sexta-feira, 16 de abril de 2010

B.H. Roberts, heróis SUD não-tradicionais - Parte 3

Dando continuidade a série dos heróis mórmons não-tradicionais, eis o artigo do John Dehlin sobre B.H.Roberts. Bom proveito!

Um segundo herói que acredito merecer um grande voto de respeito é alguém que tem sido esquecido no meio mórmon tradicional é B.H.Roberts.
B.H.Roberts tinha algumas questões em que entrou em conflito no início do século XX e uma das quais era a evolução orgânica. Ele era um grande fã da ciência e escreveu “A Verdade, A Maneira, A Vida”.  A questão  mais importante era a evolução orgânica. Sua afirmação que inúmeras plantas e animais viveram muito anteriormente a cronologia bíblica era controversa.  E era controversa para aqueles que acreditam de que a Terra tem literalmente  6 mil anos de idade, de que não havia morte antes da queda de Adão e Eva e sobre os dinossauros e para todos que ensinam sobre evolução são oriundos de algo basicamente satânico. Logo, é importante ressaltar que B.H.Roberts tinha apoio de apóstolos da Igreja, James E. Talmage e John E.Widstoe ambos compartilhavam do ponto de vista de B.H.Roberts sobre evolução.

Então, como a Igreja de uma hora para outra tornou-se tão anti-evolução, enquanto tinham pessoas como B.H.Roberts, Talmage e Widstoe apoiando a evolução?

A resposta é, pessoas como Joseph Fielding Smith, um bom homem, um profeta de Deus, mas ele não gostava de Evolução e ele é citado em seu livro “Man, his Origin and Destiny” dizendo:
A doutrina da evolução orgânica que domina as ciências dos dias atuais...é tão falsa quanto o seu autor que vive no inferno.”

E se formos recorrer ao seu genro, Bruce R.McConkie leremos “Quão tola e infantil é a intelectualidade qual... encontra conforto nos postulados teóricos de que a a vida mortal começou da escória dos oceanos , como se fosse e tivesse evoluído através de milhões de anos em variedades e estados! Aqueles com perspicácia espiritual realmente acreditam que o infinito Criador de incontáveis mundos iria trabalhar desta maneira?”  (Bruce R.McConkie, Mormon Doctrine)

Então como a Igreja SUD se tornou anti-evolução? Se tornou anti-evolução porque Joseph Fielding Smith e Bruce R.McConkie ultrapassaram Roberts, Talmage e Widstoe.

Mas antes que vocês pensem que eu sou apenas um herege, este é David O.Mckay, como profeta da Igreja, escrevendo para o professor Willian Lee Stokes:
Querido irmão Stokes, sobre o assunto de evolução orgânica, a Igreja não tem uma posição oficial a respeito, o Livro “Man, his Origin and Destiny” de Joseph Fielding Smith, não foi publicado pela Igreja e não é aprovado pela Igreja, o livro contêm expressões das visões do autor as quais ele sozinho é responsável.
Sinceramente seu irmão,
(assinado) David O.McKay


E vocês podem encontrar várias citações da primeira presidência de David O McKay onde ele diz a igreja não toma nenhuma posição sobre morte antes da queda de Adão e a evolução.

Então em minha mente, B.H.Roberts é um outro herói, que nós deveríamos ter respeito, ele teve claras diferenças de opinião com Joseph Fielding Smith, que publicamente o rechaçou e o envergonhou pelo seu ponto de vista mas o importante é lembrar que B.H.Roberts ajudou a criar um espaço no mormonismo para os SUD a favor da ciência e manteve-se firme. Desta forma acredito que lhe devemos nosso respeito.

Share/Bookmark

0 comments:

Postar um comentário