Discurso Poelman


O Evangelho e a Igreja
Ronald E. Poelman
Primeiro Quórum dos Setenta
Conferência Geral de Outubro, 1984

Nas duas versões do discurso a seguir a primeira à esquerda foi proferida do púlpito do Tabernáculo e a da direita é a versão que se encontra publicada na Liahona e também no video oficial feito pela Igreja. Os trechos que foram apagados estão aqui mostrados em vermelho e riscados e a sua nova versão publicada em A Liahona em vermelho sublinhado.

Versão da Conferência  de outubro de1984
Versão publicada na Liahona e em video oficial da Igreja
Tanto o Evangelho de Jesus Cristo como a Igreja de Jesus Cristo são verdadeiros  e divinos
Tanto o Evangelho de Jesus Cristo como a Igreja de Jesus Cristo são verdadeiros  e divinos
Entretanto há entre eles uma diferença que é significativa e é muito importante que essa diferença seja compreendida.
entre eles existe uma relação essencial que é significativa e muito importante.
De mesma importância é o entendimento do relacionamento essencial entre o Evangelho e a Igreja.  Qualquer engano em diferenciar estes dois e compreender sua devida relação pode levar  à confusão e equívoco de prioridades com irreais e então expectativas frustradas. Isso pode resultar em menos benefícios e bênçãos e em última instância o desafeto.
Compreender esse relacionamento prevenirá confusão de prioridades e expectativas frustradas, propiciando a realização de metas do evangelho por meio de uma alegre e satisfatória participação na Igreja. Essa compreensão evitará possível descontentamento e resultará em grandes bençãos pessoais.
Ao tentar descrever e comentar algumas diferentes características do Evangelho e da Igreja, ao mesmo tempo notando seus relacionamentos fundamentais, oro que leve a uma perspectiva que amplie a influência tanto do Evangelho como da Igreja em nossas vidas.
Ao tentar descrever e comentar a relação essencial entre o Evangelho e a Igreja, oro que leve a uma perspectiva que amplie a influencia tanto do evangelho como da Igreja em nossa vida pessoal.
O Evangelho de Jesus Cristo é um plano divino e perfeito, composto de princípios, leis que são universalmente aplicáveis a todo ser humano, independentemente de época, lugar ou condição.
O Evangelho de Jesus Cristo é um plano divino e perfeito, composto de princípios, leis e ordenanças eternos, imutáveis, universalmente aplicáveis a todo ser humano, independentemente de época, lugar ou condição.
Os princípios e leis do Evangelho nunca mudam.
Os princípios do evangelho nunca mudam.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias é uma instituição divina administrada pelo sacerdócio de Deus.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias é o reino de Deus na terra, administrada pelo sacerdócio de Deus.
A Igreja tem autoridade para ensinar os princípios e doutrinas do evangelho, e administrar suas ordenanças essenciais.
A Igreja tem autoridade para ensinar os princípios e doutrinas do evangelho, e administrar suas ordenanças essenciais.
O evangelho é o plano divino para a salvação e exaltação pessoal, individual. A Igreja é o sistema de entrega que fornece os meios e recursos para a implantação desse plano na vida de cada pessoa.
O evangelho é o plano divino para a salvação e exaltação pessoal, individual. A Igreja é divinamente comissionada a fornecer os meios e recursos para a implantação desse plano na vida de cada pessoa.
Na Igreja são desenvolvidos processos, programas e normas que nos ajudam a realizar as bênçãos do evangelho de acordo com nossa capacidade e condição individual. Sob direção divina, essas normas, programas e procedimentos sofrem de tempos em tempos mudanças necessárias, para que se cumpram os propósitos do evangelho.
Na Igreja são desenvolvidos processos, programas e normas que nos ajudam a realizar as bênçãos do evangelho de acordo com nossa capacidade e condição individual. Sob direção divina, essas normas, programas e procedimentos podem sofrer de tempos em tempos mudanças necessárias, para que se cumpram os propósitos do evangelho.
Todas as facetas da administração e atividades da Igreja baseiam-se em princípios eternos revelados, contidos nas escrituras.
Todas as facetas da administração e atividades da Igreja baseiam-se em princípios eternos revelados, contidos nas escrituras.
Ao ampliarmos individual e coletivamente nosso conhecimento, aceitação e aplicação de princípios do evangelho,nos tornamos menos dependentes dos programas da Igreja. Nossas vidas se tornam mais centradas no Evangelho.
Ao ampliarmos individual e coletivamente nosso conhecimento, aceitação e aplicação de princípios do evangelho, poderemos nele centralizar melhor nossa vida, utilizando com mais proveito o que a Igreja nos oferece.
Algumas vezes tradições, costumes, práticas sociais e preferências pessoais de indivíduos membros da Igreja podem, através de repetições ou uso comum podem se enganar sobre procedimentos da Igreja e políticas.
Ocasionalmente, tais tradições, costumes e práticas podem até ser mantidas por alguns como princípios do evangelho eterno.
Sob tais circunstâncias aqueles que não se conformam com tais padrões culturais podem ser  erroneamente rotulados como não-ortodoxos ou até infiéis. De fato, os eternos princípios do Evangelho e a Igreja divinamente inspirada  acomodam um amplo espectro de uma singularidade de indivíduos de diversidade cultural.
Os princípios eternos do evangelho praticados através da Igreja divinamente inspirada aplicam-se a uma larga escala de pessoas em diversas culturas.
A conformidade que requeremos deve adequar-se aos padrões de Deus.
Por isso, ao vivermos o Evangelho e participarmos na Igreja, a conformidade que requeremos de nós próprios e de outros deve adequar-se aos padrões de Deus.
A ortodoxia na qual insistimos precisa basear-se em princípios fundamentais, na lei eterna, incluindo o livre-arbítrio e a singularidade divina do indivíduo.
A ortodoxia na qual insistimos precisa basear-se em princípios fundamentais, na lei eterna e na direção dos que tem autoridade na Igreja.
É importante no entanto saber a diferença entre os princípios do evangelho eterno os quais são imutáveis, aplicáveis universalmente e normas culturais que variam de acordo com o tempo e a circunstância.

