domingo, 16 de janeiro de 2011

Hoje na história mórmon - 16 de janeiro

O que aconteceu no 16 de janeiro na história mórmon:


1836
Após o Quórum dos Doze expressar algum descontentamento com a Primeira Presidência, a Presidência pede desculpas e Joseph Smith diz, [o] "Doze não estão sujeitos a qualquer outro que a primeira Presidência" e "onde não sou, não há Primeira Presidência acima dos Doze." (History of the Church, 2:374) Esta declaração foi usada mais tarde como prova de que uma vez que o Profeta morre, a Primeira Presidência é dissolvida e do Quórum dos Doze governa a Igreja - uma questão importante após a morte de Joseph Smith.


1838
Um incêndio criminoso destrói o escritório de impressão da Igreja em Kirtland. Membros da Igreja afirmam que foi queimada para impedir que a Igreja toma posse dele, enquanto os dissidentes afirmam que a Igreja queimou-o para prevenir mais alguém de tomar posse dele.


1844
Por causa de suas ameaças crescentes contra o Profeta, Francis M. Higbee foi levado perante o tribunal municipal de Nauvoo sob a acusação de difamar Joseph Smith. O tribunal ajudou a elaborar uma reconciliação em que Higbee foi perdoado por ter escrita uma carta difamatória no 10 de janeiro. Ele declarou que era "amigo do Profeta para sempre, e o seu braço-direito".


1858
Em resposta às reivindicações feitas sobre como Utah era governada, um comício no Tabernáculo aprovou uma descrição do "verdadeiro estado de coisas em Utah", a qual foi enviada a Washington, DC.


1862
Durante a perseguição dos responsáveis por espancar e roubar o Governador do território de Utah, John W. Dawson (não-mórmon), Orrin Porter Rockwell mata Lot Huntington "enquanto tentava escapar" e no dia seguinte policiais em Salt Lake City mataram Moroni Clawson e John P . Smith enquanto escoltava-os para a cadeia. Outros participantes do atentado, eventualmente, são presos.


1886
O apóstolo Lorenzo Snow é condenado a 18 meses de prisão e uma multa de US $ 900 por "coabitação ilegal" (poligamia). Snow é liberado por 10 dias com 15.000 dólares em fiança, a fim de preparar um recurso da decisão do tribunal.


1897
Em Clay Co., Arkansas, quando saíram de uma conferência, Élder Andrew Kimball e vários companheiros missionários foram agredidos e atacados.


1898
O proeminente ministro católico Dr. JH Reiner dirigiu-se para uma congregação no Tabernáculo de Salt Lake, seguido pelo Élder Charles W. Penrose e Pres. Wilford Woodruff.


1920
A fabricação, produção e venda de álcool se torna ilegal quando a Emenda 18 à Constituição dos EUA entra em vigor. A emenda foi apoiada pelos líderes da Igreja, incluindo o Presidente Heber J. Grant, que a considerou como divinamente inspirada. No entanto, depois de uns anos a emenda foi considerada um fracasso, e Utah tornou-se o estado final para ratificar a sua revogação, apesar dos esforços de Grant, em 1933.


1944
A primeira transmissão do Coro do Tabernáculo para o estrangeiro é ouvida nas Ilhas Britânicas, através da rede de rádio de Serviços Especiais do Exército dos EUA.


1952
Dois conversos japoneses, Yotaro Yoshino e Toshio Murakami, são os primeiros missionários japoneses chamados de sua terra natal, de acordo com um artigo publicado na Church News nesta data. Os missionários são ambos suportados pelos pais não-mórmon, enquanto eles servem.


1981
Esther W. Eggertsen Peterson, defensor dos direitos do consumidor nos EUA e conselheiro para o presidente dos EUA, Lyndon Johnson, se torna o primeiro mórmon concedido a Medalha Presidencial da Liberdade dos EUA, a mais alta honraria concedida a uma pessoa não-militar. Em 1988, a medalha é dada a título póstumo para o magnata de hotel, J. Willard Marriott, e em 1996 para o político e ex-candidato presidencial Morris K. Udall, ambos são mórmons.


1983
O jornal Deseret News começa a publicar o jornal nos domingos, pela primeira vez depois de mais de 132 anos de história.


1988
Quase exatamente nove anos depois de que o polígamo Fundamentalista John Singer foi morto em uma prova de forças com os policiais, seu genro atacou com uma bomba uma capela SUD em Kamas, Utah, no começo de um impasse com a polícia que dura várias semanas e que termina com a morte de um policial antes que sua família é presa.

0 comments:

Postar um comentário