sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Hoje na história mórmon - 17 de fevereiro

O que aconteceu no 17 de fevereiro na história mórmon:

1792
William W. Phelps nasceu.

1833
Joseph Smith ordenou John Johnson um Élder.

1833
Orson Pratt voltou a Kirtland de uma missão, depois de ter batizado 102 pessoas.

1834
O primeiro sumo conselho da Igreja foi organizada por revelação (ver D & C 102) para a estaca em Kirtland, Ohio, a qual foi criado no mesmo dia. Os membros do sumo conselho foram Joseph Smith, Sr., John Smith, Joseph Coe, John Johnson, Martin Harris, John S. Carter, Jared Carter, Oliver Cowdery, Samuel H. Smith, Orson Hyde, Sylvester Smith e Lucas S. Johnson. Uma organização semelhante foi criada nos condados de Clay e Caldwell, Missouri, em 03 de julho de 1834.

A Estaca de Kirtland (também criada neste dia) foi a primeira estaca organizado na Igreja. Ela foi desorganizada no 24 de maio de 1841. Uma estaca permanente foi formada em 1958.

1834
Charles Anthon respondeu numa carta a Eber D. Howe: "Toda a história sobre eu ter declarado a inscrição Mormonita "hieróglifos egípcios reformados" é perfeitamente falso."

1835
Joseph Smith e seus conselheiros aprovaram a publicação da edição da Doutrina e Convênios de 1835.

1836
O dia 17 participei na escola e li e traduzi com a minha turma, como de costume. Minha alma se deleita em ler a palavra do Senhor no original e estou determinado a perseguir o estudo de línguas até que eu me tornar mestre deles, se me é permitido viver o tempo suficiente. De qualquer forma, tanto tempo como eu vivo, eu estou determinado a fazer esse objeto meu e com a bênção de Deus eu sucederei até que estou satisfeito.

Esta noite Elder [Joseph] Coe me visitou para arranjar algo em relação aos registros egípcios e as múmias. Ele propõe a contratação de um quarto na pousada de John Johnson para exibi-los lá no dia a dia em certas horas, para que alguns benefícios podem ser obtidos a partir deles. Concordei com seu pedido e apenas observei que elas devem ser gerenciadas com prudência e cuidado, especialmente os manuscritos.

1837
Nessa época Joseph e Hyrum Smith voltaram para Kirtland de sua viagem para o oeste. Brigham Young e William Smith encontraram-se com sua diligência, (provavelmente perto Mentor) e informaram a Joseph de um possível plano contra a sua vida. William assumiu o lugar de Joseph na diligência, e todos chegaram em Kirtland sem incidentes. Uma vez de volta na cidade, Joseph e Hyrum encontraram Solomon W. Denton no Banco de Kirtland e confrontou-o com as acusações, dizendo que ele tinha tomado emprestado um par de pistolas com o intuito de emboscar e matar Joseph Smith no seu regresso a Kirtland. Denton negou as acusações.

1844
Joseph Smith produziu um artigo chamado Inuendo Pacífico, o que explica o desejo da Igreja para viver em paz com todos os povos.

1844
Os anti-mórmons realizaram uma convenção em Carthage, Illinois, cujo objetivo consiste em encontrar formas e meios para expulsar os santos do Estado.

1846
O Apóstolo Heber C. Kimball chegou ao acampamento em Sugar Creek. Willard Richards foi nomeado historiador acampamento e William Clayton secretário.

1855
O primeiro número de The Mormon, um jornal semanal publicado no interesse da Igreja, foi emitido na cidade de Nova York pelo Apóstolo John Taylor.

1868
Hiram B. Clawson e William C. Staines, que tinham sido nomeados agentes de emigração da Igreja nesta temporada, saíram de Salt Lake City para o Leste, com US $ 27.000 para ser usado para ajuntar os pobres. Este ano, cerca de setenta mil dólares foram arrecadados para a emigração dos santos pobres, principalmente da Grã-Bretanha, um esforço extra que está sendo feito por parte dos santos em Utah para esse efeito.

1872
James G. Blair, de Missouri, fez um discurso poderoso em defesa do povo de Utah, na Câmara dos Representantes, em Washington DC.

1886
Pres. Geo. Q. Cannon chegou em Salt Lake City como prisioneiro, sob guarda de uma companhia de soldados. Ele foi imediatamente levado ao gabinete do marechal e colocado sob uma fiança de $ 45.000.

