terça-feira, 10 de agosto de 2010

As testemunhas do Livro de Mórmon e James J.Strang, parte 1


Joseph Smith não estava sozinho produzindo testemunhas de registros antigos. James J. Strang, assim como Joseph produziu onze testemunhas que testificaram que também viram e tocaram placas de metal antigas. Depois da morte de Joseph em junho de 1844, Strang afirmava ser seu sucessor na linha de profetas. (1)

No dia 1 de setembro de 1845, relatou que tinha sido visitado por um anjo que lhe disse sobre “o trecho do relato que estava selado de meu servo  Joseph Smith. A ti está reservado,”  disse o anjo. Strang disse que recebeu o “Urim e o Tumim”, os quais revelaram o local aonde estava o registro de “um povo antigo”. Duas semanas depois, quatro testemunhas – Aaron Smith, Jirah B.Wheelan, James M.Van Nostrand e Edward Weitcomb – desenterraram estas placas sob a direção de Strang. Numa afirmação conjunta, as testemunhas relataram como encontraram as placas e testificaram que viram e as examinaram.  As placas eram cobertas de “caracteres com uma linguagem que não temos conhecimento” (2)
Centenas de outros examinaram estas placas. C.Latham Sholes, editor do Southport Telegraph , escreveu após sua descoberta:  “As placas nos foram mostradas e nós visitamos e examinamos o local aonde as mesmas foram encontradas.” Sholes não se utilizou da opinião editorial mas afirmou que, em seu julgamento, Strang era “honesto e sério em tudo o que dizia” e que suas testemunhas estavam “entre os mais honestos e inteligentes da vizinhança.”(3)

Algum tempo depois que Strang traduziu seus escritos, ele anunciou que lhe havia sido revelado aonde as antigas placas de Labão estavam enterradas. (Este era o mesmo Labão de quem Néfi tomou as placas de latão em Jerusalém durante o reinado de Zedequias, rei de Judá.) Destes registros, Strang traduziu quarenta e sete capítulos do que chamou de  “O Livro da Lei do Senhor”. Sete testemunhas assinaram em seu prefácio da primeira edição:

TESTEMUNHO
Saibam todas as nações, tribos, línguas e povos a quem este Livro da Lei do Senhor chegar, que James J.Strang tem as placas... que nos foram mostradas . Nós examinamos  as placas com nossos olhos e as seguramos em nossas mãos . As gravações que elas contêm são belas e nos parecem ser uma obra antiga e de uma impressionante aparência com línguas orientais...
[As placas]  são 18 em número, cerca de sete polegadas por 3,8 de largura e nove polegadas de comprimento...

SAMUEL GRAHAM,
SAMUEL P.BACON,
WARREN POST,
PHINEAS WRIGHT,
ALBERT N.HOSMER,
EBENEZER PAGE,
JEHIEL SAVAGE. (4)

Samuel Graham era o escriba na tradução das placas de Labão. Mais tarde ele foi excomungado, mas não existe evidência direta que ele ou qualquer dos outros dez homens houvesse negado seus testemunhos.(5)

É interessante notar que três dos Whitmers- David, John e Jacob – e Martin Harris, Hiram Page, Willian Smith e Lucy Smith, todos seguiram a liderança de Strang de 1846 a 1847, mesmo que nenhum deles houvesse se encontrado com ele. Eles se tornaram “Strangitas” depois de lerem num folheto de janeiro de 1846 um nota do Voree Herald, um órgão oficial da Igreja de Strang. Ele relatava sua reunião com Joseph Smith, suas visitações de anjos, um relato de suas testemunhas de como as placas foram desenterradas e tradução de parte da primeira série de placas. (6)

(1)  James J.Strang, "Letter from Joseph Smith to James J.Strang," 18 de junho de 1844, em Voree Herald 1[W1] (Jan. 1846); Roger Van Noord, King of Beaver Island: The Life and Assassination of James Jesse Strang (Urbana: University of Illinois Press, 1988), 4, 7-10.

(2) James J.Strang, "Revelation given to James J.Strang," 1 setembro de 1845, Voree Herald 1 (Jan.1846): [3-4]; Van Noord, King of Beaver Island, 33-35. Nenhuma destas quatro testemunhas era Santo dos Últimos Dias.

(3) C.Latham Sholes, Editorial, 30 setembro de 1845, Southport [W1] Telegraph, 30 de setembro de 1845; Van Noord, King of Beaver Island, 35-36. Para mais veja Gospel [Voree, W1] Herald, 23 de setembro de 1847; 21 de setembro, 26 de outubro 1848)

(4) James J.Strang, Book of the Law of the Lord (St.James [Beaver Island], MI, 1851 & 1856), 2; Van Noord, King of Beaver Island, 97. Page e Savage era antigos membros SUD.

(5) Van Noord, King of Beaver Island, 56-57, 163-64.

(6) Voree Herald 1 (Jan.1846): [1-4]; Willian Smith a James J.Strang, 1 de março de 1846, em Voree Herald 1 (Julho de 1846); Lucy Smith e seis membros de sua família assinaram uma carta apoiando Strang.


Share/Bookmark

1 comments:

Antônio Trevisan Teixeira disse...

Muito interessante, Flauber.

Durante a crise aberta com o assassinato de Joseph e Hyrum, os santos se depararam com uma situação tão inédita quanto inesperada Nesse contexto, diferentes raciocínios foram elaborados sobre como deveria acontecer uma sucessão na liderança sud.

O fato mais instigante sobre a liderança exercida por James Strang sobre um grupo dos santos é que ele não se enquadra em nenhuma das possibilidades imaginadas - ele não era um conselheiro na primeira presidência, não era o presidente do sumo-conselho de Nauvoo, não era o patriarca da Igreja, não era filho ou familiar de Joseph ou Hyrum, não era um apóstolo ou mmebro do Conselho dos 50 ou Quórum dos Ungidos. Strang deveria ter, imagino, um fortíssimo carisma para conseguir organizar um grupo de seguidores. Incluindo seguidores de peso como alguns membros da família Joseph e figuras históricas da restauração, como George Miller.

Entre esses nomes históricos estava John C. Bennet. Esse é o seguidor que mais me chama a atenção. Como Bennet após "denunciar" de forma sensacionalista Joseph Smith e o mormonismo em cartas a um jornal e publicá-las em livro (History of the Saints) converteu-se de novo a um seguimento da restauração? (Mais tarde Bennet foi excomungado também por Strang.)

Como quer que tenha sido os acontecimentos, parece que Strang se beneficiou da experiência e conhecimento de muitoas dessas pessoas para organizar suas ordenanças do templo, assim como para o estabelecimento de seu reino teocrático.

Postar um comentário