segunda-feira, 18 de abril de 2011

Novo blog Mórmon no ar

No último dia 06 de abril deste ano entrou no ar o mais novo blog de cultura mórmon no Brasil, trata-se do "Vozes Mórmons". O blog foi criado pela ABEM - Associação Brasileira de Estudos Mórmons com alguns dos seus associados também colaboradores do Diário História SUD.

O blog tem "a missão de promover, incentivar, estimular, facilitar e divulgar a produção intelectual e literária de estudos acadêmicos e expressões artísticas sobre Mormonismo no Brasil. Ela cumpre sua missão ao impulsionar os estudos Mórmons neste país, incentivando a produção de conhecimento pela qual a tradição Mórmon possa ser lida, debatida, interpretada, e analisada de maneira aberta, honesta, e diversificada, além de criar um espaço para compartilhar essa produção e esse diálogo dentro de uma comunidade de aprendizado e produção intelectual entre Mórmons brasileiros e estrangeiros, bem como entre Mórmons e não-Mórmons, e entre acadêmicos brasileiros."

O blog Diário História SUD parabeniza a excelente iniciativa para o desenvolvimento intelectual da comunidade mórmon no Brasil e agrega mais um parceiro ao blog promovendo-o aqui em nosso espaço.

Sucessos!


quarta-feira, 6 de abril de 2011

Porque as pessoas se afastam? (parte 3)


Agora, gostaria de dar uma introdução às maiores questões que uma pessoa pode chegar em relação à Igreja, mas antes gostaria de dar três importantes avisos:


 
  • Tudo o que eu apresento aqui pode ser facilmente comprovado através de publicações feitas pela Igreja. Não trago nada através de pessoas que se opõe ao profeta, nada disto é material anti-mórmon
  • Em nenhum momento culpo os irmãos ou as Autoridades Gerais. Creio que a maioria das questões aqui são de caráter dos membros não da liderança.
  • Nada que eu mostro nesta apresentação prova que a Igreja não seja verdadeira.
O que eu aprendi crescendo na Igreja à respeito de Joseph Smith?

  • Era um garoto puro e inocente
  • Recusou álcool durante uma cirurgia em sua perna
  • Viu Deus e Jesus Cristo no bosque sagrado
  • Traduziu o Livro de Mórmon usando o Urim e Tumim
  • Teve uma esposa – Emma Smith, nunca ouvi sobre nenhuma outra
  • Foi falsamente acusado e perseguido várias vezes
  • Foi levado a prisão de Carthage como “um cordeiro para o abatedouro”
  • Nenhum outro homem fez mais pela salvação dos homens depois de Jesus que Joseph Smith
Uma vez que você se propõe a estudar a história da Igreja e seus documentos você descobre que,

A História e os fatos nos dizem a respeito de Joseph Smith(Depois das coisas boas que sabemos sobre Joseph Smith, também sabemos que:)

  • Joseph Smith usou uma pedra mágica, também chamada de pedra vidente para ajudar pessoas a encontrar tesouros escondidos na terra (muitas fontes). Ele próprio admitiu isso, não é especulação, é um fato. Qualquer historiador da Igreja ou Autoridade irá confirmar que isso é verdade. Este foi o motivo dos primeiros processos em corte judicial envolvendo o profeta.  Pessoas processaram Joseph Smith e é algo que ninguém fala à respeito.
  • A própria Primeira Visão, tem várias versões distintas, aonde numa ele menciona que viu apenas Cristo, não menciona Deus e que a cada vez que ele reconta a história e decide escrevê-la em cada versão a experiência vai se tornando cada vez mais elaborada, cheia de detalhes e muda muito em relação a primeira versão. Creio que estas diferenças entre as versões são muito significantes por se tratarem de um evento tão importante porque não foi apenas uma única versão. A versão que temos hoje em dia publicada em Doutrina & Convênios é a última datada de 1838, 18 anos após o evento.
  • A mesma pedra vidente que Joseph Smith utilizava para encontrar os tesouros escondidos ele usou para traduzir o Livro de Mórmon - pedra dentro do chapéu com seu rosto dentro para ver os caracteres e as placas não ficavam à vista. (ver Russel M.Nelson) e para alguns esta informação pode ser chocante, pois porque ele precisaria das placas então se era só ver os caracteres aparecendo da pedra vidente? Porque ele colocaria o rosto dentro do chapéu? Niguém nunca me disse isso, mas essa foi a maneira que aconteceu.
  • Joseph Smith bebeu cerveja e vinho quando adulto (tirado do seu próprio diário) a palavra de sabedoria não era tida como lei ou mandamento. Ele mesmo bebeu vinho na noite anterior ao seu martírio quando preso em Carthage.
  •  Joseph Smith teve 30 esposas, se você faz uma pesquisa no FamilySearch.org da Igreja ele confirma este fato e algumas destas esposas já eram casadas com outros homens na ocasião que ele foi selado à elas, e estes homens eram vivos. Imaginem se eu procurasse a esposa de alguém e lhe dissesse case-se comigo e não diga ao seu esposo, como seria esta situação? Este é o tipo de coisa que os documentos da época nos dizem, são fatos. Algumas destas mulheres eram adolescentes na época em que se casaram e você pode se perguntar porque Joseph Smith estivesse se casando com moças tão jovens assim por exemplo.
  • Joseph Smith sempre negou a poligamia publicamente (ver Elder Oaks), isto pode ser perturbador para muitas pessoas.
  • O segundo conselheiro da presidência da Igreja largou seu cargo e abriu um jornal, o Nauvoo Expositor aonde expunha a poligamia de Joseph e o levou a mandar destruir sua impressa e culminou na prisão de Joseph Smith e por conseguinte seu martírio (ver Elder Oaks)
Bem, estes são fatos, são bem diferentes da estória que ouvimos quando crescemos na Igreja, nenhuma delas prova que Joseph Smith não tenha sido inspirado por Deus, mas com certeza podem ser chocantes e você pode apostar que seu parente ou amigo mórmon que tenha deixado a Igreja pode ter chegado a estas questões.