1887
O relatório da Comitê de Conferência sobre o projeto de lei Edmunds-Tucker foi aprovado pela Câmara dos Representantes dos EUA, por 202 votos contra 39. No dia 18 o projeto foi adotado, também, no Senado por 37 votos contra 13. Ele tornou-se lei, sem a assinatura do presidente dos EUA, Grover Cleveland. Após a aprovação da lei, a incorporação da Igreja é terminada e muita de sua propriedade e bens são confiscados pelas autoridades federais. A propriedade da Igreja é finalmente devolvida em 25 de outubro de 1893, cerca de três anos após a Igreja formalmente renunciar a prática da poligamia. Em 1896, poucos meses depois de que Utah foi admitido à União como o estado número 45, a propriedade real da igreja também foi restaurada.

No momento da desincorporação da igreja em 1887, a Companhia Fundo Perpétuo de Imigração também é dissolvida, para nunca mais ser reincorporada. Estima-se que, durante a vida do programa, a Igreja gastou cerca de US $ 12,5 milhões em bens, gado, e moeda para ajudar Santos dos Últimos Dias em viajar para o Território de Utah de pontos ao redor do globo.

A lei também negou às mulheres em Utah o direito de voto, que elas tinham desde 1870.

1887
Em busca de Presidentes John Taylor e Geo. Q. Cannon, a Casa Gardo e as residências de Presidente Taylor, na Ala 14 de Salt Lake City, foram invadidos pelo marechal Dyer e seus assistentes.

1890
O Primeiro Conselheiro George Q. Cannon se reúne com o presidente do Comitê Nacional Democrata, o senador Calvin S. Brice. Ele argumenta contra a recomendação do Brice que a Igreja faça um anúncio público da cessação do casamento plural, dizendo que os casamentos plurais já cessaram na igreja e que os polígamos mais velhos acabarão por morrer. Ele não mencionou que casamentos plurais sancionados pela Igreja estão sendo realizados no México por Alexander McDonald. Mais tarde em casa, ele escreve em seu diário: "Como poderia alguém declarar abertamente que ela [a poligamia] não estava verdadeira ou que deve ser interrompida, e assim estabelecer-se em oposição a Deus."

1892
Elder William King, presidente da colônia havaiana na Skull Valley, morreu no Hospital Deseret, Salt Lake City.

1897
Em uma recepção oferecida na casa do senador Joseph L. Rawlins, o governador Heber M. Wells propôs à legislatura que uma estátua de Pres. Brigham Young fosse colocada na capital, Washington, DC

1897
A Primeira Presidência da Igreja se dirigiu uma epístola aos santos Maori na Nova Zelândia.

1899
O Senado do Estado de Utah aprovou o projeto de lei para a remover a Universidade de Utah para o monte à leste de Salt Lake City.

1911
John W. Taylor apela para presidente Joseph F. Smith para reconvocar o teocrático Conselho de Cinquenta para proteger Taylor e outros "correligionários" das investigações sobre a poligamia do Quórum dos Doze. Smith escreve uma nota na carta: "Não concedido [-] Eu acho a demanda muito absurda."

1935
Um Tabernáculo de Salt Lake em miniatura, com uma capacidade de cerca de 50 pessoas, foi construído pela Igreja para sua exposição na Feira Mundial de San Francisco. A exposição atraiu 1.400 pessoas no dia de abertura.

1943
A Primeira Presidência concorda em cumprir com o "pedido do FBI para obter informações de missionário sobre vilas e cidades em países do Eixo, dando-lhes uma lista de missionários e permitindo que o FBI os entrevista para obter a informação que pode. Deveríamos esclarecer que não haverá espionagem em países do Eixo pelos nossos missionários." Países do Eixo são a Alemanha nazista de Hitler, a Itália fascista de Mussolini, o Japão Imperial de Tojo, e os territórios conquistados por eles.

1945
Um artigo na seção Church News: "Relatório escasso indica que os santos alemães vão em frente".

1975
A estaca número 1.000º da Igreja foi criada em Nauvoo, Illinois, pelo Presidente Ezra Taft Benson.

2002
O Templo de Campinas Brasil foi dedicado pelo Presidente Gordon B. Hinckley.

0 comments:

Postar um comentário