No caso da Igreja no Brasil, se nós olhassemos ao estado da Igreja aqui, veriamos muitas diferenças entre o Brasil e os outros países no mundo: Por que o Brasil tem mais missões que qualquer outro país fora dos EUA? Por que os membros pioneiros no Brasil sempre tem nomes alemães? Por que a Igreja se concentra no sul do Brasil e em São Paulo? Podemos explicar essas diferenças estudando a história.
A fim de dar um primeiro passo ao entender da história da Igreja no Brasil, propunho que façamos uma lista dos maiores eventos nessa história. Duvido que eu tenha incluído na lista todos os eventos de importância, portanto, peço que os leitores adicionam nos comentários outros eventos importantes:
- 1913 — Chegada de Max Richard Zapf, membro da Igreja na Alemanhã, para o Brasil. Ele é o primeiro membro da Igreja no Brasil.
- 1927, Setembro — Os primeiros dois missionários permanentes, Élders William Heinz e Emil Schindler, chegam em Jionville e começam a trabalhar. Depois de somente três meses de trabalho, já tinham 70 pessoas nas reuniões cada domingo.
- 1939 — O Presidente da Missão Brasileira, em frente da lei Brasileira, muda a língua da Igreja no Brasil do alemão para o português.
- 1966 — Cria-se a primeira estaca no Brasil, com Walter Spatt como o primeiro presidente de estaca.
- 1978 — Poucos meses antes da dedicação do Templo de São Paulo, o Profeta Spencer W. Kimball recebe uma revelação estendendo o sacerdócio a todos os homens dignos.
3 comments:
Um tópico importante para pesquisa seria o início do trabalho missionário em língua portuguesa e os primeiros conversos sem origem alemã.
Concordo. Acho que a transição do alemã para o português é um tópico fértil para mais estudo.
Mesmo se a igreja não tivesse enfrentado outro problema nessa transição, muitos dos membros antigos da igreja tiveram dificuldades em mudar línguas.
Além do idioma, possivelmente houve uma mudança na percepção da Igreja tanto pelos seus membros mais antigos, quanto pela população em geral.
Minha mãe, criada numa família católica ítalo-brasileira relata como ela, na infância, tinha medo daquela igreja dos alemães. ;]
Postar um comentário