terça-feira, 4 de maio de 2010

2a Conferência Brasileira de Estudos Mórmons

Conferência Anual da Associação Brasileira de Estudos Mórmons
29 de janeiro de 2011
São Paulo, Brasil

Chamada de trabalhos

"A história mórmon por uma perspectiva brasileira".

Durante a maior parte da história mórmon, o povo brasileiro estava olhando de fora seus principais acontecimentos, ao invés de agirem como participantes. Cerca de quase 100 anos após a publicação do Livro de Mórmon, os primeiros missionários chegaram ao Brasil, e só cerca de 150 anos após a fundação da igreja de Joseph Smith, o mormonismo passou a ter uma presença significativa no Brasil. Situações semelhantes são encontrados em toda América Latina. Ainda hoje, muitos latino-americanos experenciam o mormonismo através dos eventos nos EUA

O tema central a ser abordado nesta conferência é como brasileiros e outros povos na América Latina veem e reagem aos acontecimentos da história mórmon. Tópicos sobre este tema podem incluir:

  • as reações locais para a revelação da Igreja SUD sobre a extensão do sacerdócio a todos os homens;
  • os primeiros registros do mormonismo em meios de comunicação latino-americanos; 
  • o efeito de notícias acerca do mormonismo sobre as políticas de visto; 
  • percepções sobre o mormonismo durante a segunda metade do século XX na América Latina; etc..

A Associação Brasileira de Estudos Mórmons busca artigos e outras apresentações sobre estes e outros assuntos para a 2ª Conferência Brasileira de Estudos Mórmons, a ser realizada em 29 de janeiro de 2011, em São Paulo, Brasil. A Conferência será apresentada em português, espanhol e inglês, com tradução simultânea para aqueles que necessitarem. 
Convidamos os interessados a apresentarem propostas de trabalhos acadêmicos, paineis de discussão e outras apresentações acadêmicas sobre qualquer aspecto do mormonismo e da cultura mórmon. Embora esta conferência seja de natureza acadêmica, encorajamos trabalhos de estudantes, não-acadêmicos e amadores, que tenham apresentações relevantes a fazer. Encorajamos aqueles com experiência acadêmica limitada a fazer suas propostas e apresentarem seus artigos com antecedência para que possamos oferecer ajuda para uma maior qualidade da apresentação.

Os trabalhos inscritos podem ser acerca de qualquer assunto, contanto que envolvam o mormonismo, sua história, pessoas ou instituições, de uma forma significativa. Campos de estudos podem incluir História, Filosofia e Teologia, Sociologia e Antropologia, e todas as expressões da cultura, incluindo arte, música, literatura e cinema. Uma vez que conferências acadêmicas como esta são inéditas ou pouco acessíveis para a maioria do público, aceitaremos trabalhos já apresentados ou publicados em outros lugares.

Além das apresentações acadêmicas acima, a conferência é aberta a um número limitado de apresentações não-acadêmicas, como entrevistas, ensaios pessoais, discursos devocionais, filmes, performances dramáticas, leituras literárias, debates, esquetes cômicas, exposições de arte, apresentações musicais e outras expressões da experiência mórmon.
Inscrição de trabalhos

Aqueles que desejam apresentar ou organizar uma sessão para a conferência devem apresentar um resumo da sua proposta, até 01 de agosto de 2010. Os resumos devem ter aproximadamente 01 página de extensão (aproximadamente 250 palavras) e serem acompanhados de uma breve biografia ou currículo do autor. Os inscritos serão notificados pela comissão de avaliação sobre a aceitação de sua proposta até 01 de setembro de 2010.
Versões completas dos trabalhos aceitos devem ser apresentadas até 01 de dezembro de 2010 ou a aceitação poderá ser anulada.Como teremos a tradução simultânea das apresentações, são necessárias as versões completas, para que os intérpretes possam se preparar adequadamente. Sem essa preparação, apresentações podem durar até três vezes mais do que o planejado. Os trabalhos completos devem ser suficientes para um tempo de leitura de 25 a 30 minutos (aproximadamente 3.500 palavras).

Envie sua inscrição para os organizadores da conferência no endereço de e-mail: bmsc10@gmail.com

Informação sobre hotel e deslocamento

Iremos fornecer informações sobre o local e acomodações disponíveis até 01 de julho de 2010, por e-mail e pelo website Brazilian Mormon Studies

Share/Bookmark

1 comments:

Márcio Antônio disse...

Muito Importante estes estudos e representações da experiência Mormom. Conferências como estas deveriam se repetir infindáveis vezes e com presença cada vez maior de leigos e pesquisadores. Uma verdadeira ferramenta de prosetilismo e instrução.
Parabéns aos Organizadores

Postar um comentário