A fonte desta perspectiva é encontrada nas  escrituras e podese apresentar em um formato bastante desorganizado e descuidado.
A perspectiva necessária obtém-se estudando e ponderando as escrituras.
O Senhor poderia ter apresentado o Evangelho à nós de uma maneira manual, sistematicamente organizada por assunto e talvez usando exemplos e ilustrações.

No entando os princípios eternos e as leis divinas são nos reveladas através de relatos de indivíduos em uma variedade de circunstâncias e situações.

Lendo as escrituras, aprendemos como o Evangelho é ensinado por vários messageiros de diferentes  épocas e lugares.
Lendo-as, aprendemos o evangelho como é ensinado por vários profetas nas mais diversas condições, épocas e lugares.
Observamos as consequências quando ele é aceito ou rejeitado, quando seus princípios são aplicados ou não variando em graus e por várias pesssoas diferentes.
Observamos as consequências quando o evangelho é aceito ou rejeitado pelas pessoas, e seus princípios são aplicados ou não.
Nas escrituras, descobrimos que se usam variadas formas institucionais, procedimentos, regras e cerimonias, todos divinamente designados para a pratica de princípios eternos. Os costumes e processos mudam; os princípios não.
Nas escrituras, descobrimos que se usaram variadas formas institucionais, procedimentos, regras e cerimonias, todos divinamente designados para a pratica de princípios eternos. Os costumes e processos mudam; os princípios não.
Através do estudo das escrituras podemos aprender os princípios eternos, como distinguí-los e relacioná-los aos recursos institucionais.

