segunda-feira, 31 de maio de 2010

As placas de Kinderhook, parte 2

Em 24 de junho a Igreja anunciou que “[O] conteúdo das placas, juntamente com a facsímile das mesmas, serão publicadas no 'Time and Seasons', assim que a sua tradução for completada”

(uma cópia deste folheto pertence a coleção H.Michael Marquardt (900/77:17), Divisão de Manuscritos, Biblioteca Marriot.

O trote das placas de Kinderhook começou a ser solucionada em 1855, quando W.P. Harris, uma testemunha que ajudou a desenterrar as placas escreveu:

Há alguns anos, eu estava presente juntamente com os outros próximo à Kinderhook e e ajudava a cavar na ocasião em que as placas forma encontradas...
As placas foram achadas numa cova pelo Sr.Fayette Grubb, eu lavei e limprei as placas e logo depois fiz um honesto depoimento sobre o ocorrido. Mas desde aquela época, Bridge Whitton me disse que ele cortou e preparou as placas e que ele (B.Whitton) e R.Wiley gravaram nelas eles próprios e que fora colocado ácido nítrico sobre elas na noite anterior... para enferrujar o  anel de metal. E as levaram para o montículo de terra, esfregaram-nas em sujeira e cuidadosamente as lançaram na cova aonde elas foram encontradas
.” W.P.Harris, carta à W.C.Flagg, 25 de abril de 1855, em “A Hoax: Reminescences of an old Kinderhook mystery”, Journal of the Illinois State Historical Society 5  (July, 1912):271-73. A carta não foi publicada até 1912. Em junho de 1879, Wilbur Fugate, outro do grupo original que descobriu as placas  - confessou que as mesmas haviam sido fabricadas. Fugate declarou que as placas eram uma:

[A] farsa que se levantara através de Robert Willey, Bridge Whitton e eu ... Whiton as cortou de pedaços de cobre; Wiley e eu fizemos os hieróglifos em cera de abelha e as enchemos com ácido e as colocamos nas placas. Quando estavam prontas, nos as colocamos juntas com ferrugem feita de ácido nítrico, ferro velho e as amarramos num aro de ferro, cobrindo-as totalmente com ferrugem... Wiley foi até o monte de terra onde ele havia previamente cavado um buraco de aproximadamente 2.5m, onde depositou uma pedra achatada que era oca na parte inferior e as colocou embaixo.Wilbur Fugate, carta à James T.Cobb, 30 de junho de 1879, em Welby W.Ricks “The Kinderhook plates” The Improvement Era 65(set. 1962):656, 658. Veja também “Fugate to Cobb, 8 de abril de 1978, em A.T.Schoeder Collection, State Historical Society of Wisconsin, Madison.

Alguns dos SUD se perguntaram se as declarações de Harris e Fugate eram verossímeis e apontavam para o fato de que os artefatos não tivessem sido avaliados por um examinador independente. Em 1920, uma das placas veio a ser encontrada de posse da Sociedade Histórica de Chicago. (Stanley B.Kimball, “Kinderhook plates brought to Joseph Smith appear to be a nineteenth-century Hoax” Ensign 11 (Agosto de 1981):68.

Dr.Lynn Johnson, um engenheiro de materiais da ‘Northwestern University’ e um SUD, conduziu alguns sofisticados testes eletrônico e químicos em uma das placas de Kinderhook e concluiu:

A placa de propriedade da Sociedade Histórica de Chicago, conhecida como a placa de Kinderhook, é feita de uma liga de bronze consistente com a tecnologia oriunda da metade do século 19. Os caracteres na placa foram formados através de gravações em ácido, provavelmente ácido nítrico.” Dr.Lynn Johnson, “Analysis of the Kinderhook plate owned by the Chicago Historical Society.”10pp., Nov.1980, cópia na coleção Marquardt (23:6)

Isto confirma as declarações feitas por Harris e Fugate sobre como as placas foram feitas e envelhecidas em abril de 1843.

Share/Bookmark

0 comments:

Postar um comentário