terça-feira, 11 de maio de 2010

O Livro de Abraão, escrito por sua mão - parte 4

Uma outra fonte de inspiração que se levanta para Joseph Smith e o Livro de Abraão é a publicação intitulada “The Works of Flavius Josephus” deste mesmo autor que era um historiador e apologista judaico-romano, 37d.C. a 100 d.C. e Oliver Cowdery chega a citá-lo nesta ocasião por três vezes na publicação “Messenger and Advocate”. No livro de Flavius Josephus ele descreve de como Noé, que teve problemas com seu filho, Sem, “amaldiçoou sua posteridade” enquanto que a linhagem de Abraão e outros “escaparam da maldição”. Joseph então expandiu a maldição original encontrada em Gênesis 9:20-27:

20 E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.
21  E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
22  E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.
23  Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.
24  E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.
25  E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
26  E disse: Bendito seja o SENHOR Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
27  Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.


 De forma a negar o sacerdócio aos negros em Abraão 1:21-26:

21 Ora, esse rei do Egito descendia dos lombos de Cão e, por nascimento, era participante do sangue dos cananeus. 
22 Dessa descendência nasceram todos os egípcios e assim se conservou o sangue dos cananeus na terra. 
23 A terra do Egito sendo, primeiramente, descoberta por uma mulher, que era filha de Cão e filha de Egitus que, em caldeu, significa Egito e quer dizer aquilo que é proibido; 
24 Quando essa mulher descobriu a terra, a terra estava debaixo da água; posteriormente estabeleceu seus filhos nela; e assim nasceu de Cão a raça que conservou a maldição naquela região. 
25 Ora, o primeiro governo do Egito foi estabelecido pelo Faraó, filho mais velho de Egitus, filha de Cão, e foi à semelhança do governo de Cão, que era patriarcal. 
26 O Faraó, sendo um homem justo, estabeleceu seu reino e julgou seu povo sábia e justamente todos os seus dias, procurando sinceramente imitar a ordem estabelecida pelos pais nas primeiras gerações, nos dias do primeiro reinado patriarcal, sim, no reinado de Adão e também de Noé, seu pai, que o abençoou com as bênçãos da terra e com as bênçãos da sabedoria, mas amaldiçoou-o com respeito ao Sacerdócio.

Mais a frente em seu livro, Josephus indicava Abraão como residente da Caldéia e como “uma pessoa de grande sagacidade”que “começou a ter mais noções de virtude do que os outros e que havia decidido renovar e mudar a opinião de todos que tinham sobre Deus”. As pregações de Abraão não foram bem recebidas. Eles “começaram a se rebelar contra ele... e com a ajuda de Deus, ele os deixou e veio habitar na terra de CanaãJosephus 1:7:38

Enquanto vivia em Canaã, a terra prometida à sua posteridade, Abraão deparou-se com a escassez, isto trouxe ele e sua esposa Sara ao Egito, onde ele foi buscar abrigo junto a esposa de seu irmão. O Faraó eventualmente lhe permitiu em “iniciar discussões com os mais versados entre os egípcios; das quais sua virtude e reputação o tornaram mais notório que já era... Ele lhes ensinava  aritmética ,ciência e astronomia, pois antes de Abrão vir ao Egito eles desconheciam estas áreas do conhecimento...

Estes escritos de Josephus que Joseph Smith tinha à sua disposição explica o porque, de após examinar o facsímile no.1, ele deve ter assumido que Abraão estaria sendo sacrificado por pregar contra os deuses pagãos, mas escapou com o auxílio Divino. Olhando para o outro papiro, a facsímile no.3, Joseph viu Abraão ensinando astronomia na corte do Faraó exatamente como Josephus indica em sua narrativa. Existem outros paralelos, mas vamos deixá-los para um momento mais adiante.

A fonte primária para os capítulos 2, 4 e 5 do Livro de Abraão é Gênesis 1, 2, 11:28-29 e 12. Sessenta e seis de setenta e sete versículos nesta seção de Abraão (86%) são citações ou parafraseados da versão do Rei Tiago da Bíblia. Os poucos nomes e palavras em hebraico no Livro de Abraão refletem o esmerado estudo da língua hebraica que Joseph Smith havia embarcado sob a direção de seu professor Joshua Seixas.

Share/Bookmark

0 comments:

Postar um comentário