Estudando as escrituras, poderemos aprender princípios eternos e como estes se relacionam com os recursos institucionais. Comparando as escrituras a nós mesmos, podemos utilizar melhor a Igreja restaurada para aprender, viver e compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo.
Estudando as escrituras, poderemos aprender princípios eternos e como estes se relacionam com os recursos institucionais. Comparando as escrituras a nós mesmos, podemos utilizar melhor a Igreja restaurada para aprender, viver e compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo.
Gosto muito do livro de Levitico do Velho Testamento.
Gosto muito do livro de Levitico do Velho Testamento.
É basicamente um manual destinado aos sacerdotes hebreus contendo muitas regras, regulamentos, rituais e cerimonias que nos parecem estranhos e sem utilidade.
É basicamente um manual destinado aos sacerdotes hebreus contendo muitas regras, regulamentos, rituais e cerimonias que nos parecem estranhos e sem utilidade.
Mas contem igualmente princípios eternos do evangelho que nos são familiares e perfeitamente aplicáveis a todos.
Mas contem igualmente princípios eternos do evangelho que nos são familiares e perfeitamente aplicáveis a todos.
É interessante e instrutivo ler o capitulo dezenove de Levitico, observando tanto os princípios como regras e costumes.
É interessante e instrutivo ler o capitulo dezenove de Levitico, observando tanto os princípios como regras e costumes.
Nos primeiros dois versículos, lemos: “Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Fala a toda a  congregação dos filhos de Israel...” (Lev. 19:1-2.)
Nos primeiros dois versículos, lemos: “Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Fala a toda a  congregação dos filhos de Israel...” (Lev. 19:1-2.)
Eis o principio da revelação.
Eis o principio da revelação.
Deus fala a seus filhos através de profetas,
Deus fala a seus filhos através de profetas,
o que faz ainda hoje.
o que faz ainda hoje.
Prosseguindo, o Senhor diz a Moisés: “...dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.” (Lev. 19:2.)
Prosseguindo, o Senhor diz a Moisés: “...dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.” (Lev. 19:2.)
Diz Jesus no Sermão da Montanha: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” (Mat. 5:48.) Eis aqui um principio eterno.
Diz Jesus no Sermão da Montanha: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” (Mat. 5:48.) Eis aqui um principio eterno.
Seguem-se outros princípios, alguns dos Dez Mandamentos,
Seguem-se outros princípios, alguns dos Dez Mandamentos,
incluindo ainda regras e programas destinados a implantar esses princípios entre os antigos hebreus, nas suas condições especificas.
incluindo ainda regras e programas destinados a implantar esses princípios entre os antigos hebreus, nas suas condições especificas.
Por exemplo, é ensinada a responsabilidade de cuidar dos pobres, apresentando-se um programa, a saber, dar alimento aos pobres deixando no campo as espigas caídas e não segando os cantos dele. (Ver Lev. 19:9-10.) Os atuais programas de assistência aos pobres são bem diferentes. A lei divina é a mesma. Todavia, ambos os programas, o antigo e o moderno baseiam-se também noutro principio: Dar aos assistidos oportunidade de se ajudarem a si próprios na medida de sua capacidade.
Por exemplo, é ensinada a responsabilidade de cuidar dos pobres, apresentando-se um programa, a saber, dar alimento aos pobres deixando no campo as espigas caídas e não segando os cantos dele. (Ver Lev. 19:9-10.) Os atuais programas de assistência aos pobres são bem diferentes. A lei divina é a mesma. Todavia, ambos os programas, o antigo e o moderno baseiam-se também noutro principio: Dar aos assistidos oportunidade de se ajudarem a si próprios na medida de sua capacidade.
No versículo treze, é ensinado o principio da honestidade, acompanhado da diretriz que manda o empregador pagar aos empregados no final da jornada diária.
No versículo treze, é ensinado o principio da honestidade, acompanhado da diretriz que manda o empregador pagar aos empregados no final da jornada diária.
Hoje, em geral, tal regra não é necessária.
Hoje, em geral, tal regra não é necessária.
O eterno principio da honestidade é implantado por outros preceitos e costumes.
O eterno principio da honestidade é implantado por outros preceitos e costumes.
O versículo vinte e sete contem um preceito sobre apresentação pessoal, que evidentemente não se aplica a nós.
O versículo vinte e sete contem um preceito sobre apresentação pessoal, que evidentemente não se aplica a nós.
Contudo nós também temos padrões de vestir e apresentação.
Contudo nós também temos padrões de vestir e apresentação.
Não se trata de um princípio eterno, mas ambos nos ajudam a praticar e compartilhar princípios do evangelho.
Não se trata de um princípio eterno, mas ambos nos ajudam a praticar e compartilhar princípios do evangelho.
O principio do perdão também consta do mesmo capítulo de Levítico, no versículo 18, concluindo com o segundo grande mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, seguido do divino imprimatur: “Eu sou o Senhor.”
O princípio do perdão também consta do mesmo capítulo de Levítico, no versículo dezoito, concluindo com o segundo grande mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, seguido do divino imprimatur: “Eu sou o Senhor.”
Todo membro da Igreja tem não apenas o direito a oportunidade e o privilegio de receber um testemunho pessoal concernente aos princípios do evangelho e práticas eclesiásticas, mas tem a necessidade e obrigação de obter tal garantia através do exercício do seu livre-arbítrio, então satisfaz um propósito de seu estado probatório.
Todo membro da Igreja tem o direito, oportunidade e privilegio de receber um testemunho pessoal concernente aos princípios do evangelho e práticas eclesiásticas.
Sem esse testemunho, a pessoa poderia sentir-se confusa e talvez até oprimida pelo que lhe parecerão simples exigências institucionais da Igreja.
Sem esse testemunho, a pessoa poderia sentir-se confusa e talvez até oprimida pelo que lhe parecerão simples exigências institucionais da Igreja.
De fato, não é suficiente que obedeçamos os mandamentos e conselhos de líderes da Igreja.
Devemos obedecer mandamentos e conselhos dos lideres da Igreja:
Em resposta , pelo estudo, oração e influxo do Santo Espírito, um testemunho pessoal de que o principio ou conselho é correto e divinamente inspirado.
mas também buscar e obter pelo estudo, oração e influxo do Santo Espírito, um testemunho pessoal de que o principio ou conselho é correto e divinamente inspirado.
Então seremos capazes de obedecer com conhecimento de causa e entusiasmo, usando a Igreja como um meio de dar lealdade, tempo, talento e outros recursos sem relutância ou ressentimento.
Então seremos capazes de obedecer com conhecimento de causa e entusiasmo, usando a Igreja como um meio de dar lealdade, tempo, talento e outros recursos sem relutância ou ressentimento.
Relacionar as metas, programas e normas da Igreja a princípios do evangelho e metas pessoais eternas, resulta numa participação satisfatória e realizadora na Igreja.
Relacionar as metas, programas e normas da Igreja a princípios do evangelho e metas pessoais eternas, resulta numa participação satisfatória e realizadora na Igreja.
Quando nós entendemos a diferença entre o Evangelho e a Igreja e a função própria de cada um em nosso viver cotidiano, inclinamo-nos muito mais a fazer as coisas certas pelos motivos certos.
Observando a harmonia entre o Evangelho e a Igreja em nosso viver cotidiano, inclinamo-nos mais a fazer as coisas certas pelos motivos certos.
Disciplina institucional é substituída por auto-disciplina

