sábado, 5 de junho de 2010

Mansão de Nauvoo, um diálogo

Há algumas semanas atrás, recebi um e-mail sobre alguém me perguntando uma série de questões sobre o artigo do meu blog - Palavra de Sabedoria, suas origens e para não deixar aquela lacuna vaga, eis mais uma informação que está disponibilizada num relato do filho de Joseph Smith, Joseph Smith III e também registrado no conhecido 'History of the Church'

Como já sabemos, Joseph Smith recebeu a revelação sobre a Palavra de Sabedoria em 1833, e que ao que parecia, Joseph, o profeta, havia mantido a restrição ao consumo de bebida alcóolica apenas a título de conselho;

"Para ser enviada como saudação; não como mandamento ou coerção, mas como revelação e palavra de sabedoria..." D&C 89: 2"

Dez anos após o recebimento da revelação, aparece mais um relato que corrobora a idéia de que Joseph Smith, tinha a revelação apenas como tal, uma palavra de sabedoria, vejamos este diálogo entre Joseph e Emma Smith.

Joseph Smith não chegou a morar por muito tempo na mansão em Nauvoo, logo a transformara em um hotel, ele estava cansado de ser o foco das atenções de simples curiosos. Sua família ocupara grandes quartos do andar superior da mansão e a enorme sala abaixo havia se tornado em recepção e sala de jantar. Após o retorno de seu guarda-costas pessoal, Porter Rockwell, da prisão, Emma Smith foi até Saint Louis para comprar mobílias. Quando retornou, deparou-se com um bar bem equipado ao lado da recepção e lá estava Rockwell com seu longo cabelo, bem trançado e amarrado com uma fita, polindo copos e servindo whiskey.

Joseph, qual o propósito deste bar nesta casa?” Ela inquiria de Joseph. O profeta que já tinha uma resposta preparada começou:

-Porter estava sem um tostão, ele merecia algo depois de ter passado nove meses preso na cadeia de Missouri, seus feitos foram  de uma ajuda incomensurável à todos nós. Além do mais, o bar ali, seria temporário e posteriormente seria transferido para o salão do barbeiro que estava em construção e ficaria do outro lado da rua.

O que te parece?” Ela perguntou fulminante, “de um cabeça espiritual de um corpo religioso, manter um hotel com uma dispensa cheia de álcool para venda?

Ele a lembrou de que todas as tavernas tinham bares e desde que era sabido que estabelecimentos de venda de bebida não eram permitidas em Nauvoo, havia de existir um lugar aonde distintos viajantes pudessem relaxar da forma que já estavam acostumados. O conselho da cidade de Nauvoo já havia emitido uma autorização de funcionamento apenas para Joseph para estocar e vender bebidas neste hotel e quem melhor e digno de confiança de deter este monopólio?

Bem, Joseph,” disse em um baixo tom de voz enquanto o ouvia, “A mobília e os outros ítens que comprei  para a casa chegarão e você já tem alguém para cuidar dos seus negócios por aqui. Agora, eu vou pegar as crianças e vou para a casa antiga ficar por lá, pois não os criarei em meio à estas condições e situações que se impõe sobre nós, nem deixá-los-ei no meio deste tipo de gente que frequenta este lugar. Você tem a liberdade de fazer a sua escolha, ou o bar sai desta casa ou nós saímos.

Muito bem, Emma...” Joseph respondeu instantâneamente, “eu vou removê-lo já.
E ele o fez. (Este diálogo foi relatado por seu filho em “Memoirs of President Joseph Smith.”,
Saints Herald, 22 de janeiro de 1935, p.110. Veja também History of the Church, Vol.VI, pp.111, 429)

Existem outros momentos na história da Igreja SUD, que indicam que não apenas Joseph Smith via a revelação de tal forma, mas outros líderes que lhe sucederam também, estes iremos destacar mais a frente.

Share/Bookmark

0 comments:

Postar um comentário