterson comentários durante um discurso dado na BYU 1954, intitulada "Problemas com a raça – como eles afetam a Igreja”

Em 1962, Lowell L.Bennion foi de fato, demitido e as razões que foram dadas e estão documentadas foram:
•    “...fracasso  coerente  para “recrutar ativamente estudantes"
•     "bastante relaxado", insistindo em exigências escolares, dando apenas resultados de aprovação/reprovação, sem distribuição de tarefas ou documentos
•    Não tinha "lutado para o reconhecimento do instituto como uma escola certificada cujos créditos podem ser transferidos"
•     "posição não-ortodoxa sobre a “Questão do negro "
•     "crítica das pressões sobre os missionários para batizar apressadamente na Igreja"  Lowell Bennion: professor, orientador, p. Humanitária 253 Lythgoe Mary Bradford

Ele estava errado?
Bem, acho que não, acredito que ele estava no lado correto da história, de fato David O.Mackay confirma isto:

"McMurrin em seguida descreve parte de sua conversa com março 1954 com[Presidente David O. McKay] em que [o Presidente McKay declarou] sua própria crença de que a proibição do sacerdócio foi política, não doutrinária, e, portanto, suscetível à mudança." David O. McKay and the Rise of Modern Mormonism p. 97 Gregory A. Prince

Pois bem, temos uma citação digna de confiança de que Pres.Mackay acreditava que a proibição do sacerdócio era apenas política e não doutrinária e acreditava que era algo que poderia ser mudado dando margem a acreditar que a mudança era possível se outros apóstolos desejassem que acontecesse.
Então em minha concepção, Lowell Bennion é um dos mais importantes heróis mórmons, que lutou contra a discriminação sobre os negros, era um verdadeiro pensador, apoiando a reconciliação entre pensamento e fé e foi demitido de seu trabalho em parte por sua posição que manteve.

Share/Bookmark

0 comments:

Postar um comentário