Supervisão é substituída por iniciativas justas e um senso de responsabilidade divina.
Exerceremos auto-disciplina e iniciativas justas guiadas pelos lideres da Igreja e um senso de responsabilidade divina.
A Igreja nos auxilia no empenho de exercer criativamente o livre-arbitrio, a não inventar nossos próprios valores, princípios, mas a descobrir e adotar as verdades eternas do evangelho.
A Igreja nos auxilia no empenho de exercer criativamente o livre-arbitrio, a não inventar nossos próprios valores, princípios e interpretações, mas a aprender e viver as verdades eternas do evangelho.
A vivência do evangelho é um processo de continuo progresso e renovação individual até a pessoa estar preparada e qualificada para entrar segura e confiantemente na presença de Deus.
A vivência do evangelho é um processo de continuo progresso e renovação individual até a pessoa estar preparada e qualificada para entrar segura e confiantemente na presença de Deus.
Meus irmãos e irmãs, por inclinação, educação e experiência, tenho procurado durante quase toda a vida chegar ao entendimento acumulando fatos e aplicando o raciocínio.
Meus irmãos e irmãs, por inclinação, educação e experiência, tenho procurado durante quase toda a vida chegar ao entendimento acumulando fatos e aplicando o raciocínio.
E continuo a fazê-lo.
E continuo a fazê-lo.
Todavia, o que sei com toda certeza e que afetou mais significativamente e positivamente minha vida, não sei apenas por fatos e raciocínio, mas antes pelo confortante e confirmador testemunho do Santo Espirito.
Todavia, o que sei com toda certeza e que afetou mais significativamente e positivamente minha vida, não sei apenas por fatos e raciocínio, mas antes pelo confortante e confirmador testemunho do Santo Espirito.
Por esse mesmo Espirito, testifico que Deus é nosso Pai, que Jesus de Nazaré é o Unigenito do Pai na carne e é o Salvador e Redentor de toda a humanidade e cada um de nós
Por esse mesmo Espirito, testifico que Deus é nosso Pai, que Jesus de Nazaré é o Unigenito do Pai na carne e é o Salvador e Redentor de toda a humanidade e cada um de nós
Por seu sacrifício expiatório, redenção e exaltação são ofertadas como dádiva gratuita a todos os que o aceitam pela fé, arrependimento e convenio sagrado.
Por seu sacrifício expiatório, redenção e exaltação são ofertadas como dádiva gratuita a todos os que o aceitam pela fé, arrependimento e convenio sagrado.
Possamos todos continuar a aprender e aplicar os princípios eternos do evangelho, utilizando plena e apropriadamente os recursos da Igreja divinamente restaurada.
Possamos todos continuar a aprender e aplicar os princípios eternos do evangelho, utilizando plena e apropriadamente os recursos da Igreja divinamente restaurada.
Nas palavras de Pahoran, o líder nefita: “(Regozijemo-nos) no grande privilegio de nossa igreja e na causa de nosso Redentor e nosso Deus.” (Alma 61:14.)Em nome de Jesus Cristo. Amém. 
Nas palavras de Pahoran, o líder nefita: “(Regozijemo-nos) no grande privilegio de nossa igreja e na causa de nosso Redentor e nosso Deus.” (Alma 61:14.)Em nome de Jesus Cristo. Amém.