Então, que tal o livro de escrituras o Livro de Mórmon? O que aprendemos ao crescer na Igreja?
  •  “Livro mais correto da Terra”
  • Encontrado no Monte Cumôra em Nova Iorque, onde foi enterrado por Morôni
  • História dos Nativos Americanos do norte, centro e sul das Américas e também das ilhas do Pacífico.
Aprendemos também que o Livro de Abraão:
  • Traduzido de papiros egípcios que Joseph Smith obteve.
O que a História/ Fatos parecem nos dizer,  depois de tudo o que é bom que aprendemos no Livro de Mórmon:
  • Já houveram mais de 4 mil mudanças, muitas pequenas, poucas grandes.
  • Geografia. Pessoas tentam explicar aonde se situam as cidades mencionadas no livro, aonde fica esta estreita faixa de terra, águas de mórmon. Ninguém foi realmente capaz de encontrar uma geografia que realmente pudesse mapear o livro.
  • Cumôra, qual Cumôra? Sabemos que Joseph Smith obteve as placas no monte Cumôra em Nova Iorque, mas parece que não bate com a geografia descrita nos arredores do livro com templos, as águas de mórmon e a estreita faixa de terra. E se Moroni estava na América Central, na estreita faixa de terra não parece plausível que ele tenha carregado todas as placas que produziram o Livro de Mórmon consigo até a América do Norte. Alguns tem tentado se utilizar da hipótese de terem havido dois montes Cumôra. Mas o problema é que ao se utlizar de mais e mais teorias começa a parecer que há algum esquema aí.
  • Anacronismos no Livro de Mórmon. Aço nunca foi utilizado pelos povos nativo-americanos. Aonde estão os ossos de milhares de soldados, guerreiros que morreram em batalhas gigantescas? Porque não encontramos várias pilhas de ossos com seus escudos, espadas, capacetes, armaduras e armas? Se encontramos na Europa e na Ásia peças e ossos remanecentes de guerras passadas porque não nas Américas?
  • Cavalos? Não haviam aqui até os Espanhóis os trazerem como são mencionados no Livro de Mórmon. Elefantes? Nunca foram encontradas evidências por aqui.  Cevada, trigo, caledário de sete dias? Do ponto de vista cronológico estes itens não poderiam estar presentes nas Americas, pois foram trazidos pelos Europeus muito posteriormente aos eventos mencionados no Livro de Mórmon.
  • Controvérsia do DNA. Os nativos americanos que foram testados mais de 95% trazem DNA de asiáticos, comprovando que cruzaram o estreito de Bhering e não através de um barco vindos de Israel. Não seriam portando Israelitas. Quem são os Lamanitas? Estas questões são muito importantes e justas. Não é questão de procurar faltas na Igreja, mas se tratam de assuntos vitais, pois se trata da autenticidade da história das américas alegada pelo Livro de Mórmon.
  • Visão dos Hebreus, livro escrito por um pregador na cidade natal de Oliver Cowdery. Não é fácil deixar de considerar a similaridade básica entre este texto e o do Livro de Mórmon, uma vez que na Visão dos Hebreus é mencionada a saga de uma família de israelitas que deixam sua terra e atravessam o oceano em um barco, iniciam civilizações na América, existiam tribos boas e tribos más que lutavam entre si e que os índios americanos seriam os descendentes destes israelitas e foi escrito 5-10 anos antes do Livro de Mórmon . Logo questòes como estas fazem pessoas crentes se perguntarem.
  • E é claro o Livro de Abraão, estudiosos hoje em dia, concordam, incluindo Hugh Nibley que não é uma tradução dos papiros originais. Os papiros originais de Joseph Smith são apenas textos funerários, não há alguma correlação entre os papiros de Joseph e sua tradução descrita no Livro de Abraão em Pérola de Grande Valor.
Estas questões são muito chocantes para alguém se deparar pela primeira vez depois de ter sido criado na Igreja.

(continua)